Teaching and Learning Chemistry: the perception of high school teachers
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/16505 |
Resumo: | O presente trabalho buscou investigar a percepção dos professores da educação básica sobre as práticas pedagógicas em sala de aula e na escola, as dificuldades enfrentadas e as possíveis maneiras de solucioná-las, assim como as formas por eles utilizadas para se manterem atualizados. A investigação envolveu 93 professores do Ensino Médio de escolas do estado de Minas Gerais, durante a realização da Olimpíada Mineira de Química (OMQ) 2008. A análise dos comentários feitos pelos professores, no instrumento de coleta de dados utilizado, mostrou que os mesmos tendem a associar as dificuldades que enfrentam principalmente à escola, aos alunos e a questões externas à escola, ou seja, não se assumem como parte dos problemas. Percebemos, também, que associam as principais melhorias na educação básica à infra-estrutura da escola e que nem todos participaram de eventos que promovessem a atualização profissional nos últimos dois anos. |
id |
UFPR-4_3dca65111e6ac7171dcdcd765c6f7b9f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/16505 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Teaching and Learning Chemistry: the perception of high school teachersEnsinar e aprender Química: a percepção de professores de Ensino MédioEducação; Ensino-Aprendizagem; Formação de ProfessoresFormação de Profesores; Química; Ensino-AprendizagemEducaçãoO presente trabalho buscou investigar a percepção dos professores da educação básica sobre as práticas pedagógicas em sala de aula e na escola, as dificuldades enfrentadas e as possíveis maneiras de solucioná-las, assim como as formas por eles utilizadas para se manterem atualizados. A investigação envolveu 93 professores do Ensino Médio de escolas do estado de Minas Gerais, durante a realização da Olimpíada Mineira de Química (OMQ) 2008. A análise dos comentários feitos pelos professores, no instrumento de coleta de dados utilizado, mostrou que os mesmos tendem a associar as dificuldades que enfrentam principalmente à escola, aos alunos e a questões externas à escola, ou seja, não se assumem como parte dos problemas. Percebemos, também, que associam as principais melhorias na educação básica à infra-estrutura da escola e que nem todos participaram de eventos que promovessem a atualização profissional nos últimos dois anos.The present study aimed at investigating the perception of high school teachers in pedagogical practices in classrooms and in schools. It evaluates the difficulties encountered by teachers and possible ways to solve them, as well as how teachers keep themselves up to date. The research involved 93 high school teachers in the schools of the state of Minas Gerais, during the Chemistry Olympiad of the State of Minas Gerais (OMQ) 2008. The analysis of teachers’ comments showed that they tend to associate the problems they encounter to school, students and questions outside the school, in other words, they do not see themselves as part of the problems. We perceive that teachers associate most improvements in education to school facilities and that they have not participated in upgrading courses, meetings or other discussions, as a means of professional updating in the last two years.UFPRFAPEMIGQuadros, Ana Luiza deSilva, Dayse Carvalho daAndrade, Frank Pereira deAleme, Helga GabrielaOliveira, Sheila RodriguesSilva, Gilson de Freitas2011-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/16505Educar em Revista; v. 27, n. 40 (2011); p. 159-176Educar em Revista; v. 27, n. 40 (2011); p. 159-176Educar em Revista; v. 27, n. 40 (2011); p. 159-1761984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/16505/16286https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/16505/30946info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T23:53:12Zoai:revistas.ufpr.br:article/16505Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T23:53:12Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Teaching and Learning Chemistry: the perception of high school teachers Ensinar e aprender Química: a percepção de professores de Ensino Médio |
title |
Teaching and Learning Chemistry: the perception of high school teachers |
spellingShingle |
Teaching and Learning Chemistry: the perception of high school teachers Quadros, Ana Luiza de Educação; Ensino-Aprendizagem; Formação de Professores Formação de Profesores; Química; Ensino-Aprendizagem Educação |
title_short |
Teaching and Learning Chemistry: the perception of high school teachers |
title_full |
Teaching and Learning Chemistry: the perception of high school teachers |
title_fullStr |
Teaching and Learning Chemistry: the perception of high school teachers |
title_full_unstemmed |
Teaching and Learning Chemistry: the perception of high school teachers |
title_sort |
Teaching and Learning Chemistry: the perception of high school teachers |
author |
Quadros, Ana Luiza de |
author_facet |
Quadros, Ana Luiza de Silva, Dayse Carvalho da Andrade, Frank Pereira de Aleme, Helga Gabriela Oliveira, Sheila Rodrigues Silva, Gilson de Freitas |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Dayse Carvalho da Andrade, Frank Pereira de Aleme, Helga Gabriela Oliveira, Sheila Rodrigues Silva, Gilson de Freitas |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
FAPEMIG |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Quadros, Ana Luiza de Silva, Dayse Carvalho da Andrade, Frank Pereira de Aleme, Helga Gabriela Oliveira, Sheila Rodrigues Silva, Gilson de Freitas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Ensino-Aprendizagem; Formação de Professores Formação de Profesores; Química; Ensino-Aprendizagem Educação |
topic |
Educação; Ensino-Aprendizagem; Formação de Professores Formação de Profesores; Química; Ensino-Aprendizagem Educação |
description |
O presente trabalho buscou investigar a percepção dos professores da educação básica sobre as práticas pedagógicas em sala de aula e na escola, as dificuldades enfrentadas e as possíveis maneiras de solucioná-las, assim como as formas por eles utilizadas para se manterem atualizados. A investigação envolveu 93 professores do Ensino Médio de escolas do estado de Minas Gerais, durante a realização da Olimpíada Mineira de Química (OMQ) 2008. A análise dos comentários feitos pelos professores, no instrumento de coleta de dados utilizado, mostrou que os mesmos tendem a associar as dificuldades que enfrentam principalmente à escola, aos alunos e a questões externas à escola, ou seja, não se assumem como parte dos problemas. Percebemos, também, que associam as principais melhorias na educação básica à infra-estrutura da escola e que nem todos participaram de eventos que promovessem a atualização profissional nos últimos dois anos. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-05-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/16505 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/16505 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/16505/16286 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/16505/30946 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 27, n. 40 (2011); p. 159-176 Educar em Revista; v. 27, n. 40 (2011); p. 159-176 Educar em Revista; v. 27, n. 40 (2011); p. 159-176 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711902025121792 |