Música, educação e vida cotidiana: apontamentos de uma sociografia musical
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/118349 |
Resumo: | O artigo relata o processo e partes dos resultados de uma sociografia musical feita em uma pequena cidade localizada no Rio Grande do Sul. A pesquisa foi desenvolvida por meio de questionários e entrevistas realizadas durante visitas ao município, contatos com grupos musicais organizados e conversas com músicos locais. O objetivo foi analisar as relações entre práticas musicais existentes, a inserção destas práticas na comunidade e suas potencialidades para a educação musical. A partir dos dados obtidos, discute-se como a música na escola pode dialogar com a vitalidade cultural da comunidade na qual está inserida |
id |
UFRGS-2_fb1a06e6ccf7bc2c4e7975696bd3356e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/118349 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Souza, Jusamara Vieira de2015-07-02T02:00:01Z20140104-4060http://hdl.handle.net/10183/118349000949389O artigo relata o processo e partes dos resultados de uma sociografia musical feita em uma pequena cidade localizada no Rio Grande do Sul. A pesquisa foi desenvolvida por meio de questionários e entrevistas realizadas durante visitas ao município, contatos com grupos musicais organizados e conversas com músicos locais. O objetivo foi analisar as relações entre práticas musicais existentes, a inserção destas práticas na comunidade e suas potencialidades para a educação musical. A partir dos dados obtidos, discute-se como a música na escola pode dialogar com a vitalidade cultural da comunidade na qual está inseridaThis article describes the process and some outcomes of a musical sociography taken in a small town located in Rio Grande do Sul – Brazil. The research was carried out through questionnaires and interviews, developed during visits to the municipality, contacts with organized musical groups, and conversations with local musicians. The aim was to analyze the relationships among existing musical practices, the inclusion of these practices in the community and its potential for musical education. Based on the data obtained, the article discusses how music in school can dialogue with the cultural vitality of the community in which it operatesapplication/pdfporEducar em revista. Curitiba. N. 53 (jul./set. 2014), p. 91-111Educação musicalMusica : SociologiaMúsica : PesquisaPrática musicalVida cotidianaMusic educationSociology of musicEveryday lifeMúsica, educação e vida cotidiana: apontamentos de uma sociografia musicalMusic, education and everday life: notes of a musical sociographyinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000949389.pdf000949389.pdfTexto completoapplication/pdf356586http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/118349/1/000949389.pdfd697821d71d054ecbf0f4f219ce10ed3MD51TEXT000949389.pdf.txt000949389.pdf.txtExtracted Texttext/plain54875http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/118349/2/000949389.pdf.txtd638fd5e3544f3a41bddf8db738c97d8MD52THUMBNAIL000949389.pdf.jpg000949389.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1740http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/118349/3/000949389.pdf.jpg4f6c73bd800cc0067779320661840e1cMD5310183/1183492018-10-22 07:54:20.034oai:www.lume.ufrgs.br:10183/118349Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T10:54:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Música, educação e vida cotidiana: apontamentos de uma sociografia musical |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Music, education and everday life: notes of a musical sociography |
title |
Música, educação e vida cotidiana: apontamentos de uma sociografia musical |
spellingShingle |
Música, educação e vida cotidiana: apontamentos de uma sociografia musical Souza, Jusamara Vieira de Educação musical Musica : Sociologia Música : Pesquisa Prática musical Vida cotidiana Music education Sociology of music Everyday life |
title_short |
Música, educação e vida cotidiana: apontamentos de uma sociografia musical |
title_full |
Música, educação e vida cotidiana: apontamentos de uma sociografia musical |
title_fullStr |
Música, educação e vida cotidiana: apontamentos de uma sociografia musical |
title_full_unstemmed |
Música, educação e vida cotidiana: apontamentos de uma sociografia musical |
title_sort |
Música, educação e vida cotidiana: apontamentos de uma sociografia musical |
author |
Souza, Jusamara Vieira de |
author_facet |
Souza, Jusamara Vieira de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Jusamara Vieira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação musical Musica : Sociologia Música : Pesquisa Prática musical Vida cotidiana |
topic |
Educação musical Musica : Sociologia Música : Pesquisa Prática musical Vida cotidiana Music education Sociology of music Everyday life |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Music education Sociology of music Everyday life |
description |
O artigo relata o processo e partes dos resultados de uma sociografia musical feita em uma pequena cidade localizada no Rio Grande do Sul. A pesquisa foi desenvolvida por meio de questionários e entrevistas realizadas durante visitas ao município, contatos com grupos musicais organizados e conversas com músicos locais. O objetivo foi analisar as relações entre práticas musicais existentes, a inserção destas práticas na comunidade e suas potencialidades para a educação musical. A partir dos dados obtidos, discute-se como a música na escola pode dialogar com a vitalidade cultural da comunidade na qual está inserida |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-07-02T02:00:01Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/118349 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0104-4060 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000949389 |
identifier_str_mv |
0104-4060 000949389 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/118349 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educar em revista. Curitiba. N. 53 (jul./set. 2014), p. 91-111 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/118349/1/000949389.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/118349/2/000949389.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/118349/3/000949389.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d697821d71d054ecbf0f4f219ce10ed3 d638fd5e3544f3a41bddf8db738c97d8 4f6c73bd800cc0067779320661840e1c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447586090254336 |