Universidade - Núcleos temáticos: em busca da indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Paulo Vinicius Baptista
Data de Publicação: 1999
Outros Autores: Kuenzer, Acácia Zeneida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2047
Resumo: A partir dos pressupostos de CHAUÍ sobre a organização social brasileira e a inserção social da Universidade em seu tecido social oligárquico, autoritário e violento, o texto discute o princípio da indissociabilidade ensino-pesquisaextensão como forma de ação crítica e modificadora. Apresenta a proposição do Setor de Educação da UFPR de organização em Núcleos Temáticos como forma de responder organicamente às demandas sociais. Dentro dos princípios arrolados para tais, descreve pontos da ação e trajetória do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Criança e o Adolescente/ NEICA, seus pressupostos e objetivos. Abstract From Chaui´s pressuppositions about Brazilian social organizatioon and its social insertion in the University in its function as social oligarchy, authoritarian and violent, the principle of inseparable teaching-research-continuing education as a critical and modifying action is discussed. The School of Education of the Federal University of Parana proposition about a way of organizing thematic issues as an organically reply to social demand is presented. According to principles set for such purpose , action and strategies of the Nucleus of Interdisciplinary Studies about Children and Teenagers /NEICA , its pressupositions and goals are described.
id UFPR-4_2ae74849cb1e8a737b22f53854ec1ca8
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/2047
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Universidade - Núcleos temáticos: em busca da indissociabilidade ensino-pesquisa-extensãoindissociabilidade ensino-pesquisa-extensão; Universidade; infância e adolescência; inseparable teaching-research-continuing education; University; children and teenagers. A partir dos pressupostos de CHAUÍ sobre a organização social brasileira e a inserção social da Universidade em seu tecido social oligárquico, autoritário e violento, o texto discute o princípio da indissociabilidade ensino-pesquisaextensão como forma de ação crítica e modificadora. Apresenta a proposição do Setor de Educação da UFPR de organização em Núcleos Temáticos como forma de responder organicamente às demandas sociais. Dentro dos princípios arrolados para tais, descreve pontos da ação e trajetória do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Criança e o Adolescente/ NEICA, seus pressupostos e objetivos. Abstract From Chaui´s pressuppositions about Brazilian social organizatioon and its social insertion in the University in its function as social oligarchy, authoritarian and violent, the principle of inseparable teaching-research-continuing education as a critical and modifying action is discussed. The School of Education of the Federal University of Parana proposition about a way of organizing thematic issues as an organically reply to social demand is presented. According to principles set for such purpose , action and strategies of the Nucleus of Interdisciplinary Studies about Children and Teenagers /NEICA , its pressupositions and goals are described. UFPR1999-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2047Educar em Revista; v. 15, n. 15 (1999); p. 9-12Educar em Revista; v. 15, n. 15 (1999); p. 9-12Educar em Revista; v. 15, n. 15 (1999); p. 9-121984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2047/1699https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2047/31146da Silva, Paulo Vinicius BaptistaKuenzer, Acácia Zeneidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:59:01Zoai:revistas.ufpr.br:article/2047Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:59:01Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Universidade - Núcleos temáticos: em busca da indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão
title Universidade - Núcleos temáticos: em busca da indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão
spellingShingle Universidade - Núcleos temáticos: em busca da indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão
da Silva, Paulo Vinicius Baptista
indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão; Universidade; infância e adolescência; inseparable teaching-research-continuing education; University; children and teenagers.
title_short Universidade - Núcleos temáticos: em busca da indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão
title_full Universidade - Núcleos temáticos: em busca da indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão
title_fullStr Universidade - Núcleos temáticos: em busca da indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão
title_full_unstemmed Universidade - Núcleos temáticos: em busca da indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão
title_sort Universidade - Núcleos temáticos: em busca da indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão
author da Silva, Paulo Vinicius Baptista
author_facet da Silva, Paulo Vinicius Baptista
Kuenzer, Acácia Zeneida
author_role author
author2 Kuenzer, Acácia Zeneida
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Paulo Vinicius Baptista
Kuenzer, Acácia Zeneida
dc.subject.por.fl_str_mv indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão; Universidade; infância e adolescência; inseparable teaching-research-continuing education; University; children and teenagers.
topic indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão; Universidade; infância e adolescência; inseparable teaching-research-continuing education; University; children and teenagers.
description A partir dos pressupostos de CHAUÍ sobre a organização social brasileira e a inserção social da Universidade em seu tecido social oligárquico, autoritário e violento, o texto discute o princípio da indissociabilidade ensino-pesquisaextensão como forma de ação crítica e modificadora. Apresenta a proposição do Setor de Educação da UFPR de organização em Núcleos Temáticos como forma de responder organicamente às demandas sociais. Dentro dos princípios arrolados para tais, descreve pontos da ação e trajetória do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Criança e o Adolescente/ NEICA, seus pressupostos e objetivos. Abstract From Chaui´s pressuppositions about Brazilian social organizatioon and its social insertion in the University in its function as social oligarchy, authoritarian and violent, the principle of inseparable teaching-research-continuing education as a critical and modifying action is discussed. The School of Education of the Federal University of Parana proposition about a way of organizing thematic issues as an organically reply to social demand is presented. According to principles set for such purpose , action and strategies of the Nucleus of Interdisciplinary Studies about Children and Teenagers /NEICA , its pressupositions and goals are described.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-12-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2047
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2047
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2047/1699
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2047/31146
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 15, n. 15 (1999); p. 9-12
Educar em Revista; v. 15, n. 15 (1999); p. 9-12
Educar em Revista; v. 15, n. 15 (1999); p. 9-12
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711897621102592