Formar-se e ser formador : rotas formativas musicais de religiosos no contexto católico brasileiro na perspectiva da sociologia da educação musical e da vida cotidiana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lorenzetti, Michelle Arype Girardi
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/193128
Resumo: Essa tese visa compreender as rotas formativas de quatro religiosos católicos, colaborando para o entendimento de processos de formação musical ocorridos, na Igreja Católica brasileira, após o Concílio Vaticano II (1962-1965). O foco dirige-se para o formar-se e o formar outros dos religiosos Padre José Henrique Weber, Irmã Míria Therezinha Kolling, Padre Ney Brasil Pereira e Irmã Custódia Maria Cardoso. Em atendimento aos objetivos específicos, o estudo descreve o contexto no qual ocorre a música na Igreja Católica; apreende as formas que os conhecimentos litúrgico-musicais dos religiosos foram sendo construídos durante suas rotas formativas; analisa o modo como o conhecimento dos religiosos é transmitido a outras pessoas; discute as concepções acerca da música neste contexto e suas implicações na formação musical. Para conduzir esta pesquisa, optou-se por uma abordagem qualitativa, utilizando o estudo de caso coletivo (STAKE, 1999), no qual, através de entrevistas, o caso instrumental (STAKE, 1999) em que cada religioso se configura contribuiu para a compreensão da formação musical. A sociologia da vida cotidiana (PAIS, 1993; 2003; CARVALHO et al., 2013) e a sociologia da educação musical (SOUZA, 1996; 2000; 2014) embasam teoricamente esta tese. Ao apresentar a formação dos religiosos, são destacadas histórias relacionadas à música, infância, família, mídia, igreja, formação acadêmica, aos professores particulares e ao estudo no exterior. As rotas formativas são tecidas em meio às próprias atuações como formadores, manifestando-se o pensamento institucional religioso através de suas escolhas e falas. A formação musical, neste contexto religioso, é vista como como algo que exige compromisso, ao mesmo tempo que proporciona o conhecimento, ocorrendo através da prática articulada à teoria.
id URGS_595b534e1a21d24d040ee483c4ad5a39
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193128
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Lorenzetti, Michelle Arype GirardiSouza, Jusamara Vieira deLehmann-Wermser, Andreas2019-04-18T02:33:57Z2019http://hdl.handle.net/10183/193128001091604Essa tese visa compreender as rotas formativas de quatro religiosos católicos, colaborando para o entendimento de processos de formação musical ocorridos, na Igreja Católica brasileira, após o Concílio Vaticano II (1962-1965). O foco dirige-se para o formar-se e o formar outros dos religiosos Padre José Henrique Weber, Irmã Míria Therezinha Kolling, Padre Ney Brasil Pereira e Irmã Custódia Maria Cardoso. Em atendimento aos objetivos específicos, o estudo descreve o contexto no qual ocorre a música na Igreja Católica; apreende as formas que os conhecimentos litúrgico-musicais dos religiosos foram sendo construídos durante suas rotas formativas; analisa o modo como o conhecimento dos religiosos é transmitido a outras pessoas; discute as concepções acerca da música neste contexto e suas implicações na formação musical. Para conduzir esta pesquisa, optou-se por uma abordagem qualitativa, utilizando o estudo de caso coletivo (STAKE, 1999), no qual, através de entrevistas, o caso instrumental (STAKE, 1999) em que cada religioso se configura contribuiu para a compreensão da formação musical. A sociologia da vida cotidiana (PAIS, 1993; 2003; CARVALHO et al., 2013) e a sociologia da educação musical (SOUZA, 1996; 2000; 2014) embasam teoricamente esta tese. Ao apresentar a formação dos religiosos, são destacadas histórias relacionadas à música, infância, família, mídia, igreja, formação acadêmica, aos professores particulares e ao estudo no exterior. As rotas formativas são tecidas em meio às próprias atuações como formadores, manifestando-se o pensamento institucional religioso através de suas escolhas e falas. A formação musical, neste contexto religioso, é vista como como algo que exige compromisso, ao mesmo tempo que proporciona o conhecimento, ocorrendo através da prática articulada à teoria.This dissertation aims to throw light on the formative paths of four catholic religiouses, contributing to the understanding of the musical “formation” processes which took place in the Brazilian Catholic Church after the Second Vatican Council (1962-1965). The focus is on “self-formation” and the “formation” of others by religiouses Father José Henrique Weber, Sister Míria Therezinha Kolling, Father Ney Brasil Pereira and Sister Custódia Maria Cardoso. In order to meet its specific objectives, the study describes the context in which music occurs in the Catholic Church; apprehends how the liturgical-musical knowledge of the religiouses was constructed along their formative paths; examines how religious knowledge is transferred to others; discusses the conceptions about music in this concept and their implications in musical “formation”. In order to conduct this research, a qualitative approach was chosen and a collective case study approach (STAKE, 1999) was used: an instrumental case study (STAKE, 1999) where each religious is characterized through interviews contributed to the understanding of their musical “formation”. This dissertation is theoretically based on the sociology of everyday life (PAIS, 1993; 2003; Carvalho et al., 2013) and the sociology of music education (SOUZA, 1996; 2000; 2014). In presenting the “formation” of the religiouses, we highlight stories related to music, childhood, family, media, church, academic training, private teachers and study abroad. Their formative paths are woven in the midst of their own actions as instructors, and the religious institutional thought is manifested through their choices and speeches. Musical “formation”, in this religious context, is seen as something that requires commitment, while at the same time