Formação de professores a distância e as perspectivas de articulação entre teoria e prática por meio de ambientes on-line
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38657 |
Resumo: | O objetivo deste artigo reside na articulação da teoria e prática nas intervenções, a partir do pressuposto de que esta articulação é uma categoria fundante na formação inicial e continuada, facilitada pelos ambientes on-line. Desta forma, no início do texto, trata-se da formação inicial de professores e da articulação entre teoria e prática nas modalidades presencial e a distância; para, em seguida, abordar a formação continuada de professores, numa perspectiva de articulação por meio de ambientes on-line. No tópico seguinte, aborda-se um design metodológico e design-based research, que orienta um estudo sobre a articulação teoria e prática em um contexto específico de formação continuada em ambiente on-line. E, ao final, os resultados da análise, partem das reflexões dos professores sobre a escolha e avaliação de materiais didáticos digitais em contexto da própria prática. |
id |
UFPR-4_24aab574a4a548eff434b37030451f20 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/38657 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação de professores a distância e as perspectivas de articulação entre teoria e prática por meio de ambientes on-lineO objetivo deste artigo reside na articulação da teoria e prática nas intervenções, a partir do pressuposto de que esta articulação é uma categoria fundante na formação inicial e continuada, facilitada pelos ambientes on-line. Desta forma, no início do texto, trata-se da formação inicial de professores e da articulação entre teoria e prática nas modalidades presencial e a distância; para, em seguida, abordar a formação continuada de professores, numa perspectiva de articulação por meio de ambientes on-line. No tópico seguinte, aborda-se um design metodológico e design-based research, que orienta um estudo sobre a articulação teoria e prática em um contexto específico de formação continuada em ambiente on-line. E, ao final, os resultados da análise, partem das reflexões dos professores sobre a escolha e avaliação de materiais didáticos digitais em contexto da própria prática.UFPRBianconcini de Almeida, Maria Elizabethde Godoi e Silva, Katia Alexandra2014-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38657Educar em Revista; v. 30, n. especial 4 (2014); p. 129-148Educar em Revista; v. 30, n. especial 4 (2014); p. 129-148Educar em Revista; v. 30, n. especial 4 (2014); p. 129-1481984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38657/24341https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38657/30414info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T20:07:18Zoai:revistas.ufpr.br:article/38657Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T20:07:18Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de professores a distância e as perspectivas de articulação entre teoria e prática por meio de ambientes on-line |
title |
Formação de professores a distância e as perspectivas de articulação entre teoria e prática por meio de ambientes on-line |
spellingShingle |
Formação de professores a distância e as perspectivas de articulação entre teoria e prática por meio de ambientes on-line Bianconcini de Almeida, Maria Elizabeth |
title_short |
Formação de professores a distância e as perspectivas de articulação entre teoria e prática por meio de ambientes on-line |
title_full |
Formação de professores a distância e as perspectivas de articulação entre teoria e prática por meio de ambientes on-line |
title_fullStr |
Formação de professores a distância e as perspectivas de articulação entre teoria e prática por meio de ambientes on-line |
title_full_unstemmed |
Formação de professores a distância e as perspectivas de articulação entre teoria e prática por meio de ambientes on-line |
title_sort |
Formação de professores a distância e as perspectivas de articulação entre teoria e prática por meio de ambientes on-line |
author |
Bianconcini de Almeida, Maria Elizabeth |
author_facet |
Bianconcini de Almeida, Maria Elizabeth de Godoi e Silva, Katia Alexandra |
author_role |
author |
author2 |
de Godoi e Silva, Katia Alexandra |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bianconcini de Almeida, Maria Elizabeth de Godoi e Silva, Katia Alexandra |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
O objetivo deste artigo reside na articulação da teoria e prática nas intervenções, a partir do pressuposto de que esta articulação é uma categoria fundante na formação inicial e continuada, facilitada pelos ambientes on-line. Desta forma, no início do texto, trata-se da formação inicial de professores e da articulação entre teoria e prática nas modalidades presencial e a distância; para, em seguida, abordar a formação continuada de professores, numa perspectiva de articulação por meio de ambientes on-line. No tópico seguinte, aborda-se um design metodológico e design-based research, que orienta um estudo sobre a articulação teoria e prática em um contexto específico de formação continuada em ambiente on-line. E, ao final, os resultados da análise, partem das reflexões dos professores sobre a escolha e avaliação de materiais didáticos digitais em contexto da própria prática. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38657 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38657 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38657/24341 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38657/30414 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 30, n. especial 4 (2014); p. 129-148 Educar em Revista; v. 30, n. especial 4 (2014); p. 129-148 Educar em Revista; v. 30, n. especial 4 (2014); p. 129-148 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711902546264064 |