Sobre a constituição do ensino institucionalizado de português no Brasil: o estilo e a produção de uma memória em Infância, de Graciliano Ramos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/39725 |
Resumo: | Historicamente, a produção literária brasileira, em sua função de constituição de uma cultura escrita com base no tratamento estilístico dos recursos linguísticos em circulação na heterogeneidade social, materializou representações sobre a formação do processo de escolarização do ensino de língua materna no país, com o que se compuseram documentos para uma memória da educação linguística no Brasil. Com o objetivo de conhecer os modos de constituição da escola e do ensino de português, no Brasil, e considerada a produção literária como fonte de dados para esse processo investigativo, observa-se, neste estudo, a representação da escola e do ensino de língua portuguesa em Infância, de Graciliano Ramos, obra em que se encontram registros do processo de institucionalização da educação e do ensino de língua num momento e numa localidade brasileiros. Palavras-chave: ensino de português; formação e memória; literatura; letramento; estilo; discurso. |
id |
UFPR-4_27b49364b9607dd00639e42c7886675d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/39725 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Sobre a constituição do ensino institucionalizado de português no Brasil: o estilo e a produção de uma memória em Infância, de Graciliano RamosEnsino de língua materna; História do ensino de português; Literatura; HistóriaEnsino de Português: formação e memória; Literatura; Letramento; Estilo; DiscursoHistória da Educação Linguística; Ensino de Língua Portuguesa no BrasilHistoricamente, a produção literária brasileira, em sua função de constituição de uma cultura escrita com base no tratamento estilístico dos recursos linguísticos em circulação na heterogeneidade social, materializou representações sobre a formação do processo de escolarização do ensino de língua materna no país, com o que se compuseram documentos para uma memória da educação linguística no Brasil. Com o objetivo de conhecer os modos de constituição da escola e do ensino de português, no Brasil, e considerada a produção literária como fonte de dados para esse processo investigativo, observa-se, neste estudo, a representação da escola e do ensino de língua portuguesa em Infância, de Graciliano Ramos, obra em que se encontram registros do processo de institucionalização da educação e do ensino de língua num momento e numa localidade brasileiros. Palavras-chave: ensino de português; formação e memória; literatura; letramento; estilo; discurso.UFPRPietri, Émerson de2015-06-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/39725Educar em Revista; v. 31, n. 56 (2015); p. 243-258Educar em Revista; v. 31, n. 56 (2015); p. 243-258Educar em Revista; v. 31, n. 56 (2015); p. 243-2581984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/39725/25596https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/39725/30384info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T20:06:28Zoai:revistas.ufpr.br:article/39725Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T20:06:28Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sobre a constituição do ensino institucionalizado de português no Brasil: o estilo e a produção de uma memória em Infância, de Graciliano Ramos |
title |
Sobre a constituição do ensino institucionalizado de português no Brasil: o estilo e a produção de uma memória em Infância, de Graciliano Ramos |
spellingShingle |
Sobre a constituição do ensino institucionalizado de português no Brasil: o estilo e a produção de uma memória em Infância, de Graciliano Ramos Pietri, Émerson de Ensino de língua materna; História do ensino de português; Literatura; História Ensino de Português: formação e memória; Literatura; Letramento; Estilo; Discurso História da Educação Linguística; Ensino de Língua Portuguesa no Brasil |
title_short |
Sobre a constituição do ensino institucionalizado de português no Brasil: o estilo e a produção de uma memória em Infância, de Graciliano Ramos |
title_full |
Sobre a constituição do ensino institucionalizado de português no Brasil: o estilo e a produção de uma memória em Infância, de Graciliano Ramos |
title_fullStr |
Sobre a constituição do ensino institucionalizado de português no Brasil: o estilo e a produção de uma memória em Infância, de Graciliano Ramos |
title_full_unstemmed |
Sobre a constituição do ensino institucionalizado de português no Brasil: o estilo e a produção de uma memória em Infância, de Graciliano Ramos |
title_sort |
Sobre a constituição do ensino institucionalizado de português no Brasil: o estilo e a produção de uma memória em Infância, de Graciliano Ramos |
author |
Pietri, Émerson de |
author_facet |
Pietri, Émerson de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pietri, Émerson de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de língua materna; História do ensino de português; Literatura; História Ensino de Português: formação e memória; Literatura; Letramento; Estilo; Discurso História da Educação Linguística; Ensino de Língua Portuguesa no Brasil |
topic |
Ensino de língua materna; História do ensino de português; Literatura; História Ensino de Português: formação e memória; Literatura; Letramento; Estilo; Discurso História da Educação Linguística; Ensino de Língua Portuguesa no Brasil |
description |
Historicamente, a produção literária brasileira, em sua função de constituição de uma cultura escrita com base no tratamento estilístico dos recursos linguísticos em circulação na heterogeneidade social, materializou representações sobre a formação do processo de escolarização do ensino de língua materna no país, com o que se compuseram documentos para uma memória da educação linguística no Brasil. Com o objetivo de conhecer os modos de constituição da escola e do ensino de português, no Brasil, e considerada a produção literária como fonte de dados para esse processo investigativo, observa-se, neste estudo, a representação da escola e do ensino de língua portuguesa em Infância, de Graciliano Ramos, obra em que se encontram registros do processo de institucionalização da educação e do ensino de língua num momento e numa localidade brasileiros. Palavras-chave: ensino de português; formação e memória; literatura; letramento; estilo; discurso. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-14 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/39725 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/39725 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/39725/25596 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/39725/30384 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 31, n. 56 (2015); p. 243-258 Educar em Revista; v. 31, n. 56 (2015); p. 243-258 Educar em Revista; v. 31, n. 56 (2015); p. 243-258 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711897062211584 |