Avaliação da alfabetização no Espírito Santo: uma análise do Paebes Alfa entre 2009 e 2017
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/79277 |
Resumo: | Este artigo faz uma análise do Paebes Alfa, o programa de avaliação da alfabetização do estado do Espírito Santo, entre os anos de 2009 e 2017. Para tanto, foi proposto um conjunto de dez critérios para análise e descrição do programa, algo não encontrado na literatura educacional, cujo mapeamento mostrou a ausência de estudos dessa natureza. O estudo contou com detalhada pesquisa bibliográfica e documental, além de entrevistas com gestores e especialistas que trabalharam com o programa ao longo do período analisado. Espera-se que este trabalho seja capaz de servir como ponto de partida para pesquisas que se interessam pela análise e compreensão de programas de avaliação da alfabetização no Brasil, ajudando a preencher a atual lacuna observada na literatura especializada. |
id |
UFPR-4_3ca75e2a55768e62320be41bf8d50170 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/79277 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação da alfabetização no Espírito Santo: uma análise do Paebes Alfa entre 2009 e 2017Educação. Política Educacional. Planejamento e Avaliação Educacionalavaliação da alfabetização; Paebes Alfa; avaliação educacionalPlanejamento e Avaliação EducacionalEste artigo faz uma análise do Paebes Alfa, o programa de avaliação da alfabetização do estado do Espírito Santo, entre os anos de 2009 e 2017. Para tanto, foi proposto um conjunto de dez critérios para análise e descrição do programa, algo não encontrado na literatura educacional, cujo mapeamento mostrou a ausência de estudos dessa natureza. O estudo contou com detalhada pesquisa bibliográfica e documental, além de entrevistas com gestores e especialistas que trabalharam com o programa ao longo do período analisado. Espera-se que este trabalho seja capaz de servir como ponto de partida para pesquisas que se interessam pela análise e compreensão de programas de avaliação da alfabetização no Brasil, ajudando a preencher a atual lacuna observada na literatura especializada.UFPRRezende, Wagner Silveira2021-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/79277Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 20211984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/79277/45245https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/79277/45246https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/79277/48177https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/79277/48178Direitos autorais 2021 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-01T00:17:21Zoai:revistas.ufpr.br:article/79277Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2022-09-01T00:17:21Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação da alfabetização no Espírito Santo: uma análise do Paebes Alfa entre 2009 e 2017 |
title |
Avaliação da alfabetização no Espírito Santo: uma análise do Paebes Alfa entre 2009 e 2017 |
spellingShingle |
Avaliação da alfabetização no Espírito Santo: uma análise do Paebes Alfa entre 2009 e 2017 Rezende, Wagner Silveira Educação. Política Educacional. Planejamento e Avaliação Educacional avaliação da alfabetização; Paebes Alfa; avaliação educacional Planejamento e Avaliação Educacional |
title_short |
Avaliação da alfabetização no Espírito Santo: uma análise do Paebes Alfa entre 2009 e 2017 |
title_full |
Avaliação da alfabetização no Espírito Santo: uma análise do Paebes Alfa entre 2009 e 2017 |
title_fullStr |
Avaliação da alfabetização no Espírito Santo: uma análise do Paebes Alfa entre 2009 e 2017 |
title_full_unstemmed |
Avaliação da alfabetização no Espírito Santo: uma análise do Paebes Alfa entre 2009 e 2017 |
title_sort |
Avaliação da alfabetização no Espírito Santo: uma análise do Paebes Alfa entre 2009 e 2017 |
author |
Rezende, Wagner Silveira |
author_facet |
Rezende, Wagner Silveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rezende, Wagner Silveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação. Política Educacional. Planejamento e Avaliação Educacional avaliação da alfabetização; Paebes Alfa; avaliação educacional Planejamento e Avaliação Educacional |
topic |
Educação. Política Educacional. Planejamento e Avaliação Educacional avaliação da alfabetização; Paebes Alfa; avaliação educacional Planejamento e Avaliação Educacional |
description |
Este artigo faz uma análise do Paebes Alfa, o programa de avaliação da alfabetização do estado do Espírito Santo, entre os anos de 2009 e 2017. Para tanto, foi proposto um conjunto de dez critérios para análise e descrição do programa, algo não encontrado na literatura educacional, cujo mapeamento mostrou a ausência de estudos dessa natureza. O estudo contou com detalhada pesquisa bibliográfica e documental, além de entrevistas com gestores e especialistas que trabalharam com o programa ao longo do período analisado. Espera-se que este trabalho seja capaz de servir como ponto de partida para pesquisas que se interessam pela análise e compreensão de programas de avaliação da alfabetização no Brasil, ajudando a preencher a atual lacuna observada na literatura especializada. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-06 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/79277 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/79277 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/79277/45245 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/79277/45246 https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/79277/48177 https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/79277/48178 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021 Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021 Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711900288679936 |