Desastres no Brasil? Práticas e abordagens em educação em redução de riscos e desastres

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matsuo, Patricia Mie
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, Rosana Louro Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/78161
Resumo: Nossa sociedade enfrenta desastres simultâneos. Em meio à pandemia, inundações, deslizamentos de terra e incêndios florestais fazem parte da realidade de milhões de brasileiros. Partindo de referenciais de Educação Ambiental Crítica e Sociedade de Risco, o objetivo deste trabalho foi analisar o perfil das escolas e as abordagens de Educação em Redução de Riscos e Desastres (ERRD) adotadas em 127 práticas inscritas na Campanha #AprenderParaPrevenir. As práticas de ERRD foram desenvolvidas majoritariamente em escolas públicas e em todas as etapas de ensino. Para melhor caracterizar essas práticas, foi construída uma mandala de ERRD que apresenta as principais modalidades e recursos didáticos adotados em cinco perspectivas de abordagens, a saber: Expositiva, Comunicativa, Experiencial, Investigativa e Cidadã. No propósito de educarmos em sociedades de risco e desastres socioambientais, apresentamos algumas reflexões: i) desnaturalizar os desastres e compreendê-los como uma construção social e cultural; ii) formar sociedades críticas e resilientes, capazes de lidar com incertezas da vida; iii) adotar uma perspectiva local e; iv) reconhecer as escolas como produtoras de conhecimentos. As comunidades de aprendizagem em ERRD estabelecidas entre escolas, defesas civis e universidades proporcionam aprendizados para todas/todos, particularmente nesta temática recente e desafiadora no contexto escolar, e que tem demandado de professoras/ professores a produção de novas práticas pedagógicas e esforços colaborativos entre os saberes, gerações e instituições.
id UFPR-4_38e72e93d4749d441ea68807491b2f37
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/78161
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Desastres no Brasil? Práticas e abordagens em educação em redução de riscos e desastresEducação; Ensino-AprendizagemEducação ambiental. Educação em redução de riscos e desastres. Sociedade de risco. Comunidade de aprendizagem. Mandala.EducaçãoNossa sociedade enfrenta desastres simultâneos. Em meio à pandemia, inundações, deslizamentos de terra e incêndios florestais fazem parte da realidade de milhões de brasileiros. Partindo de referenciais de Educação Ambiental Crítica e Sociedade de Risco, o objetivo deste trabalho foi analisar o perfil das escolas e as abordagens de Educação em Redução de Riscos e Desastres (ERRD) adotadas em 127 práticas inscritas na Campanha #AprenderParaPrevenir. As práticas de ERRD foram desenvolvidas majoritariamente em escolas públicas e em todas as etapas de ensino. Para melhor caracterizar essas práticas, foi construída uma mandala de ERRD que apresenta as principais modalidades e recursos didáticos adotados em cinco perspectivas de abordagens, a saber: Expositiva, Comunicativa, Experiencial, Investigativa e Cidadã. No propósito de educarmos em sociedades de risco e desastres socioambientais, apresentamos algumas reflexões: i) desnaturalizar os desastres e compreendê-los como uma construção social e cultural; ii) formar sociedades críticas e resilientes, capazes de lidar com incertezas da vida; iii) adotar uma perspectiva local e; iv) reconhecer as escolas como produtoras de conhecimentos. As comunidades de aprendizagem em ERRD estabelecidas entre escolas, defesas civis e universidades proporcionam aprendizados para todas/todos, particularmente nesta temática recente e desafiadora no contexto escolar, e que tem demandado de professoras/ professores a produção de novas práticas pedagógicas e esforços colaborativos entre os saberes, gerações e instituições.UFPRConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoMatsuo, Patricia MieSilva, Rosana Louro Ferreira2021-10-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/78161Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 20211984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/78161/44980https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/78161/44981Direitos autorais 2021 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-01T00:17:21Zoai:revistas.ufpr.br:article/78161Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2022-09-01T00:17:21Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Desastres no Brasil? Práticas e abordagens em educação em redução de riscos e desastres
title Desastres no Brasil? Práticas e abordagens em educação em redução de riscos e desastres
spellingShingle Desastres no Brasil? Práticas e abordagens em educação em redução de riscos e desastres
Matsuo, Patricia Mie
Educação; Ensino-Aprendizagem
Educação ambiental. Educação em redução de riscos e desastres. Sociedade de risco. Comunidade de aprendizagem. Mandala.
Educação
title_short Desastres no Brasil? Práticas e abordagens em educação em redução de riscos e desastres
title_full Desastres no Brasil? Práticas e abordagens em educação em redução de riscos e desastres
title_fullStr Desastres no Brasil? Práticas e abordagens em educação em redução de riscos e desastres
title_full_unstemmed Desastres no Brasil? Práticas e abordagens em educação em redução de riscos e desastres
title_sort Desastres no Brasil? Práticas e abordagens em educação em redução de riscos e desastres
author Matsuo, Patricia Mie
author_facet Matsuo, Patricia Mie
Silva, Rosana Louro Ferreira
author_role author
author2 Silva, Rosana Louro Ferreira
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
dc.contributor.author.fl_str_mv Matsuo, Patricia Mie
Silva, Rosana Louro Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Ensino-Aprendizagem
Educação ambiental. Educação em redução de riscos e desastres. Sociedade de risco. Comunidade de aprendizagem. Mandala.
Educação
topic Educação; Ensino-Aprendizagem
Educação ambiental. Educação em redução de riscos e desastres. Sociedade de risco. Comunidade de aprendizagem. Mandala.
Educação
description Nossa sociedade enfrenta desastres simultâneos. Em meio à pandemia, inundações, deslizamentos de terra e incêndios florestais fazem parte da realidade de milhões de brasileiros. Partindo de referenciais de Educação Ambiental Crítica e Sociedade de Risco, o objetivo deste trabalho foi analisar o perfil das escolas e as abordagens de Educação em Redução de Riscos e Desastres (ERRD) adotadas em 127 práticas inscritas na Campanha #AprenderParaPrevenir. As práticas de ERRD foram desenvolvidas majoritariamente em escolas públicas e em todas as etapas de ensino. Para melhor caracterizar essas práticas, foi construída uma mandala de ERRD que apresenta as principais modalidades e recursos didáticos adotados em cinco perspectivas de abordagens, a saber: Expositiva, Comunicativa, Experiencial, Investigativa e Cidadã. No propósito de educarmos em sociedades de risco e desastres socioambientais, apresentamos algumas reflexões: i) desnaturalizar os desastres e compreendê-los como uma construção social e cultural; ii) formar sociedades críticas e resilientes, capazes de lidar com incertezas da vida; iii) adotar uma perspectiva local e; iv) reconhecer as escolas como produtoras de conhecimentos. As comunidades de aprendizagem em ERRD estabelecidas entre escolas, defesas civis e universidades proporcionam aprendizados para todas/todos, particularmente nesta temática recente e desafiadora no contexto escolar, e que tem demandado de professoras/ professores a produção de novas práticas pedagógicas e esforços colaborativos entre os saberes, gerações e instituições.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-25
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/78161
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/78161
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/78161/44980
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/78161/44981
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021
Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021
Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711899807383552