Teaching and Learning Chemistry: the perception of high school teachers

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quadros, Ana Luiza de
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Silva, Dayse Carvalho da, Andrade, Frank Pereira de, Aleme, Helga Gabriela, Oliveira, Sheila Rodrigues, Silva, Gilson de Freitas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/16505
Resumo: O presente trabalho buscou investigar a percepção dos professores da educação básica sobre as práticas pedagógicas em sala de aula e na escola, as dificuldades enfrentadas e as possíveis maneiras de solucioná-las, assim como as formas por eles utilizadas para se manterem atualizados. A investigação envolveu 93 professores do Ensino Médio de escolas do estado de Minas Gerais, durante a realização da Olimpíada Mineira de Química (OMQ) 2008. A análise dos comentários feitos pelos professores, no instrumento de coleta de dados utilizado, mostrou que os mesmos tendem a associar as dificuldades que enfrentam principalmente à escola, aos alunos e a questões externas à escola, ou seja, não se assumem como parte dos problemas. Percebemos, também, que associam as principais melhorias na educação básica à infra-estrutura da escola e que nem todos participaram de eventos que promovessem a atualização profissional nos últimos dois anos.
id UFPR-4_3dca65111e6ac7171dcdcd765c6f7b9f
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/16505
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Teaching and Learning Chemistry: the perception of high school teachersEnsinar e aprender Química: a percepção de professores de Ensino MédioEducação; Ensino-Aprendizagem; Formação de ProfessoresFormação de Profesores; Química; Ensino-AprendizagemEducaçãoO presente trabalho buscou investigar a percepção dos professores da educação básica sobre as práticas pedagógicas em sala de aula e na escola, as dificuldades enfrentadas e as possíveis maneiras de solucioná-las, assim como as formas por eles utilizadas para se manterem atualizados. A investigação envolveu 93 professores do Ensino Médio de escolas do estado de Minas Gerais, durante a realização da Olimpíada Mineira de Química (OMQ) 2008. A análise dos comentários feitos pelos professores, no instrumento de coleta de dados utilizado, mostrou que os mesmos tendem a associar as dificuldades que enfrentam principalmente à escola, aos alunos e a questões externas à escola, ou seja, não se assumem como parte dos problemas. Percebemos, também, que associam as principais melhorias na educação básica à infra-estrutura da escola e que nem todos participaram de eventos que promovessem a atualização profissional nos últimos dois anos.The present study aimed at investigating the perception of high school teachers in pedagogical practices in classrooms and in schools. It evaluates the difficulties encountered by teachers and possible ways to solve them, as well as how teachers keep themselves up to date. The research involved 93 high school teachers in the schools of the state of Minas Gerais, during the Chemistry Olympiad of the State of Minas Gerais  (OMQ) 2008. The analysis of teachers’ comments showed that they tend to associate the problems they encounter to school, students and questions outside the school, in other words, they do not  see themselves as part of the problems. We perceive that teachers associate most improvements in education to school facilities and that they have not participated in upgrading courses, meetings or other discussions, as a means of professional updating in the last two years.UFPRFAPEMIGQuadros, Ana Luiza deSilva, Dayse Carvalho daAndrade, Frank Pereira deAleme, Helga GabrielaOliveira, Sheila RodriguesSilva, Gilson de Freitas2011-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/16505Educar em Revista; v. 27, n. 40 (2011); p. 159-176Educar em Revista; v. 27, n. 40 (2011); p. 159-176Educar em Revista; v. 27, n. 40 (2011); p. 159-1761984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/16505/16286https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/16505/30946info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T23:53:12Zoai:revistas.ufpr.br:article/16505Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T23:53:12Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Teaching and Learning Chemistry: the perception of high school teachers
Ensinar e aprender Química: a percepção de professores de Ensino Médio
title Teaching and Learning Chemistry: the perception of high school teachers
spellingShingle Teaching and Learning Chemistry: the perception of high school teachers
Quadros, Ana Luiza de
Educação; Ensino-Aprendizagem; Formação de Professores
Formação de Profesores; Química; Ensino-Aprendizagem
Educação
title_short Teaching and Learning Chemistry: the perception of high school teachers
title_full Teaching and Learning Chemistry: the perception of high school teachers
title_fullStr Teaching and Learning Chemistry: the perception of high school teachers
title_full_unstemmed Teaching and Learning Chemistry: the perception of high school teachers
title_sort Teaching and Learning Chemistry: the perception of high school teachers
author Quadros, Ana Luiza de
author_facet Quadros, Ana Luiza de
Silva, Dayse Carvalho da
Andrade, Frank Pereira de
Aleme, Helga Gabriela
Oliveira, Sheila Rodrigues
Silva, Gilson de Freitas
author_role author
author2 Silva, Dayse Carvalho da
Andrade, Frank Pereira de
Aleme, Helga Gabriela
Oliveira, Sheila Rodrigues
Silva, Gilson de Freitas
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv FAPEMIG
dc.contributor.author.fl_str_mv Quadros, Ana Luiza de
Silva, Dayse Carvalho da
Andrade, Frank Pereira de
Aleme, Helga Gabriela
Oliveira, Sheila Rodrigues
Silva, Gilson de Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Ensino-Aprendizagem; Formação de Professores
Formação de Profesores; Química; Ensino-Aprendizagem
Educação
topic Educação; Ensino-Aprendizagem; Formação de Professores
Formação de Profesores; Química; Ensino-Aprendizagem
Educação
description O presente trabalho buscou investigar a percepção dos professores da educação básica sobre as práticas pedagógicas em sala de aula e na escola, as dificuldades enfrentadas e as possíveis maneiras de solucioná-las, assim como as formas por eles utilizadas para se manterem atualizados. A investigação envolveu 93 professores do Ensino Médio de escolas do estado de Minas Gerais, durante a realização da Olimpíada Mineira de Química (OMQ) 2008. A análise dos comentários feitos pelos professores, no instrumento de coleta de dados utilizado, mostrou que os mesmos tendem a associar as dificuldades que enfrentam principalmente à escola, aos alunos e a questões externas à escola, ou seja, não se assumem como parte dos problemas. Percebemos, também, que associam as principais melhorias na educação básica à infra-estrutura da escola e que nem todos participaram de eventos que promovessem a atualização profissional nos últimos dois anos.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-05-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/16505
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/16505
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/16505/16286
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/16505/30946
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 27, n. 40 (2011); p. 159-176
Educar em Revista; v. 27, n. 40 (2011); p. 159-176
Educar em Revista; v. 27, n. 40 (2011); p. 159-176
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711902025121792