Education of the body outside the school: the origins of school holiday camps in Spain
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/15059 |
Resumo: | As colônias de férias, gestadas na Suíça em 1876, experimentariam uma difusão rápida pela Europa e seriam introduzidas no começo do século XX em outros continentes. Neste texto são analisados os primórdios do movimento internacional pelas colônias de férias e, com ênfase especial no caso espanhol, os contextos sociais, a incipiente ação pública a favor da proteção à infância, bem como, os princípios pedagógicos e higiênicos que lhes deram suporte. São estudados os processos da recepção e propagação das colônias de férias na Espanha durante o período entre 1887 e 1936, as mudanças operadas nas ideias que as fundamentavam, as normas que as regulavam, o alcance e a evolução de tais iniciativas, assim como os fatores políticos e ideológicos que condicionaram o seu devir histórico. |
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Education of the body outside the school: the origins of school holiday camps in SpainA educação do corpo fora da escola: as origens das colônias de férias na EspanhaAs colônias de férias, gestadas na Suíça em 1876, experimentariam uma difusão rápida pela Europa e seriam introduzidas no começo do século XX em outros continentes. Neste texto são analisados os primórdios do movimento internacional pelas colônias de férias e, com ênfase especial no caso espanhol, os contextos sociais, a incipiente ação pública a favor da proteção à infância, bem como, os princípios pedagógicos e higiênicos que lhes deram suporte. São estudados os processos da recepção e propagação das colônias de férias na Espanha durante o período entre 1887 e 1936, as mudanças operadas nas ideias que as fundamentavam, as normas que as regulavam, o alcance e a evolução de tais iniciativas, assim como os fatores políticos e ideológicos que condicionaram o seu devir histórico.School holiday camps began in Switzerland in 1876 and rapidly spread throughout Europe until, by the early twentieth century, they had reached other continents. The text analyses the beginnings of this international movement, with special attention paid to Spain, social contexts, the incipient public actions aimed at child protection and also to the pedagogical and hygienist principals which lay behind the camps. The article looks at the reception and propagation processes of school camps in Spain from 1887 to 1936 and reflects on the changes to the original ideas, the rules which governed the camps and scope and development of these initiatives. Political and ideological factors which shaped the historical progress of the summer camps are also covered.UFPR2009-08-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/15059Educar em Revista; v. 25, n. 33 (2009); p. 23-37Educar em Revista; v. 25, n. 33 (2009); p. 23-37Educar em Revista; v. 25, n. 33 (2009); p. 23-371984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/15059/10105https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/15059/31092Martínez, Pedro L. Morenoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:04:09Zoai:revistas.ufpr.br:article/15059Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:04:09Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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