Formação de professores a distância e as perspectivas de articulação entre teoria e prática por meio de ambientes on-line

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bianconcini de Almeida, Maria Elizabeth
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: de Godoi e Silva, Katia Alexandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38657
Resumo: O objetivo deste artigo reside na articulação da teoria e prática nas intervenções, a partir do pressuposto de que esta articulação é uma categoria fundante na formação inicial e continuada, facilitada pelos ambientes on-line. Desta forma, no início do texto, trata-se da formação inicial de professores e da articulação entre teoria e prática nas modalidades presencial e a distância; para, em seguida, abordar a formação continuada de professores, numa perspectiva de articulação por meio de ambientes on-line. No tópico seguinte, aborda-se um design metodológico e design-based research, que orienta um estudo sobre a articulação teoria e prática em um contexto específico de formação continuada em ambiente on-line. E, ao final, os resultados da análise, partem das reflexões dos professores sobre a escolha e avaliação de materiais didáticos digitais em contexto da própria prática.
id UFPR-4_24aab574a4a548eff434b37030451f20
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/38657
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Formação de professores a distância e as perspectivas de articulação entre teoria e prática por meio de ambientes on-lineO objetivo deste artigo reside na articulação da teoria e prática nas intervenções, a partir do pressuposto de que esta articulação é uma categoria fundante na formação inicial e continuada, facilitada pelos ambientes on-line. Desta forma, no início do texto, trata-se da formação inicial de professores e da articulação entre teoria e prática nas modalidades presencial e a distância; para, em seguida, abordar a formação continuada de professores, numa perspectiva de articulação por meio de ambientes on-line. No tópico seguinte, aborda-se um design metodológico e design-based research, que orienta um estudo sobre a articulação teoria e prática em um contexto específico de formação continuada em ambiente on-line. E, ao final, os resultados da análise, partem das reflexões dos professores sobre a escolha e avaliação de materiais didáticos digitais em contexto da própria prática.UFPRBianconcini de Almeida, Maria Elizabethde Godoi e Silva, Katia Alexandra2014-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38657Educar em Revista; v. 30, n. especial 4 (2014); p. 129-148Educar em Revista; v. 30, n. especial 4 (2014); p. 129-148Educar em Revista; v. 30, n. especial 4 (2014); p. 129-1481984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38657/24341https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38657/30414info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T20:07:18Zoai:revistas.ufpr.br:article/38657Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T20:07:18Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores a distância e as perspectivas de articulação entre teoria e prática por meio de ambientes on-line
title Formação de professores a distância e as perspectivas de articulação entre teoria e prática por meio de ambientes on-line
spellingShingle Formação de professores a distância e as perspectivas de articulação entre teoria e prática por meio de ambientes on-line
Bianconcini de Almeida, Maria Elizabeth
title_short Formação de professores a distância e as perspectivas de articulação entre teoria e prática por meio de ambientes on-line
title_full Formação de professores a distância e as perspectivas de articulação entre teoria e prática por meio de ambientes on-line
title_fullStr Formação de professores a distância e as perspectivas de articulação entre teoria e prática por meio de ambientes on-line
title_full_unstemmed Formação de professores a distância e as perspectivas de articulação entre teoria e prática por meio de ambientes on-line
title_sort Formação de professores a distância e as perspectivas de articulação entre teoria e prática por meio de ambientes on-line
author Bianconcini de Almeida, Maria Elizabeth
author_facet Bianconcini de Almeida, Maria Elizabeth
de Godoi e Silva, Katia Alexandra
author_role author
author2 de Godoi e Silva, Katia Alexandra
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Bianconcini de Almeida, Maria Elizabeth
de Godoi e Silva, Katia Alexandra
dc.subject.none.fl_str_mv


description O objetivo deste artigo reside na articulação da teoria e prática nas intervenções, a partir do pressuposto de que esta articulação é uma categoria fundante na formação inicial e continuada, facilitada pelos ambientes on-line. Desta forma, no início do texto, trata-se da formação inicial de professores e da articulação entre teoria e prática nas modalidades presencial e a distância; para, em seguida, abordar a formação continuada de professores, numa perspectiva de articulação por meio de ambientes on-line. No tópico seguinte, aborda-se um design metodológico e design-based research, que orienta um estudo sobre a articulação teoria e prática em um contexto específico de formação continuada em ambiente on-line. E, ao final, os resultados da análise, partem das reflexões dos professores sobre a escolha e avaliação de materiais didáticos digitais em contexto da própria prática.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38657
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38657
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38657/24341
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38657/30414
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 30, n. especial 4 (2014); p. 129-148
Educar em Revista; v. 30, n. especial 4 (2014); p. 129-148
Educar em Revista; v. 30, n. especial 4 (2014); p. 129-148
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711902546264064