Ensino de língua materna: dificuldades e necessidades formativas apontadas por professores na Educação Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Parisotto, Ana Luzia Videira
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Rinaldi, Renata Portela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/45125
Resumo: Há muitos desafios postos ao professor para o ensino de língua materna na perspectiva da alfabetização e do letramento como práticas sociais. No caso específico do município de Presidente Prudente, torna-se essencial compreender como ocorre o processo de formação continuada dos professores atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental para que sejam pensadas ações formativas, tanto no âmbito do sistema municipal quanto nas escolas, que enfatizem o ensino de língua materna. Nesse sentido, este artigo objetiva refletir sobre a formação do professor dos anos iniciais do ensino fundamental,  a partir das dificuldades e das necessidades formativas apresentadas pelos docentes com relação ao ensino de língua materna. Trata-se de uma pesquisa de base qualitativa, financiada pelo CNPq, por meio da qual analisamos os dados referentes a vinte e duas escolas vinculadas à Secretaria de Educação do município, no que diz respeito às respostas dos professores emitidas por meio de questionários. Para este artigo, estabelecemos um recorte com o intuito de apresentar os dados relativos às respostas a duas questões dentre as que compuseram o questionário respondido pelos professores: uma referente às dificuldades que enfrentam para o ensino de língua materna e outra que diz respeito às necessidades formativas para este ensino. O que os participantes da pesquisa apontam como principais dificuldades relacionadas ao ensino de língua materna comparecem também no que evidenciam como necessidades formativas. 
id UFPR-4_2b1ec0a0f9a50d15b5f43654baf642e4
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/45125
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Ensino de língua materna: dificuldades e necessidades formativas apontadas por professores na Educação FundamentalEducação, Tópicos Específicos de Educaçãoensino de língua materna; formação docente; necessidades formativas.Ensino de Língua MaternaHá muitos desafios postos ao professor para o ensino de língua materna na perspectiva da alfabetização e do letramento como práticas sociais. No caso específico do município de Presidente Prudente, torna-se essencial compreender como ocorre o processo de formação continuada dos professores atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental para que sejam pensadas ações formativas, tanto no âmbito do sistema municipal quanto nas escolas, que enfatizem o ensino de língua materna. Nesse sentido, este artigo objetiva refletir sobre a formação do professor dos anos iniciais do ensino fundamental,  a partir das dificuldades e das necessidades formativas apresentadas pelos docentes com relação ao ensino de língua materna. Trata-se de uma pesquisa de base qualitativa, financiada pelo CNPq, por meio da qual analisamos os dados referentes a vinte e duas escolas vinculadas à Secretaria de Educação do município, no que diz respeito às respostas dos professores emitidas por meio de questionários. Para este artigo, estabelecemos um recorte com o intuito de apresentar os dados relativos às respostas a duas questões dentre as que compuseram o questionário respondido pelos professores: uma referente às dificuldades que enfrentam para o ensino de língua materna e outra que diz respeito às necessidades formativas para este ensino. O que os participantes da pesquisa apontam como principais dificuldades relacionadas ao ensino de língua materna comparecem também no que evidenciam como necessidades formativas. UFPRCNPqParisotto, Ana Luzia VideiraRinaldi, Renata Portela2016-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/45125Educar em Revista; v. 32, n. 60 (2016); p. 261-276Educar em Revista; v. 32, n. 60 (2016); p. 261-276Educar em Revista; v. 32, n. 60 (2016); p. 261-2761984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/45125/28519https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/45125/30311Direitos autorais 2016 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T20:04:04Zoai:revistas.ufpr.br:article/45125Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T20:04:04Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de língua materna: dificuldades e necessidades formativas apontadas por professores na Educação Fundamental
title Ensino de língua materna: dificuldades e necessidades formativas apontadas por professores na Educação Fundamental
spellingShingle Ensino de língua materna: dificuldades e necessidades formativas apontadas por professores na Educação Fundamental
Parisotto, Ana Luzia Videira
Educação, Tópicos Específicos de Educação
ensino de língua materna; formação docente; necessidades formativas.
Ensino de Língua Materna
title_short Ensino de língua materna: dificuldades e necessidades formativas apontadas por professores na Educação Fundamental
title_full Ensino de língua materna: dificuldades e necessidades formativas apontadas por professores na Educação Fundamental
title_fullStr Ensino de língua materna: dificuldades e necessidades formativas apontadas por professores na Educação Fundamental
title_full_unstemmed Ensino de língua materna: dificuldades e necessidades formativas apontadas por professores na Educação Fundamental
title_sort Ensino de língua materna: dificuldades e necessidades formativas apontadas por professores na Educação Fundamental
author Parisotto, Ana Luzia Videira
author_facet Parisotto, Ana Luzia Videira
Rinaldi, Renata Portela
author_role author
author2 Rinaldi, Renata Portela
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPq
dc.contributor.author.fl_str_mv Parisotto, Ana Luzia Videira
Rinaldi, Renata Portela
dc.subject.por.fl_str_mv Educação, Tópicos Específicos de Educação
ensino de língua materna; formação docente; necessidades formativas.
Ensino de Língua Materna
topic Educação, Tópicos Específicos de Educação
ensino de língua materna; formação docente; necessidades formativas.
Ensino de Língua Materna
description Há muitos desafios postos ao professor para o ensino de língua materna na perspectiva da alfabetização e do letramento como práticas sociais. No caso específico do município de Presidente Prudente, torna-se essencial compreender como ocorre o processo de formação continuada dos professores atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental para que sejam pensadas ações formativas, tanto no âmbito do sistema municipal quanto nas escolas, que enfatizem o ensino de língua materna. Nesse sentido, este artigo objetiva refletir sobre a formação do professor dos anos iniciais do ensino fundamental,  a partir das dificuldades e das necessidades formativas apresentadas pelos docentes com relação ao ensino de língua materna. Trata-se de uma pesquisa de base qualitativa, financiada pelo CNPq, por meio da qual analisamos os dados referentes a vinte e duas escolas vinculadas à Secretaria de Educação do município, no que diz respeito às respostas dos professores emitidas por meio de questionários. Para este artigo, estabelecemos um recorte com o intuito de apresentar os dados relativos às respostas a duas questões dentre as que compuseram o questionário respondido pelos professores: uma referente às dificuldades que enfrentam para o ensino de língua materna e outra que diz respeito às necessidades formativas para este ensino. O que os participantes da pesquisa apontam como principais dificuldades relacionadas ao ensino de língua materna comparecem também no que evidenciam como necessidades formativas. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-29
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/45125
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/45125
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/45125/28519
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/45125/30311
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 32, n. 60 (2016); p. 261-276
Educar em Revista; v. 32, n. 60 (2016); p. 261-276
Educar em Revista; v. 32, n. 60 (2016); p. 261-276
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711891479592960