Memória e História em livros didáticos de História: o PNLD em perspectiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Fabiana Rodrigues
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Miranda, Sonia Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/29187
Resumo: História e Memória, ainda que possam ser tomadas como categorias conceituais intrinsecamente vinculadas, dizem respeito a processos e dimensões da cultura com distinções e especificidades epistemológicas importantes, teorizadas em seu aspecto distintivo e contraditório, prioritariamente, a partir da divulgação do clássico de Pierre Norá. Ambas são componentes importantes do saber histórico escolar e ambas possuem lugar na matriz disciplinar da História, desde o processo de construção das bases de seu código disciplinar, para utilizarmos a expressão cunhada por Raimundo Cuesta Fernandes. Contudo, muitas vezes tais distinções são obscurecidas em face de uma tentativa de homogeneização epistemológica que pode provocar implicações importantes para a compreensão do ensino de História. O objetivo desse artigo é apresentar os resultados de uma pesquisa desenvolvida entre os anos 2009-2012 que - avaliando a totalidade das obras aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2011 - para a disciplina História e, portanto, partindo de um corpus documental representativo daquilo que circula em todo o território nacional, sob a chancela do Estado brasileiro - buscou cartografar tanto a presença quanto a indiferenciação desses campos nos livros didáticos brasileiros.  
id UFPR-4_231b717ccc3ea84665af7ec81c6fa787
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/29187
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Memória e História em livros didáticos de História: o PNLD em perspectivaEducação; Ensino-Aprendizagem; CurrículoENSINO DE HISTÓRIA; HISTÓRIA – MEMÓRIA – LIVROS DIDÁTICOS – PNLDHistória e Memória, ainda que possam ser tomadas como categorias conceituais intrinsecamente vinculadas, dizem respeito a processos e dimensões da cultura com distinções e especificidades epistemológicas importantes, teorizadas em seu aspecto distintivo e contraditório, prioritariamente, a partir da divulgação do clássico de Pierre Norá. Ambas são componentes importantes do saber histórico escolar e ambas possuem lugar na matriz disciplinar da História, desde o processo de construção das bases de seu código disciplinar, para utilizarmos a expressão cunhada por Raimundo Cuesta Fernandes. Contudo, muitas vezes tais distinções são obscurecidas em face de uma tentativa de homogeneização epistemológica que pode provocar implicações importantes para a compreensão do ensino de História. O objetivo desse artigo é apresentar os resultados de uma pesquisa desenvolvida entre os anos 2009-2012 que - avaliando a totalidade das obras aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2011 - para a disciplina História e, portanto, partindo de um corpus documental representativo daquilo que circula em todo o território nacional, sob a chancela do Estado brasileiro - buscou cartografar tanto a presença quanto a indiferenciação desses campos nos livros didáticos brasileiros.  UFPRCAPESAlmeida, Fabiana RodriguesMiranda, Sonia Regina2012-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/29187Educar em Revista; v. 28, n. 46 (2012); p. 259-283Educar em Revista; v. 28, n. 46 (2012); p. 259-283Educar em Revista; v. 28, n. 46 (2012); p. 259-2831984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/29187/19534https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/29187/30810info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T23:45:37Zoai:revistas.ufpr.br:article/29187Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T23:45:37Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Memória e História em livros didáticos de História: o PNLD em perspectiva
title Memória e História em livros didáticos de História: o PNLD em perspectiva
spellingShingle Memória e História em livros didáticos de História: o PNLD em perspectiva
Almeida, Fabiana Rodrigues
Educação; Ensino-Aprendizagem; Currículo
ENSINO DE HISTÓRIA; HISTÓRIA – MEMÓRIA – LIVROS DIDÁTICOS – PNLD
title_short Memória e História em livros didáticos de História: o PNLD em perspectiva
title_full Memória e História em livros didáticos de História: o PNLD em perspectiva
title_fullStr Memória e História em livros didáticos de História: o PNLD em perspectiva
title_full_unstemmed Memória e História em livros didáticos de História: o PNLD em perspectiva
title_sort Memória e História em livros didáticos de História: o PNLD em perspectiva
author Almeida, Fabiana Rodrigues
author_facet Almeida, Fabiana Rodrigues
Miranda, Sonia Regina
author_role author
author2 Miranda, Sonia Regina
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Fabiana Rodrigues
Miranda, Sonia Regina
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Ensino-Aprendizagem; Currículo
ENSINO DE HISTÓRIA; HISTÓRIA – MEMÓRIA – LIVROS DIDÁTICOS – PNLD
topic Educação; Ensino-Aprendizagem; Currículo
ENSINO DE HISTÓRIA; HISTÓRIA – MEMÓRIA – LIVROS DIDÁTICOS – PNLD
description História e Memória, ainda que possam ser tomadas como categorias conceituais intrinsecamente vinculadas, dizem respeito a processos e dimensões da cultura com distinções e especificidades epistemológicas importantes, teorizadas em seu aspecto distintivo e contraditório, prioritariamente, a partir da divulgação do clássico de Pierre Norá. Ambas são componentes importantes do saber histórico escolar e ambas possuem lugar na matriz disciplinar da História, desde o processo de construção das bases de seu código disciplinar, para utilizarmos a expressão cunhada por Raimundo Cuesta Fernandes. Contudo, muitas vezes tais distinções são obscurecidas em face de uma tentativa de homogeneização epistemológica que pode provocar implicações importantes para a compreensão do ensino de História. O objetivo desse artigo é apresentar os resultados de uma pesquisa desenvolvida entre os anos 2009-2012 que - avaliando a totalidade das obras aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2011 - para a disciplina História e, portanto, partindo de um corpus documental representativo daquilo que circula em todo o território nacional, sob a chancela do Estado brasileiro - buscou cartografar tanto a presença quanto a indiferenciação desses campos nos livros didáticos brasileiros.  
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-20
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/29187
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/29187
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/29187/19534
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/29187/30810
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 28, n. 46 (2012); p. 259-283
Educar em Revista; v. 28, n. 46 (2012); p. 259-283
Educar em Revista; v. 28, n. 46 (2012); p. 259-283
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711897555042304