Entre a colonialidade e a decolonialidade: Memórias docentes na educação básica da Amazônia brasileira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/85819 |
Resumo: | Neste artigo analisamos as memórias profissionais de docentes da educação básica que em sua prática pedagógica relacionam conhecimento escolar e cultura popular no contexto da complexidade sociocultural da Amazônia brasileira. Além de exercerem o magistério, os sujeitos da pesquisa são produtores de cultura popular, engajados em manifestações artísticas de minorias sociais da região amazônica. Metodologicamente, as memórias narradas pelos/as professores/as foram apreendidas com base nas orientações da história oral e a análise se fundamenta no pensamento decolonial. A pesquisa concluiu que a escola é atravessada pelo fenômeno da colonialidade e, consequentemente, regida por uma epistemologia monocultural que marginaliza os conhecimentos produzidos pelas populações que foram vítimas do colonialismo. Entretanto, contraditoriamente, os protagonistas da pesquisa, com suas vivências no âmbito da cultura popular, colocam em questão os conhecimentos socializados nesta instituição e, mediatizados pelo diálogo com os saberes produzidos no território amazônico, ampliam os conceitos de arte e estética, denunciam práticas racistas e patriarcais e criticam a exploração do trabalho humano e da natureza no capitalismo. |
id |
UFPR-4_33545244902bfd014b2860124b4aa671 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/85819 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Entre a colonialidade e a decolonialidade: Memórias docentes na educação básica da Amazônia brasileiraEducação; Tópicos específicos de EducaçãoCultura Popular; Memória; Pedagogias Decoloniais; AmazôniaCurrículo; Práticas Pedagógicas; Sociologia da EducaçãoNeste artigo analisamos as memórias profissionais de docentes da educação básica que em sua prática pedagógica relacionam conhecimento escolar e cultura popular no contexto da complexidade sociocultural da Amazônia brasileira. Além de exercerem o magistério, os sujeitos da pesquisa são produtores de cultura popular, engajados em manifestações artísticas de minorias sociais da região amazônica. Metodologicamente, as memórias narradas pelos/as professores/as foram apreendidas com base nas orientações da história oral e a análise se fundamenta no pensamento decolonial. A pesquisa concluiu que a escola é atravessada pelo fenômeno da colonialidade e, consequentemente, regida por uma epistemologia monocultural que marginaliza os conhecimentos produzidos pelas populações que foram vítimas do colonialismo. Entretanto, contraditoriamente, os protagonistas da pesquisa, com suas vivências no âmbito da cultura popular, colocam em questão os conhecimentos socializados nesta instituição e, mediatizados pelo diálogo com os saberes produzidos no território amazônico, ampliam os conceitos de arte e estética, denunciam práticas racistas e patriarcais e criticam a exploração do trabalho humano e da natureza no capitalismo.UFPRCordeiro, Albert Alan de SousaAraújo, Sônia Maria da Silva2023-10-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/85819Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e85819Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e85819Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e858191984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/85819/50416Direitos autorais 2023 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-12T13:14:15Zoai:revistas.ufpr.br:article/85819Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2023-12-12T13:14:15Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entre a colonialidade e a decolonialidade: Memórias docentes na educação básica da Amazônia brasileira |
title |
Entre a colonialidade e a decolonialidade: Memórias docentes na educação básica da Amazônia brasileira |
spellingShingle |
Entre a colonialidade e a decolonialidade: Memórias docentes na educação básica da Amazônia brasileira Cordeiro, Albert Alan de Sousa Educação; Tópicos específicos de Educação Cultura Popular; Memória; Pedagogias Decoloniais; Amazônia Currículo; Práticas Pedagógicas; Sociologia da Educação |
title_short |
Entre a colonialidade e a decolonialidade: Memórias docentes na educação básica da Amazônia brasileira |
title_full |
Entre a colonialidade e a decolonialidade: Memórias docentes na educação básica da Amazônia brasileira |
title_fullStr |
Entre a colonialidade e a decolonialidade: Memórias docentes na educação básica da Amazônia brasileira |
title_full_unstemmed |
Entre a colonialidade e a decolonialidade: Memórias docentes na educação básica da Amazônia brasileira |
title_sort |
Entre a colonialidade e a decolonialidade: Memórias docentes na educação básica da Amazônia brasileira |
author |
Cordeiro, Albert Alan de Sousa |
author_facet |
Cordeiro, Albert Alan de Sousa Araújo, Sônia Maria da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Araújo, Sônia Maria da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cordeiro, Albert Alan de Sousa Araújo, Sônia Maria da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Tópicos específicos de Educação Cultura Popular; Memória; Pedagogias Decoloniais; Amazônia Currículo; Práticas Pedagógicas; Sociologia da Educação |
topic |
Educação; Tópicos específicos de Educação Cultura Popular; Memória; Pedagogias Decoloniais; Amazônia Currículo; Práticas Pedagógicas; Sociologia da Educação |
description |
Neste artigo analisamos as memórias profissionais de docentes da educação básica que em sua prática pedagógica relacionam conhecimento escolar e cultura popular no contexto da complexidade sociocultural da Amazônia brasileira. Além de exercerem o magistério, os sujeitos da pesquisa são produtores de cultura popular, engajados em manifestações artísticas de minorias sociais da região amazônica. Metodologicamente, as memórias narradas pelos/as professores/as foram apreendidas com base nas orientações da história oral e a análise se fundamenta no pensamento decolonial. A pesquisa concluiu que a escola é atravessada pelo fenômeno da colonialidade e, consequentemente, regida por uma epistemologia monocultural que marginaliza os conhecimentos produzidos pelas populações que foram vítimas do colonialismo. Entretanto, contraditoriamente, os protagonistas da pesquisa, com suas vivências no âmbito da cultura popular, colocam em questão os conhecimentos socializados nesta instituição e, mediatizados pelo diálogo com os saberes produzidos no território amazônico, ampliam os conceitos de arte e estética, denunciam práticas racistas e patriarcais e criticam a exploração do trabalho humano e da natureza no capitalismo. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-06 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/85819 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/85819 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/85819/50416 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2023 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2023 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e85819 Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e85819 Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e85819 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711900804579328 |