Contemporary challenges for the education of young people and adults
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/8663 |
Resumo: | As últimas quatro décadas têm sido progressivamente marcadas por umaatenção e investimento na formação, nomeadamente de jovens e adultos,particularmente a partir da década de noventa do século passado, com oacentuado e persistente discurso da importância da formação-aprendizagemao longo da vida. Partindo desta constatação, discutiremos neste artigoalguns dos pressupostos subjacentes aos discursos da formação e da aprendizagemao longo da vida. Procuramos evidenciar fragilidades e controvérsiasque têm estado presentes, tanto nos discursos como nas práticas, e identificaralguns desafios que se colocam ao campo da formação, reconhecendo, talcomo Pineau (2004), que os tempos formadores são demasiadamente importantespara serem apenas os das formações instituídas. Assim, procuraremosdesocultar e reabilitar o ponto de vista do adulto que se forma e pensarsobre a dinâmica de formatividade que não se esgota no âmbito dainstitucionalização da formação. Incidiremos a nossa análise e reflexão naimportância da interação entre percursos de formação e trajetórias de vida,evidenciando a relevância da experiência na aprendizagem dos adultos e naconstrução de saberes. Esta análise permite-nos, também, salientar a importânciae necessidade dos contextos de formação (formais e não formais) tomarem em consideração a autoria dos sujeitos da/em formação, dimensãofundamental para o seu (auto)reconhecimento social e para a (re)construçãode identidades. |
id |
UFPR-4_1be022818720f30a9138c60324ae2ca5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/8663 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Contemporary challenges for the education of young people and adultsDesafios contemporâneos para a formação de jovens e adultosformação; aprendizagem; experiência(s); construção de saberes; identidade(s); education; learning; experience(s); construction of knowledges; identity(ies)As últimas quatro décadas têm sido progressivamente marcadas por umaatenção e investimento na formação, nomeadamente de jovens e adultos,particularmente a partir da década de noventa do século passado, com oacentuado e persistente discurso da importância da formação-aprendizagemao longo da vida. Partindo desta constatação, discutiremos neste artigoalguns dos pressupostos subjacentes aos discursos da formação e da aprendizagemao longo da vida. Procuramos evidenciar fragilidades e controvérsiasque têm estado presentes, tanto nos discursos como nas práticas, e identificaralguns desafios que se colocam ao campo da formação, reconhecendo, talcomo Pineau (2004), que os tempos formadores são demasiadamente importantespara serem apenas os das formações instituídas. Assim, procuraremosdesocultar e reabilitar o ponto de vista do adulto que se forma e pensarsobre a dinâmica de formatividade que não se esgota no âmbito dainstitucionalização da formação. Incidiremos a nossa análise e reflexão naimportância da interação entre percursos de formação e trajetórias de vida,evidenciando a relevância da experiência na aprendizagem dos adultos e naconstrução de saberes. Esta análise permite-nos, também, salientar a importânciae necessidade dos contextos de formação (formais e não formais) tomarem em consideração a autoria dos sujeitos da/em formação, dimensãofundamental para o seu (auto)reconhecimento social e para a (re)construçãode identidades.The last four decades have been progressively marked by a focus andinvestment on training, namely for young people and adults, particularlyfrom the 90s of the last century onwards, together with the emphatic andpersistent discourse on the importance of lifelong learning-education. Fromthis viewpoint, we will discuss in this article some of the presumptionsunderlying the discourses on lifelong education and learning. We will try topoint out frailties and controversies that have been present, both in thediscourses and the practices, and identify some challenges that are posed onthe field of training, acknowledging, like Pineau (2004), that the educatingmoments are too important to be left just to institutionalized education. Thus,we will try to unveil and rehabilitate the point of view of the adult that isbeing educated and think about the dynamic of the training process that doesnot limit itself to the sphere of the institutionalization of education. Ouranalysis and reflexion will focus on the importance of the interaction betweentraining courses and life trajectories, pointing out the relevance of experiencein adult learning and in the construction of knowledges. This analysis allowsus, as well, to point out the importance and need that the training contexts(both formal and informal) take into consideration the authorship of theindividuals involved in/undergoing training, being this a fundamental dimensionto their social (self) acknowledgment and (re)construction of identities.UFPR2007-08-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/8663Educar em Revista; v. 23, n. 29 (2007); p. 15-28Educar em Revista; v. 23, n. 29 (2007); p. 15-28Educar em Revista; v. 23, n. 29 (2007); p. 15-281984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/8663/6025https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/8663/31428Silva, Ana Maria Costa einfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:09:13Zoai:revistas.ufpr.br:article/8663Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:09:13Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contemporary challenges for the education of young people and adults Desafios contemporâneos para a formação de jovens e adultos |
title |
Contemporary challenges for the education of young people and adults |
spellingShingle |
Contemporary challenges for the education of young people and adults Silva, Ana Maria Costa e formação; aprendizagem; experiência(s); construção de saberes; identidade(s); education; learning; experience(s); construction of knowledges; identity(ies) |
title_short |
Contemporary challenges for the education of young people and adults |
title_full |
Contemporary challenges for the education of young people and adults |
title_fullStr |
Contemporary challenges for the education of young people and adults |
title_full_unstemmed |
Contemporary challenges for the education of young people and adults |
title_sort |
Contemporary challenges for the education of young people and adults |
author |
Silva, Ana Maria Costa e |
author_facet |
Silva, Ana Maria Costa e |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Ana Maria Costa e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
formação; aprendizagem; experiência(s); construção de saberes; identidade(s); education; learning; experience(s); construction of knowledges; identity(ies) |
topic |
formação; aprendizagem; experiência(s); construção de saberes; identidade(s); education; learning; experience(s); construction of knowledges; identity(ies) |
description |
As últimas quatro décadas têm sido progressivamente marcadas por umaatenção e investimento na formação, nomeadamente de jovens e adultos,particularmente a partir da década de noventa do século passado, com oacentuado e persistente discurso da importância da formação-aprendizagemao longo da vida. Partindo desta constatação, discutiremos neste artigoalguns dos pressupostos subjacentes aos discursos da formação e da aprendizagemao longo da vida. Procuramos evidenciar fragilidades e controvérsiasque têm estado presentes, tanto nos discursos como nas práticas, e identificaralguns desafios que se colocam ao campo da formação, reconhecendo, talcomo Pineau (2004), que os tempos formadores são demasiadamente importantespara serem apenas os das formações instituídas. Assim, procuraremosdesocultar e reabilitar o ponto de vista do adulto que se forma e pensarsobre a dinâmica de formatividade que não se esgota no âmbito dainstitucionalização da formação. Incidiremos a nossa análise e reflexão naimportância da interação entre percursos de formação e trajetórias de vida,evidenciando a relevância da experiência na aprendizagem dos adultos e naconstrução de saberes. Esta análise permite-nos, também, salientar a importânciae necessidade dos contextos de formação (formais e não formais) tomarem em consideração a autoria dos sujeitos da/em formação, dimensãofundamental para o seu (auto)reconhecimento social e para a (re)construçãode identidades. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-08-23 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/8663 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/8663 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/8663/6025 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/8663/31428 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 23, n. 29 (2007); p. 15-28 Educar em Revista; v. 23, n. 29 (2007); p. 15-28 Educar em Revista; v. 23, n. 29 (2007); p. 15-28 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711897022365696 |