Música, educação e vida cotidiana: apontamentos de uma sociografia musical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Jusamara
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36584
Resumo: O artigo relata o processo e partes dos resultados de uma sociografia musical feita em uma pequena cidade localizada no Rio Grande do Sul. A pesquisa foi desenvolvida por meio de questionários e entrevistas realizadas durante visitas ao município, contatos com grupos musicais organizados e conversas com músicos locais. O objetivo foi analisar as relações entre práticas musicais existentes, a inserção destas práticas na comunidade e suas potencialidades para a educação musical. A partir dos dados obtidos, discute-se como a música na escola pode dialogar com a vitalidade cultural da comunidade na qual está inserida.
id UFPR-4_2d0baa3b4d435f2bcb037dab9290c0d7
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/36584
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Música, educação e vida cotidiana: apontamentos de uma sociografia musicalEducação: educação musical; sociologia da música; vida cotidianaEducação MusicalO artigo relata o processo e partes dos resultados de uma sociografia musical feita em uma pequena cidade localizada no Rio Grande do Sul. A pesquisa foi desenvolvida por meio de questionários e entrevistas realizadas durante visitas ao município, contatos com grupos musicais organizados e conversas com músicos locais. O objetivo foi analisar as relações entre práticas musicais existentes, a inserção destas práticas na comunidade e suas potencialidades para a educação musical. A partir dos dados obtidos, discute-se como a música na escola pode dialogar com a vitalidade cultural da comunidade na qual está inserida.UFPRCNPqSouza, Jusamara2014-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36584Educar em Revista; v. 30, n. 53 (2014); p. 91-111Educar em Revista; v. 30, n. 53 (2014); p. 91-111Educar em Revista; v. 30, n. 53 (2014); p. 91-1111984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36584/23129https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36584/30637info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T20:09:28Zoai:revistas.ufpr.br:article/36584Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T20:09:28Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Música, educação e vida cotidiana: apontamentos de uma sociografia musical
title Música, educação e vida cotidiana: apontamentos de uma sociografia musical
spellingShingle Música, educação e vida cotidiana: apontamentos de uma sociografia musical
Souza, Jusamara
Educação
: educação musical; sociologia da música; vida cotidiana
Educação Musical
title_short Música, educação e vida cotidiana: apontamentos de uma sociografia musical
title_full Música, educação e vida cotidiana: apontamentos de uma sociografia musical
title_fullStr Música, educação e vida cotidiana: apontamentos de uma sociografia musical
title_full_unstemmed Música, educação e vida cotidiana: apontamentos de uma sociografia musical
title_sort Música, educação e vida cotidiana: apontamentos de uma sociografia musical
author Souza, Jusamara
author_facet Souza, Jusamara
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPq
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Jusamara
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
: educação musical; sociologia da música; vida cotidiana
Educação Musical
topic Educação
: educação musical; sociologia da música; vida cotidiana
Educação Musical
description O artigo relata o processo e partes dos resultados de uma sociografia musical feita em uma pequena cidade localizada no Rio Grande do Sul. A pesquisa foi desenvolvida por meio de questionários e entrevistas realizadas durante visitas ao município, contatos com grupos musicais organizados e conversas com músicos locais. O objetivo foi analisar as relações entre práticas musicais existentes, a inserção destas práticas na comunidade e suas potencialidades para a educação musical. A partir dos dados obtidos, discute-se como a música na escola pode dialogar com a vitalidade cultural da comunidade na qual está inserida.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-01
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36584
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36584
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36584/23129
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36584/30637
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 30, n. 53 (2014); p. 91-111
Educar em Revista; v. 30, n. 53 (2014); p. 91-111
Educar em Revista; v. 30, n. 53 (2014); p. 91-111
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711896027267072