A pesquisa-intervenção na formação continuada de professores e o dispositivo de análise das práticas profissionais de orientação psicanalítica: revisitando algumas questões e considerações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Sandra Francesca Conte de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Aguiar, Rosana Márcia Rolando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49817
Resumo: O objetivo do artigo é o de revisitar algumas questões e considerações de ordem teórico-metodológicas sobre a pesquisa-intervenção na formação continuada de professores, que utiliza o dispositivo de escuta e análise das práticas profissionais, de orientação psicanalítica, configurando um método clínico-ético. Este visa a tratar dos problemas relativos a práxis dos professores por meio da articulação entre subjetividade e práticas educativas. Para tanto, o trabalho perfaz um breve percurso histórico da análise das práticas profissionais, aborda alguns elementos conceituais de inspiração freudo-lacaniana introduzidos no dispositivo, tece algumas considerações sobre o manejo dos grupos clínicos e a formação do mediador desses grupos, concluindo sobre a relevância e os efeitos do dispositivo no desenvolvimento pessoal e no aperfeiçoamento profissional de professores e na re(significação) de suas práticas docentes.
id UFPR-4_1d7e489c96c2ac687217b3b7af956cb0
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/49817
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling A pesquisa-intervenção na formação continuada de professores e o dispositivo de análise das práticas profissionais de orientação psicanalítica: revisitando algumas questões e consideraçõesEducaçãoPesquisa-intervenção; Formação; Professores; Escuta; Práticas profissionaisEducaçãoO objetivo do artigo é o de revisitar algumas questões e considerações de ordem teórico-metodológicas sobre a pesquisa-intervenção na formação continuada de professores, que utiliza o dispositivo de escuta e análise das práticas profissionais, de orientação psicanalítica, configurando um método clínico-ético. Este visa a tratar dos problemas relativos a práxis dos professores por meio da articulação entre subjetividade e práticas educativas. Para tanto, o trabalho perfaz um breve percurso histórico da análise das práticas profissionais, aborda alguns elementos conceituais de inspiração freudo-lacaniana introduzidos no dispositivo, tece algumas considerações sobre o manejo dos grupos clínicos e a formação do mediador desses grupos, concluindo sobre a relevância e os efeitos do dispositivo no desenvolvimento pessoal e no aperfeiçoamento profissional de professores e na re(significação) de suas práticas docentes.UFPRAlmeida, Sandra Francesca Conte deAguiar, Rosana Márcia Rolando2017-05-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49817Educar em Revista; v. 33, n. 64 (2017); p. 89-101Educar em Revista; v. 33, n. 64 (2017); p. 89-101Educar em Revista; v. 33, n. 64 (2017); p. 89-1011984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49817/32178https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49817/32735Direitos autorais 2017 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-01T20:17:43Zoai:revistas.ufpr.br:article/49817Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2019-07-01T20:17:43Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A pesquisa-intervenção na formação continuada de professores e o dispositivo de análise das práticas profissionais de orientação psicanalítica: revisitando algumas questões e considerações
title A pesquisa-intervenção na formação continuada de professores e o dispositivo de análise das práticas profissionais de orientação psicanalítica: revisitando algumas questões e considerações
spellingShingle A pesquisa-intervenção na formação continuada de professores e o dispositivo de análise das práticas profissionais de orientação psicanalítica: revisitando algumas questões e considerações
Almeida, Sandra Francesca Conte de
Educação
Pesquisa-intervenção; Formação; Professores; Escuta; Práticas profissionais
Educação
title_short A pesquisa-intervenção na formação continuada de professores e o dispositivo de análise das práticas profissionais de orientação psicanalítica: revisitando algumas questões e considerações
title_full A pesquisa-intervenção na formação continuada de professores e o dispositivo de análise das práticas profissionais de orientação psicanalítica: revisitando algumas questões e considerações
title_fullStr A pesquisa-intervenção na formação continuada de professores e o dispositivo de análise das práticas profissionais de orientação psicanalítica: revisitando algumas questões e considerações
title_full_unstemmed A pesquisa-intervenção na formação continuada de professores e o dispositivo de análise das práticas profissionais de orientação psicanalítica: revisitando algumas questões e considerações
title_sort A pesquisa-intervenção na formação continuada de professores e o dispositivo de análise das práticas profissionais de orientação psicanalítica: revisitando algumas questões e considerações
author Almeida, Sandra Francesca Conte de
author_facet Almeida, Sandra Francesca Conte de
Aguiar, Rosana Márcia Rolando
author_role author
author2 Aguiar, Rosana Márcia Rolando
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Sandra Francesca Conte de
Aguiar, Rosana Márcia Rolando
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Pesquisa-intervenção; Formação; Professores; Escuta; Práticas profissionais
Educação
topic Educação
Pesquisa-intervenção; Formação; Professores; Escuta; Práticas profissionais
Educação
description O objetivo do artigo é o de revisitar algumas questões e considerações de ordem teórico-metodológicas sobre a pesquisa-intervenção na formação continuada de professores, que utiliza o dispositivo de escuta e análise das práticas profissionais, de orientação psicanalítica, configurando um método clínico-ético. Este visa a tratar dos problemas relativos a práxis dos professores por meio da articulação entre subjetividade e práticas educativas. Para tanto, o trabalho perfaz um breve percurso histórico da análise das práticas profissionais, aborda alguns elementos conceituais de inspiração freudo-lacaniana introduzidos no dispositivo, tece algumas considerações sobre o manejo dos grupos clínicos e a formação do mediador desses grupos, concluindo sobre a relevância e os efeitos do dispositivo no desenvolvimento pessoal e no aperfeiçoamento profissional de professores e na re(significação) de suas práticas docentes.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-09
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49817
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49817
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49817/32178
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49817/32735
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 33, n. 64 (2017); p. 89-101
Educar em Revista; v. 33, n. 64 (2017); p. 89-101
Educar em Revista; v. 33, n. 64 (2017); p. 89-101
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711896002101248