Inclusão excludente e utopia digital: a formação docente no Programa Um Computador por Aluno
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46088 |
Resumo: | Este artigo discute as questões que emergiram em uma pesquisa sobre aformação de professores para a inclusão digital via ambiente escolar nocontexto do Programa Um Computador por Aluno no estado de Goiás. Estasquestões são abordadas através da convergência de dois eixos temáticos:1) a formação de professores e a 2) inclusão digital via ambiente escolar,com base em princípios do materialismo histórico-dialético. A contradiçãoe a alienação são utilizadas para colocar em questão o conceito de inclusãodigital e para demonstrar que o modelo formativo docente teve como pressupostos básicos a fragmentação e a hierarquização, baseando-se emuma racionalidade instrumental. |
id |
UFPR-4_331ad4de2c7cc1a9dbc315c9c49b8c7f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/46088 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Inclusão excludente e utopia digital: a formação docente no Programa Um Computador por AlunoEducação; Tópicos Específicos de EducaçãoMaterialismo histórico-dialético; Formação de professores; Inclusão digital via ambiente escolar; Laptop educacional; Tecnologia e educação.Tecnologia EducacionalEste artigo discute as questões que emergiram em uma pesquisa sobre aformação de professores para a inclusão digital via ambiente escolar nocontexto do Programa Um Computador por Aluno no estado de Goiás. Estasquestões são abordadas através da convergência de dois eixos temáticos:1) a formação de professores e a 2) inclusão digital via ambiente escolar,com base em princípios do materialismo histórico-dialético. A contradiçãoe a alienação são utilizadas para colocar em questão o conceito de inclusãodigital e para demonstrar que o modelo formativo docente teve como pressupostos básicos a fragmentação e a hierarquização, baseando-se emuma racionalidade instrumental.UFPRFundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás - FAPEGPeixoto, JoanaEchalar, Adda Daniela Lima Figueiredo2016-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46088Educar em Revista; v. 32, n. 61 (2016); p. 205-222Educar em Revista; v. 32, n. 61 (2016); p. 205-222Educar em Revista; v. 32, n. 61 (2016); p. 205-2221984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46088/29234https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46088/30250Direitos autorais 2016 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T20:02:36Zoai:revistas.ufpr.br:article/46088Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T20:02:36Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inclusão excludente e utopia digital: a formação docente no Programa Um Computador por Aluno |
title |
Inclusão excludente e utopia digital: a formação docente no Programa Um Computador por Aluno |
spellingShingle |
Inclusão excludente e utopia digital: a formação docente no Programa Um Computador por Aluno Peixoto, Joana Educação; Tópicos Específicos de Educação Materialismo histórico-dialético; Formação de professores; Inclusão digital via ambiente escolar; Laptop educacional; Tecnologia e educação. Tecnologia Educacional |
title_short |
Inclusão excludente e utopia digital: a formação docente no Programa Um Computador por Aluno |
title_full |
Inclusão excludente e utopia digital: a formação docente no Programa Um Computador por Aluno |
title_fullStr |
Inclusão excludente e utopia digital: a formação docente no Programa Um Computador por Aluno |
title_full_unstemmed |
Inclusão excludente e utopia digital: a formação docente no Programa Um Computador por Aluno |
title_sort |
Inclusão excludente e utopia digital: a formação docente no Programa Um Computador por Aluno |
author |
Peixoto, Joana |
author_facet |
Peixoto, Joana Echalar, Adda Daniela Lima Figueiredo |
author_role |
author |
author2 |
Echalar, Adda Daniela Lima Figueiredo |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás - FAPEG |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Peixoto, Joana Echalar, Adda Daniela Lima Figueiredo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Tópicos Específicos de Educação Materialismo histórico-dialético; Formação de professores; Inclusão digital via ambiente escolar; Laptop educacional; Tecnologia e educação. Tecnologia Educacional |
topic |
Educação; Tópicos Específicos de Educação Materialismo histórico-dialético; Formação de professores; Inclusão digital via ambiente escolar; Laptop educacional; Tecnologia e educação. Tecnologia Educacional |
description |
Este artigo discute as questões que emergiram em uma pesquisa sobre aformação de professores para a inclusão digital via ambiente escolar nocontexto do Programa Um Computador por Aluno no estado de Goiás. Estasquestões são abordadas através da convergência de dois eixos temáticos:1) a formação de professores e a 2) inclusão digital via ambiente escolar,com base em princípios do materialismo histórico-dialético. A contradiçãoe a alienação são utilizadas para colocar em questão o conceito de inclusãodigital e para demonstrar que o modelo formativo docente teve como pressupostos básicos a fragmentação e a hierarquização, baseando-se emuma racionalidade instrumental. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-20 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46088 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46088 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46088/29234 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46088/30250 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 32, n. 61 (2016); p. 205-222 Educar em Revista; v. 32, n. 61 (2016); p. 205-222 Educar em Revista; v. 32, n. 61 (2016); p. 205-222 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711894190161920 |