Ensino de língua materna: dificuldades e necessidades formativas apontadas por professores na Educação Fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/45125 |
Resumo: | Há muitos desafios postos ao professor para o ensino de língua materna na perspectiva da alfabetização e do letramento como práticas sociais. No caso específico do município de Presidente Prudente, torna-se essencial compreender como ocorre o processo de formação continuada dos professores atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental para que sejam pensadas ações formativas, tanto no âmbito do sistema municipal quanto nas escolas, que enfatizem o ensino de língua materna. Nesse sentido, este artigo objetiva refletir sobre a formação do professor dos anos iniciais do ensino fundamental, a partir das dificuldades e das necessidades formativas apresentadas pelos docentes com relação ao ensino de língua materna. Trata-se de uma pesquisa de base qualitativa, financiada pelo CNPq, por meio da qual analisamos os dados referentes a vinte e duas escolas vinculadas à Secretaria de Educação do município, no que diz respeito às respostas dos professores emitidas por meio de questionários. Para este artigo, estabelecemos um recorte com o intuito de apresentar os dados relativos às respostas a duas questões dentre as que compuseram o questionário respondido pelos professores: uma referente às dificuldades que enfrentam para o ensino de língua materna e outra que diz respeito às necessidades formativas para este ensino. O que os participantes da pesquisa apontam como principais dificuldades relacionadas ao ensino de língua materna comparecem também no que evidenciam como necessidades formativas. |
id |
UFPR-4_2b1ec0a0f9a50d15b5f43654baf642e4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/45125 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino de língua materna: dificuldades e necessidades formativas apontadas por professores na Educação FundamentalEducação, Tópicos Específicos de Educaçãoensino de língua materna; formação docente; necessidades formativas.Ensino de Língua MaternaHá muitos desafios postos ao professor para o ensino de língua materna na perspectiva da alfabetização e do letramento como práticas sociais. No caso específico do município de Presidente Prudente, torna-se essencial compreender como ocorre o processo de formação continuada dos professores atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental para que sejam pensadas ações formativas, tanto no âmbito do sistema municipal quanto nas escolas, que enfatizem o ensino de língua materna. Nesse sentido, este artigo objetiva refletir sobre a formação do professor dos anos iniciais do ensino fundamental, a partir das dificuldades e das necessidades formativas apresentadas pelos docentes com relação ao ensino de língua materna. Trata-se de uma pesquisa de base qualitativa, financiada pelo CNPq, por meio da qual analisamos os dados referentes a vinte e duas escolas vinculadas à Secretaria de Educação do município, no que diz respeito às respostas dos professores emitidas por meio de questionários. Para este artigo, estabelecemos um recorte com o intuito de apresentar os dados relativos às respostas a duas questões dentre as que compuseram o questionário respondido pelos professores: uma referente às dificuldades que enfrentam para o ensino de língua materna e outra que diz respeito às necessidades formativas para este ensino. O que os participantes da pesquisa apontam como principais dificuldades relacionadas ao ensino de língua materna comparecem também no que evidenciam como necessidades formativas. UFPRCNPqParisotto, Ana Luzia VideiraRinaldi, Renata Portela2016-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/45125Educar em Revista; v. 32, n. 60 (2016); p. 261-276Educar em Revista; v. 32, n. 60 (2016); p. 261-276Educar em Revista; v. 32, n. 60 (2016); p. 261-2761984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/45125/28519https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/45125/30311Direitos autorais 2016 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T20:04:04Zoai:revistas.ufpr.br:article/45125Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T20:04:04Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de língua materna: dificuldades e necessidades formativas apontadas por professores na Educação Fundamental |
title |
Ensino de língua materna: dificuldades e necessidades formativas apontadas por professores na Educação Fundamental |
spellingShingle |
Ensino de língua materna: dificuldades e necessidades formativas apontadas por professores na Educação Fundamental Parisotto, Ana Luzia Videira Educação, Tópicos Específicos de Educação ensino de língua materna; formação docente; necessidades formativas. Ensino de Língua Materna |
title_short |
Ensino de língua materna: dificuldades e necessidades formativas apontadas por professores na Educação Fundamental |
title_full |
Ensino de língua materna: dificuldades e necessidades formativas apontadas por professores na Educação Fundamental |
title_fullStr |
Ensino de língua materna: dificuldades e necessidades formativas apontadas por professores na Educação Fundamental |
title_full_unstemmed |
Ensino de língua materna: dificuldades e necessidades formativas apontadas por professores na Educação Fundamental |
title_sort |
Ensino de língua materna: dificuldades e necessidades formativas apontadas por professores na Educação Fundamental |
author |
Parisotto, Ana Luzia Videira |
author_facet |
Parisotto, Ana Luzia Videira Rinaldi, Renata Portela |
author_role |
author |
author2 |
Rinaldi, Renata Portela |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CNPq |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Parisotto, Ana Luzia Videira Rinaldi, Renata Portela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação, Tópicos Específicos de Educação ensino de língua materna; formação docente; necessidades formativas. Ensino de Língua Materna |
topic |
Educação, Tópicos Específicos de Educação ensino de língua materna; formação docente; necessidades formativas. Ensino de Língua Materna |
description |
Há muitos desafios postos ao professor para o ensino de língua materna na perspectiva da alfabetização e do letramento como práticas sociais. No caso específico do município de Presidente Prudente, torna-se essencial compreender como ocorre o processo de formação continuada dos professores atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental para que sejam pensadas ações formativas, tanto no âmbito do sistema municipal quanto nas escolas, que enfatizem o ensino de língua materna. Nesse sentido, este artigo objetiva refletir sobre a formação do professor dos anos iniciais do ensino fundamental, a partir das dificuldades e das necessidades formativas apresentadas pelos docentes com relação ao ensino de língua materna. Trata-se de uma pesquisa de base qualitativa, financiada pelo CNPq, por meio da qual analisamos os dados referentes a vinte e duas escolas vinculadas à Secretaria de Educação do município, no que diz respeito às respostas dos professores emitidas por meio de questionários. Para este artigo, estabelecemos um recorte com o intuito de apresentar os dados relativos às respostas a duas questões dentre as que compuseram o questionário respondido pelos professores: uma referente às dificuldades que enfrentam para o ensino de língua materna e outra que diz respeito às necessidades formativas para este ensino. O que os participantes da pesquisa apontam como principais dificuldades relacionadas ao ensino de língua materna comparecem também no que evidenciam como necessidades formativas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-29 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/45125 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/45125 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/45125/28519 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/45125/30311 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 32, n. 60 (2016); p. 261-276 Educar em Revista; v. 32, n. 60 (2016); p. 261-276 Educar em Revista; v. 32, n. 60 (2016); p. 261-276 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711891479592960 |