Universidade - Núcleos temáticos: em busca da indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1999 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2047 |
Resumo: | A partir dos pressupostos de CHAUÍ sobre a organização social brasileira e a inserção social da Universidade em seu tecido social oligárquico, autoritário e violento, o texto discute o princípio da indissociabilidade ensino-pesquisaextensão como forma de ação crítica e modificadora. Apresenta a proposição do Setor de Educação da UFPR de organização em Núcleos Temáticos como forma de responder organicamente às demandas sociais. Dentro dos princípios arrolados para tais, descreve pontos da ação e trajetória do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Criança e o Adolescente/ NEICA, seus pressupostos e objetivos. Abstract From Chaui´s pressuppositions about Brazilian social organizatioon and its social insertion in the University in its function as social oligarchy, authoritarian and violent, the principle of inseparable teaching-research-continuing education as a critical and modifying action is discussed. The School of Education of the Federal University of Parana proposition about a way of organizing thematic issues as an organically reply to social demand is presented. According to principles set for such purpose , action and strategies of the Nucleus of Interdisciplinary Studies about Children and Teenagers /NEICA , its pressupositions and goals are described. |
id |
UFPR-4_2ae74849cb1e8a737b22f53854ec1ca8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/2047 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Universidade - Núcleos temáticos: em busca da indissociabilidade ensino-pesquisa-extensãoindissociabilidade ensino-pesquisa-extensão; Universidade; infância e adolescência; inseparable teaching-research-continuing education; University; children and teenagers. A partir dos pressupostos de CHAUÍ sobre a organização social brasileira e a inserção social da Universidade em seu tecido social oligárquico, autoritário e violento, o texto discute o princípio da indissociabilidade ensino-pesquisaextensão como forma de ação crítica e modificadora. Apresenta a proposição do Setor de Educação da UFPR de organização em Núcleos Temáticos como forma de responder organicamente às demandas sociais. Dentro dos princípios arrolados para tais, descreve pontos da ação e trajetória do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Criança e o Adolescente/ NEICA, seus pressupostos e objetivos. Abstract From Chaui´s pressuppositions about Brazilian social organizatioon and its social insertion in the University in its function as social oligarchy, authoritarian and violent, the principle of inseparable teaching-research-continuing education as a critical and modifying action is discussed. The School of Education of the Federal University of Parana proposition about a way of organizing thematic issues as an organically reply to social demand is presented. According to principles set for such purpose , action and strategies of the Nucleus of Interdisciplinary Studies about Children and Teenagers /NEICA , its pressupositions and goals are described. UFPR1999-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2047Educar em Revista; v. 15, n. 15 (1999); p. 9-12Educar em Revista; v. 15, n. 15 (1999); p. 9-12Educar em Revista; v. 15, n. 15 (1999); p. 9-121984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2047/1699https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2047/31146da Silva, Paulo Vinicius BaptistaKuenzer, Acácia Zeneidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:59:01Zoai:revistas.ufpr.br:article/2047Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:59:01Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Universidade - Núcleos temáticos: em busca da indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão |
title |
Universidade - Núcleos temáticos: em busca da indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão |
spellingShingle |
Universidade - Núcleos temáticos: em busca da indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão da Silva, Paulo Vinicius Baptista indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão; Universidade; infância e adolescência; inseparable teaching-research-continuing education; University; children and teenagers. |
title_short |
Universidade - Núcleos temáticos: em busca da indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão |
title_full |
Universidade - Núcleos temáticos: em busca da indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão |
title_fullStr |
Universidade - Núcleos temáticos: em busca da indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão |
title_full_unstemmed |
Universidade - Núcleos temáticos: em busca da indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão |
title_sort |
Universidade - Núcleos temáticos: em busca da indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão |
author |
da Silva, Paulo Vinicius Baptista |
author_facet |
da Silva, Paulo Vinicius Baptista Kuenzer, Acácia Zeneida |
author_role |
author |
author2 |
Kuenzer, Acácia Zeneida |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Paulo Vinicius Baptista Kuenzer, Acácia Zeneida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão; Universidade; infância e adolescência; inseparable teaching-research-continuing education; University; children and teenagers. |
topic |
indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão; Universidade; infância e adolescência; inseparable teaching-research-continuing education; University; children and teenagers. |
description |
A partir dos pressupostos de CHAUÍ sobre a organização social brasileira e a inserção social da Universidade em seu tecido social oligárquico, autoritário e violento, o texto discute o princípio da indissociabilidade ensino-pesquisaextensão como forma de ação crítica e modificadora. Apresenta a proposição do Setor de Educação da UFPR de organização em Núcleos Temáticos como forma de responder organicamente às demandas sociais. Dentro dos princípios arrolados para tais, descreve pontos da ação e trajetória do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Criança e o Adolescente/ NEICA, seus pressupostos e objetivos. Abstract From Chaui´s pressuppositions about Brazilian social organizatioon and its social insertion in the University in its function as social oligarchy, authoritarian and violent, the principle of inseparable teaching-research-continuing education as a critical and modifying action is discussed. The School of Education of the Federal University of Parana proposition about a way of organizing thematic issues as an organically reply to social demand is presented. According to principles set for such purpose , action and strategies of the Nucleus of Interdisciplinary Studies about Children and Teenagers /NEICA , its pressupositions and goals are described. |
publishDate |
1999 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1999-12-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2047 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2047 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2047/1699 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2047/31146 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 15, n. 15 (1999); p. 9-12 Educar em Revista; v. 15, n. 15 (1999); p. 9-12 Educar em Revista; v. 15, n. 15 (1999); p. 9-12 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711897621102592 |