Políticas de apoio aos docentes em estados e municípios brasileiros: dilemas na formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: André, Marli
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/34742
Resumo: O texto objetiva discutir políticas voltadas aos docentes da educação básica com base em dados coletados em quinze secretarias de educação de estados e municípios brasileiros, que constituíram os estudos de campo de uma pesquisa sobre políticas docentes no Brasil (GATTI, BARETTO; ANDRÉ, 2011). Inicialmente faz-se uma discussão sobre a importância de estudos sobre políticas docentes com base em um mapeamento das pesquisas brasileiras sobre formação docente e em informes de estudos realizados em diferentes países. Em seguida, descreve-se a metodologia do trabalho de campo: locais escolhidos, fontes de coleta de dados, instrumentos e procedimentos utilizados. Na terceira parte do texto são apresentados alguns resultados da pesquisa: recursos materiais e apoio didático-pedagógico às escolas e ações de formação continuada, com foco mais específico nas que favorecem a inserção profissional de professores iniciantes. Na parte final do texto são apontados aspectos que merecem maior atenção por parte do poder público.
id UFPR-4_20465d600f3f90f66592168056b725b2
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/34742
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Políticas de apoio aos docentes em estados e municípios brasileiros: dilemas na formação de professoresO texto objetiva discutir políticas voltadas aos docentes da educação básica com base em dados coletados em quinze secretarias de educação de estados e municípios brasileiros, que constituíram os estudos de campo de uma pesquisa sobre políticas docentes no Brasil (GATTI, BARETTO; ANDRÉ, 2011). Inicialmente faz-se uma discussão sobre a importância de estudos sobre políticas docentes com base em um mapeamento das pesquisas brasileiras sobre formação docente e em informes de estudos realizados em diferentes países. Em seguida, descreve-se a metodologia do trabalho de campo: locais escolhidos, fontes de coleta de dados, instrumentos e procedimentos utilizados. Na terceira parte do texto são apresentados alguns resultados da pesquisa: recursos materiais e apoio didático-pedagógico às escolas e ações de formação continuada, com foco mais específico nas que favorecem a inserção profissional de professores iniciantes. Na parte final do texto são apontados aspectos que merecem maior atenção por parte do poder público.UFPRAndré, Marli2013-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/34742Educar em Revista; v. 29, n. 50 (2013); p. 35-49Educar em Revista; v. 29, n. 50 (2013); p. 35-49Educar em Revista; v. 29, n. 50 (2013); p. 35-491984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/34742/21528https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/34742/30708info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T23:41:46Zoai:revistas.ufpr.br:article/34742Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T23:41:46Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Políticas de apoio aos docentes em estados e municípios brasileiros: dilemas na formação de professores
title Políticas de apoio aos docentes em estados e municípios brasileiros: dilemas na formação de professores
spellingShingle Políticas de apoio aos docentes em estados e municípios brasileiros: dilemas na formação de professores
André, Marli
title_short Políticas de apoio aos docentes em estados e municípios brasileiros: dilemas na formação de professores
title_full Políticas de apoio aos docentes em estados e municípios brasileiros: dilemas na formação de professores
title_fullStr Políticas de apoio aos docentes em estados e municípios brasileiros: dilemas na formação de professores
title_full_unstemmed Políticas de apoio aos docentes em estados e municípios brasileiros: dilemas na formação de professores
title_sort Políticas de apoio aos docentes em estados e municípios brasileiros: dilemas na formação de professores
author André, Marli
author_facet André, Marli
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv André, Marli
dc.subject.none.fl_str_mv


description O texto objetiva discutir políticas voltadas aos docentes da educação básica com base em dados coletados em quinze secretarias de educação de estados e municípios brasileiros, que constituíram os estudos de campo de uma pesquisa sobre políticas docentes no Brasil (GATTI, BARETTO; ANDRÉ, 2011). Inicialmente faz-se uma discussão sobre a importância de estudos sobre políticas docentes com base em um mapeamento das pesquisas brasileiras sobre formação docente e em informes de estudos realizados em diferentes países. Em seguida, descreve-se a metodologia do trabalho de campo: locais escolhidos, fontes de coleta de dados, instrumentos e procedimentos utilizados. Na terceira parte do texto são apresentados alguns resultados da pesquisa: recursos materiais e apoio didático-pedagógico às escolas e ações de formação continuada, com foco mais específico nas que favorecem a inserção profissional de professores iniciantes. Na parte final do texto são apontados aspectos que merecem maior atenção por parte do poder público.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-13
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/34742
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/34742
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/34742/21528
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/34742/30708
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 29, n. 50 (2013); p. 35-49
Educar em Revista; v. 29, n. 50 (2013); p. 35-49
Educar em Revista; v. 29, n. 50 (2013); p. 35-49
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711902031413248