providing knowledge, and it takes place when theory meets practice.application/pdfporFormação musicalCotidianoMusica liturgicaIgreja católicaEducação musical : SociologiaMusical “formation”Catholic ChurchLiturgical musicEveryday lifeSociology of musical educationFormar-se e ser formador : rotas formativas musicais de religiosos no contexto católico brasileiro na perspectiva da sociologia da educação musical e da vida cotidianainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPorto Alegre, BR-RS2019doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001091604.pdf.txt001091604.pdf.txtExtracted Texttext/plain522566http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193128/2/001091604.pdf.txt79552feddfb605ffca1092f820b280e1MD52ORIGINAL001091604.pdfTexto completoapplication/pdf42602274http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193128/1/001091604.pdf859f789dc97503cf9ab45554768765d9MD5110183/1931282019-04-19 02:33:56.369471oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193128Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-04-19T05:33:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Formar-se e ser formador : rotas formativas musicais de religiosos no contexto católico brasileiro na perspectiva da sociologia da educação musical e da vida cotidiana
title Formar-se e ser formador : rotas formativas musicais de religiosos no contexto católico brasileiro na perspectiva da sociologia da educação musical e da vida cotidiana
spellingShingle Formar-se e ser formador : rotas formativas musicais de religiosos no contexto católico brasileiro na perspectiva da sociologia da educação musical e da vida cotidiana
Lorenzetti, Michelle Arype Girardi
Formação musical
Cotidiano
Musica liturgica
Igreja católica
Educação musical : Sociologia
Musical “formation”
Catholic Church
Liturgical music
Everyday life
Sociology of musical education
title_short Formar-se e ser formador : rotas formativas musicais de religiosos no contexto católico brasileiro na perspectiva da sociologia da educação musical e da vida cotidiana
title_full Formar-se e ser formador : rotas formativas musicais de religiosos no contexto católico brasileiro na perspectiva da sociologia da educação musical e da vida cotidiana
title_fullStr Formar-se e ser formador : rotas formativas musicais de religiosos no contexto católico brasileiro na perspectiva da sociologia da educação musical e da vida cotidiana
title_full_unstemmed Formar-se e ser formador : rotas formativas musicais de religiosos no contexto católico brasileiro na perspectiva da sociologia da educação musical e da vida cotidiana
title_sort Formar-se e ser formador : rotas formativas musicais de religiosos no contexto católico brasileiro na perspectiva da sociologia da educação musical e da vida cotidiana
author Lorenzetti, Michelle Arype Girardi
author_facet Lorenzetti, Michelle Arype Girardi
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lorenzetti, Michelle Arype Girardi
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Souza, Jusamara Vieira de
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Lehmann-Wermser, Andreas
contributor_str_mv Souza, Jusamara Vieira de
Lehmann-Wermser, Andreas
dc.subject.por.fl_str_mv Formação musical
Cotidiano
Musica liturgica
Igreja católica
Educação musical : Sociologia
topic Formação musical
Cotidiano
Musica liturgica
Igreja católica
Educação musical : Sociologia
Musical “formation”
Catholic Church
Liturgical music
Everyday life
Sociology of musical education
dc.subject.eng.fl_str_mv Musical “formation”
Catholic Church
Liturgical music
Everyday life
Sociology of musical education
description Essa tese visa compreender as rotas formativas de quatro religiosos católicos, colaborando para o entendimento de processos de formação musical ocorridos, na Igreja Católica brasileira, após o Concílio Vaticano II (1962-1965). O foco dirige-se para o formar-se e o formar outros dos religiosos Padre José Henrique Weber, Irmã Míria Therezinha Kolling, Padre Ney Brasil Pereira e Irmã Custódia Maria Cardoso. Em atendimento aos objetivos específicos, o estudo descreve o contexto no qual ocorre a música na Igreja Católica; apreende as formas que os conhecimentos litúrgico-musicais dos religiosos foram sendo construídos durante suas rotas formativas; analisa o modo como o conhecimento dos religiosos é transmitido a outras pessoas; discute as concepções acerca da música neste contexto e suas implicações na formação musical. Para conduzir esta pesquisa, optou-se por uma abordagem qualitativa, utilizando o estudo de caso coletivo (STAKE, 1999), no qual, através de entrevistas, o caso instrumental (STAKE, 1999) em que cada religioso se configura contribuiu para a compreensão da formação musical. A sociologia da vida cotidiana (PAIS, 1993; 2003; CARVALHO et al., 2013) e a sociologia da educação musical (SOUZA, 1996; 2000; 2014) embasam teoricamente esta tese. Ao apresentar a formação dos religiosos, são destacadas histórias relacionadas à música, infância, família, mídia, igreja, formação acadêmica, aos professores particulares e ao estudo no exterior. As rotas formativas são tecidas em meio às próprias atuações como formadores, manifestando-se o pensamento institucional religioso através de suas escolhas e falas. A formação musical, neste contexto religioso, é vista como como algo que exige compromisso, ao mesmo tempo que proporciona o conhecimento, ocorrendo através da prática articulada à teoria.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-04-18T02:33:57Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/193128
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001091604
url http://hdl.handle.net/10183/193128
identifier_str_mv 001091604
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193128/2/001091604.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193128/1/001091604.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 79552feddfb605ffca1092f820b280e1
859f789dc97503cf9ab45554768765d9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309141992898560