Cultura, material escolar e formação de professores: como disciplinar o corpo – imagens e textos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/33300 |
Resumo: | A cultura material encerra em seu interior concepções educativas por meio de prescrições escolares que indicam o que e como ensinar. Nesta perspectiva é analisada a revista de Educação Física, organizada pelo órgão do Centro Militar de Educação Física do Rio de Janeiro, de periodicidade mensal e editada entre os anos de 1932 a 1939. Essa revista foi usada no processo de formação de professores no Curso Normal de Educação Física. Suas edições estão situadas no período de criação desse curso em Curitiba, por meio da fundação da escola de Educação Física e Desportos do Paraná. Aborda-se em particular o curso normal de educação física cursado em dois anos em Escolas Normais destinadas à formação de professores primários, onde o professorobteria o diploma de normalista especializado em educação física. O propósito deste trabalho é analisar o conteúdo dessas revistas para apreender a concepção de educação física nelas contida em consonância com os ideais do período no qual elas são produzidas e entram em circulação. Para tanto, se procede a uma apreciação interpretativa que aponta para um entendimento disciplinar de cunho moral de formação que deveria ser disseminada pelos docentes nos estabelecimentos de ensino primário. |
id |
UFPR-4_1f7d357817b950d7dba316e117d4b7a3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/33300 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Cultura, material escolar e formação de professores: como disciplinar o corpo – imagens e textosA cultura material encerra em seu interior concepções educativas por meio de prescrições escolares que indicam o que e como ensinar. Nesta perspectiva é analisada a revista de Educação Física, organizada pelo órgão do Centro Militar de Educação Física do Rio de Janeiro, de periodicidade mensal e editada entre os anos de 1932 a 1939. Essa revista foi usada no processo de formação de professores no Curso Normal de Educação Física. Suas edições estão situadas no período de criação desse curso em Curitiba, por meio da fundação da escola de Educação Física e Desportos do Paraná. Aborda-se em particular o curso normal de educação física cursado em dois anos em Escolas Normais destinadas à formação de professores primários, onde o professorobteria o diploma de normalista especializado em educação física. O propósito deste trabalho é analisar o conteúdo dessas revistas para apreender a concepção de educação física nelas contida em consonância com os ideais do período no qual elas são produzidas e entram em circulação. Para tanto, se procede a uma apreciação interpretativa que aponta para um entendimento disciplinar de cunho moral de formação que deveria ser disseminada pelos docentes nos estabelecimentos de ensino primário.UFPRCorrêa, Rosa Lydia Teixeira2013-09-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/33300Educar em Revista; v. 29, n. 49 (2013); p. 183-205Educar em Revista; v. 29, n. 49 (2013); p. 183-205Educar em Revista; v. 29, n. 49 (2013); p. 183-2051984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/33300/20950https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/33300/30739info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T23:43:19Zoai:revistas.ufpr.br:article/33300Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T23:43:19Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cultura, material escolar e formação de professores: como disciplinar o corpo – imagens e textos |
title |
Cultura, material escolar e formação de professores: como disciplinar o corpo – imagens e textos |
spellingShingle |
Cultura, material escolar e formação de professores: como disciplinar o corpo – imagens e textos Corrêa, Rosa Lydia Teixeira |
title_short |
Cultura, material escolar e formação de professores: como disciplinar o corpo – imagens e textos |
title_full |
Cultura, material escolar e formação de professores: como disciplinar o corpo – imagens e textos |
title_fullStr |
Cultura, material escolar e formação de professores: como disciplinar o corpo – imagens e textos |
title_full_unstemmed |
Cultura, material escolar e formação de professores: como disciplinar o corpo – imagens e textos |
title_sort |
Cultura, material escolar e formação de professores: como disciplinar o corpo – imagens e textos |
author |
Corrêa, Rosa Lydia Teixeira |
author_facet |
Corrêa, Rosa Lydia Teixeira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corrêa, Rosa Lydia Teixeira |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
A cultura material encerra em seu interior concepções educativas por meio de prescrições escolares que indicam o que e como ensinar. Nesta perspectiva é analisada a revista de Educação Física, organizada pelo órgão do Centro Militar de Educação Física do Rio de Janeiro, de periodicidade mensal e editada entre os anos de 1932 a 1939. Essa revista foi usada no processo de formação de professores no Curso Normal de Educação Física. Suas edições estão situadas no período de criação desse curso em Curitiba, por meio da fundação da escola de Educação Física e Desportos do Paraná. Aborda-se em particular o curso normal de educação física cursado em dois anos em Escolas Normais destinadas à formação de professores primários, onde o professorobteria o diploma de normalista especializado em educação física. O propósito deste trabalho é analisar o conteúdo dessas revistas para apreender a concepção de educação física nelas contida em consonância com os ideais do período no qual elas são produzidas e entram em circulação. Para tanto, se procede a uma apreciação interpretativa que aponta para um entendimento disciplinar de cunho moral de formação que deveria ser disseminada pelos docentes nos estabelecimentos de ensino primário. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-05 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/33300 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/33300 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/33300/20950 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/33300/30739 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 29, n. 49 (2013); p. 183-205 Educar em Revista; v. 29, n. 49 (2013); p. 183-205 Educar em Revista; v. 29, n. 49 (2013); p. 183-205 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711902061821952 |