Expansão das licenciaturas em Educação do Campo: desafios e potencialidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castagna Molina, Monica
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/39849
Resumo: Este artigo integra a Pesquisa realizada a partir do Observatório da Educação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), intitulada “Políticas da Expansão da Educação Superior no Brasil”. Uma das frentes da expansão da Educação Superior tem se dado no âmbito da formação de educadores do campo, com a implementação de 42 cursos de uma nova modalidade de graduação, intitulada “Licenciatura em Educação do Campo”. Se considerados os aspectos relativos à ampliação concreta da oferta de formação de educadores e a conquista dos fundos públicos do Estado para manutenção destas graduações esta expansão destes cursos permanentes pode ser tomada como vitória dos movimentos sociais. Porém, esta expansão também impõe uma série de desafios à manutenção dos princípios originais do Movimento da Educação do Campo. Quais os riscos e potencialidades desta ampliação? Com a perspectiva de apresentar elementos de reflexão sobre estas questões, este artigo elenca os riscos da descaracterização de aspectos estruturantes desta política e as potencialidades que se julgam conter neste processo de ampliação, que estão sendo analisadas na pesquisa “Políticas de Expansão da Educação Superior no Brasil”. 
id UFPR-4_11aa701236779780f623c90ec1df7929
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/39849
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Expansão das licenciaturas em Educação do Campo: desafios e potencialidadesEste artigo integra a Pesquisa realizada a partir do Observatório da Educação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), intitulada “Políticas da Expansão da Educação Superior no Brasil”. Uma das frentes da expansão da Educação Superior tem se dado no âmbito da formação de educadores do campo, com a implementação de 42 cursos de uma nova modalidade de graduação, intitulada “Licenciatura em Educação do Campo”. Se considerados os aspectos relativos à ampliação concreta da oferta de formação de educadores e a conquista dos fundos públicos do Estado para manutenção destas graduações esta expansão destes cursos permanentes pode ser tomada como vitória dos movimentos sociais. Porém, esta expansão também impõe uma série de desafios à manutenção dos princípios originais do Movimento da Educação do Campo. Quais os riscos e potencialidades desta ampliação? Com a perspectiva de apresentar elementos de reflexão sobre estas questões, este artigo elenca os riscos da descaracterização de aspectos estruturantes desta política e as potencialidades que se julgam conter neste processo de ampliação, que estão sendo analisadas na pesquisa “Políticas de Expansão da Educação Superior no Brasil”. UFPRCastagna Molina, Monica2015-03-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/39849Educar em Revista; v. 31, n. 55 (2015); p. 145-166Educar em Revista; v. 31, n. 55 (2015); p. 145-166Educar em Revista; v. 31, n. 55 (2015); p. 145-1661984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/39849/24744https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/39849/30396info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T20:06:57Zoai:revistas.ufpr.br:article/39849Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T20:06:57Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Expansão das licenciaturas em Educação do Campo: desafios e potencialidades
title Expansão das licenciaturas em Educação do Campo: desafios e potencialidades
spellingShingle Expansão das licenciaturas em Educação do Campo: desafios e potencialidades
Castagna Molina, Monica
title_short Expansão das licenciaturas em Educação do Campo: desafios e potencialidades
title_full Expansão das licenciaturas em Educação do Campo: desafios e potencialidades
title_fullStr Expansão das licenciaturas em Educação do Campo: desafios e potencialidades
title_full_unstemmed Expansão das licenciaturas em Educação do Campo: desafios e potencialidades
title_sort Expansão das licenciaturas em Educação do Campo: desafios e potencialidades
author Castagna Molina, Monica
author_facet Castagna Molina, Monica
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Castagna Molina, Monica
dc.subject.none.fl_str_mv


description Este artigo integra a Pesquisa realizada a partir do Observatório da Educação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), intitulada “Políticas da Expansão da Educação Superior no Brasil”. Uma das frentes da expansão da Educação Superior tem se dado no âmbito da formação de educadores do campo, com a implementação de 42 cursos de uma nova modalidade de graduação, intitulada “Licenciatura em Educação do Campo”. Se considerados os aspectos relativos à ampliação concreta da oferta de formação de educadores e a conquista dos fundos públicos do Estado para manutenção destas graduações esta expansão destes cursos permanentes pode ser tomada como vitória dos movimentos sociais. Porém, esta expansão também impõe uma série de desafios à manutenção dos princípios originais do Movimento da Educação do Campo. Quais os riscos e potencialidades desta ampliação? Com a perspectiva de apresentar elementos de reflexão sobre estas questões, este artigo elenca os riscos da descaracterização de aspectos estruturantes desta política e as potencialidades que se julgam conter neste processo de ampliação, que estão sendo analisadas na pesquisa “Políticas de Expansão da Educação Superior no Brasil”. 
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-05
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/39849
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/39849
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/39849/24744
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/39849/30396
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 31, n. 55 (2015); p. 145-166
Educar em Revista; v. 31, n. 55 (2015); p. 145-166
Educar em Revista; v. 31, n. 55 (2015); p. 145-166
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711897119883264