Educação para Redução de Riscos e Desastres: Experiências Formais e Não Formais no Estado do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marchezini, Victor
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Mendonça, Marcos Barreto de, Sato, Anderson Mululo, Rosa, Teresa Cristina da Silva, Abelheira, Marcelo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Anuário do Instituto de Geociências (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufrj.br/index.php/aigeo/article/view/31322
Resumo: O Marco de Ação de Hyogo, adotado em 2005, e o Marco de Ação de Sendai, publicado em 2015, recomendam uma série de ações para a redução de risco de desastres (RRD), incluindo a necessidade de criação, pelos países, de estratégias educativas no tema, voltadas a diferentes públicos. Apesar disso, a produção científica no tema ainda é incipiente, sobretudo no Brasil. O objetivo deste artigo é descrever e analisar algumas iniciativas de educação em RRD, formais e não-formais, no Estado do Rio de Janeiro, um dos estados mais atingidos por desastres no Brasil. As cinco experiências analisadas compartilham algumas dimensões de planejamento e implementação, considerando os diferentes sujeitos da ensinagem. Os resultados apontam para a necessidade de maior envolvimento do setor educativo no tema,com vistas a criar uma rede de educadores (as).
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