Contemporary challenges for the education of young people and adults

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Maria Costa e
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/8663
Resumo: As últimas quatro décadas têm sido progressivamente marcadas por umaatenção e investimento na formação, nomeadamente de jovens e adultos,particularmente a partir da década de noventa do século passado, com oacentuado e persistente discurso da importância da formação-aprendizagemao longo da vida. Partindo desta constatação, discutiremos neste artigoalguns dos pressupostos subjacentes aos discursos da formação e da aprendizagemao longo da vida. Procuramos evidenciar fragilidades e controvérsiasque têm estado presentes, tanto nos discursos como nas práticas, e identificaralguns desafios que se colocam ao campo da formação, reconhecendo, talcomo Pineau (2004), que os tempos formadores são demasiadamente importantespara serem apenas os das formações instituídas. Assim, procuraremosdesocultar e reabilitar o ponto de vista do adulto que se forma e pensarsobre a dinâmica de formatividade que não se esgota no âmbito dainstitucionalização da formação. Incidiremos a nossa análise e reflexão naimportância da interação entre percursos de formação e trajetórias de vida,evidenciando a relevância da experiência na aprendizagem dos adultos e naconstrução de saberes. Esta análise permite-nos, também, salientar a importânciae necessidade dos contextos de formação (formais e não formais) tomarem em consideração a autoria dos sujeitos da/em formação, dimensãofundamental para o seu (auto)reconhecimento social e para a (re)construçãode identidades.
id UFPR-4_1be022818720f30a9138c60324ae2ca5
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/8663
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Contemporary challenges for the education of young people and adultsDesafios contemporâneos para a formação de jovens e adultosformação; aprendizagem; experiência(s); construção de saberes; identidade(s); education; learning; experience(s); construction of knowledges; identity(ies)As últimas quatro décadas têm sido progressivamente marcadas por umaatenção e investimento na formação, nomeadamente de jovens e adultos,particularmente a partir da década de noventa do século passado, com oacentuado e persistente discurso da importância da formação-aprendizagemao longo da vida. Partindo desta constatação, discutiremos neste artigoalguns dos pressupostos subjacentes aos discursos da formação e da aprendizagemao longo da vida. Procuramos evidenciar fragilidades e controvérsiasque têm estado presentes, tanto nos discursos como nas práticas, e identificaralguns desafios que se colocam ao campo da formação, reconhecendo, talcomo Pineau (2004), que os tempos formadores são demasiadamente importantespara serem apenas os das formações instituídas. Assim, procuraremosdesocultar e reabilitar o ponto de vista do adulto que se forma e pensarsobre a dinâmica de formatividade que não se esgota no âmbito dainstitucionalização da formação. Incidiremos a nossa análise e reflexão naimportância da interação entre percursos de formação e trajetórias de vida,evidenciando a relevância da experiência na aprendizagem dos adultos e naconstrução de saberes. Esta análise permite-nos, também, salientar a importânciae necessidade dos contextos de formação (formais e não formais) tomarem em consideração a autoria dos sujeitos da/em formação, dimensãofundamental para o seu (auto)reconhecimento social e para a (re)construçãode identidades.The last four decades have been progressively marked by a focus andinvestment on training, namely for young people and adults, particularlyfrom the 90s of the last century onwards, together with the emphatic andpersistent discourse on the importance of lifelong learning-education. Fromthis viewpoint, we will discuss in this article some of the presumptionsunderlying the discourses on lifelong education and learning. We will try topoint out frailties and controversies that have been present, both in thediscourses and the practices, and identify some challenges that are posed onthe field of training, acknowledging, like Pineau (2004), that the educatingmoments are too important to be left just to institutionalized education. Thus,we will try to unveil and rehabilitate the point of view of the adult that isbeing educated and think about the dynamic of the training process that doesnot limit itself to the sphere of the institutionalization of education. Ouranalysis and reflexion will focus on the importance of the interaction betweentraining courses and life trajectories, pointing out the relevance of experiencein adult learning and in the construction of knowledges. This analysis allowsus, as well, to point out the importance and need that the training contexts(both formal and informal) take into consideration the authorship of theindividuals involved in/undergoing training, being this a fundamental dimensionto their social (self) acknowledgment and (re)construction of identities.UFPR2007-08-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/8663Educar em Revista; v. 23, n. 29 (2007); p. 15-28Educar em Revista; v. 23, n. 29 (2007); p. 15-28Educar em Revista; v. 23, n. 29 (2007); p. 15-281984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/8663/6025https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/8663/31428Silva, Ana Maria Costa einfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:09:13Zoai:revistas.ufpr.br:article/8663Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:09:13Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Contemporary challenges for the education of young people and adults
Desafios contemporâneos para a formação de jovens e adultos
title Contemporary challenges for the education of young people and adults
spellingShingle Contemporary challenges for the education of young people and adults
Silva, Ana Maria Costa e
formação; aprendizagem; experiência(s); construção de saberes; identidade(s); education; learning; experience(s); construction of knowledges; identity(ies)
title_short Contemporary challenges for the education of young people and adults
title_full Contemporary challenges for the education of young people and adults
title_fullStr Contemporary challenges for the education of young people and adults
title_full_unstemmed Contemporary challenges for the education of young people and adults
title_sort Contemporary challenges for the education of young people and adults
author Silva, Ana Maria Costa e
author_facet Silva, Ana Maria Costa e
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Maria Costa e
dc.subject.por.fl_str_mv formação; aprendizagem; experiência(s); construção de saberes; identidade(s); education; learning; experience(s); construction of knowledges; identity(ies)
topic formação; aprendizagem; experiência(s); construção de saberes; identidade(s); education; learning; experience(s); construction of knowledges; identity(ies)
description As últimas quatro décadas têm sido progressivamente marcadas por umaatenção e investimento na formação, nomeadamente de jovens e adultos,particularmente a partir da década de noventa do século passado, com oacentuado e persistente discurso da importância da formação-aprendizagemao longo da vida. Partindo desta constatação, discutiremos neste artigoalguns dos pressupostos subjacentes aos discursos da formação e da aprendizagemao longo da vida. Procuramos evidenciar fragilidades e controvérsiasque têm estado presentes, tanto nos discursos como nas práticas, e identificaralguns desafios que se colocam ao campo da formação, reconhecendo, talcomo Pineau (2004), que os tempos formadores são demasiadamente importantespara serem apenas os das formações instituídas. Assim, procuraremosdesocultar e reabilitar o ponto de vista do adulto que se forma e pensarsobre a dinâmica de formatividade que não se esgota no âmbito dainstitucionalização da formação. Incidiremos a nossa análise e reflexão naimportância da interação entre percursos de formação e trajetórias de vida,evidenciando a relevância da experiência na aprendizagem dos adultos e naconstrução de saberes. Esta análise permite-nos, também, salientar a importânciae necessidade dos contextos de formação (formais e não formais) tomarem em consideração a autoria dos sujeitos da/em formação, dimensãofundamental para o seu (auto)reconhecimento social e para a (re)construçãode identidades.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-08-23
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/8663
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/8663
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/8663/6025
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/8663/31428
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 23, n. 29 (2007); p. 15-28
Educar em Revista; v. 23, n. 29 (2007); p. 15-28
Educar em Revista; v. 23, n. 29 (2007); p. 15-28
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711897022365696