Vivências de bebês no contexto de um berçário em Belo Horizonte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Viviane Tolentino da
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Goulart, Maria Inês Mafra, Neves, Vanessa Ferraz Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/82743
Resumo: Este artigo analisa as vivências de um grupo de bebês inseridos/as em um contexto coletivo de educação e cuidados. Com base no diálogo entre a Teoria Histórico-Cultural e a Etnografia em Educação, acompanhamos um grupo de 13 bebês, com idades entre 10 meses a 1 ano e 2 meses, durante seis meses, visando o conhecimento das suas vivências nesse contexto. O material empírico foi construído por meio de registros fílmicos, fotográficos, anotações em diário de campo e entrevistas semiestruturadas com professoras. Os/as bebês se aproximaram provocados pelo toque corporal, pelos artefatos e iniciaram brincadeiras no berçário. Argumentamos que a aproximação pode ser compreendida como o movimento realizado pelos/as bebês, constituindo um campo de sentidos por meio das vivências naquele contexto e possibilitando a relação entre eles/as. Selecionamos um caso expressivo das vivências de dois bebês, Ícaro e Giulia. Tais vivências revelaram atos de cuidado pelos quais os dois bebês iniciaram e sustentaram suas relações no espaço educacional. As análises revelam (i) a força atrativa dos artefatos culturais; (ii) a diversidade de atividades elencadas na rotina do berçário; (iii) a preciosidade da relação com as professoras; (iv) a fugacidade da dinâmica interativa dos bebês.
id UFPR-4_3e77e0323d8e47366c21ac31f896e2d1
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/82743
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Vivências de bebês no contexto de um berçário em Belo HorizonteEducação Infantil; Teoria Histórico- Cultural; Etnografia em EducaçãoBebês; Educação Infantil; Vivência; Etnografia em Educação; Teoria Histórico-Cultural.Relações Interpessoais; Educação Pré-EscolarEste artigo analisa as vivências de um grupo de bebês inseridos/as em um contexto coletivo de educação e cuidados. Com base no diálogo entre a Teoria Histórico-Cultural e a Etnografia em Educação, acompanhamos um grupo de 13 bebês, com idades entre 10 meses a 1 ano e 2 meses, durante seis meses, visando o conhecimento das suas vivências nesse contexto. O material empírico foi construído por meio de registros fílmicos, fotográficos, anotações em diário de campo e entrevistas semiestruturadas com professoras. Os/as bebês se aproximaram provocados pelo toque corporal, pelos artefatos e iniciaram brincadeiras no berçário. Argumentamos que a aproximação pode ser compreendida como o movimento realizado pelos/as bebês, constituindo um campo de sentidos por meio das vivências naquele contexto e possibilitando a relação entre eles/as. Selecionamos um caso expressivo das vivências de dois bebês, Ícaro e Giulia. Tais vivências revelaram atos de cuidado pelos quais os dois bebês iniciaram e sustentaram suas relações no espaço educacional. As análises revelam (i) a força atrativa dos artefatos culturais; (ii) a diversidade de atividades elencadas na rotina do berçário; (iii) a preciosidade da relação com as professoras; (iv) a fugacidade da dinâmica interativa dos bebês.UFPRConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ)da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)Silva, Viviane Tolentino daGoulart, Maria Inês MafraNeves, Vanessa Ferraz Almeida2023-05-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/82743Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e82743Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e82743Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e827431984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/82743/48998https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/82743/49003Direitos autorais 2023 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-12T13:13:15Zoai:revistas.ufpr.br:article/82743Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2023-12-12T13:13:15Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Vivências de bebês no contexto de um berçário em Belo Horizonte
title Vivências de bebês no contexto de um berçário em Belo Horizonte
spellingShingle Vivências de bebês no contexto de um berçário em Belo Horizonte
Silva, Viviane Tolentino da
Educação Infantil; Teoria Histórico- Cultural; Etnografia em Educação
Bebês; Educação Infantil; Vivência; Etnografia em Educação; Teoria Histórico-Cultural.
Relações Interpessoais; Educação Pré-Escolar
title_short Vivências de bebês no contexto de um berçário em Belo Horizonte
title_full Vivências de bebês no contexto de um berçário em Belo Horizonte
title_fullStr Vivências de bebês no contexto de um berçário em Belo Horizonte
title_full_unstemmed Vivências de bebês no contexto de um berçário em Belo Horizonte
title_sort Vivências de bebês no contexto de um berçário em Belo Horizonte
author Silva, Viviane Tolentino da
author_facet Silva, Viviane Tolentino da
Goulart, Maria Inês Mafra
Neves, Vanessa Ferraz Almeida
author_role author
author2 Goulart, Maria Inês Mafra
Neves, Vanessa Ferraz Almeida
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ)
da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Viviane Tolentino da
Goulart, Maria Inês Mafra
Neves, Vanessa Ferraz Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil; Teoria Histórico- Cultural; Etnografia em Educação
Bebês; Educação Infantil; Vivência; Etnografia em Educação; Teoria Histórico-Cultural.
Relações Interpessoais; Educação Pré-Escolar
topic Educação Infantil; Teoria Histórico- Cultural; Etnografia em Educação
Bebês; Educação Infantil; Vivência; Etnografia em Educação; Teoria Histórico-Cultural.
Relações Interpessoais; Educação Pré-Escolar
description Este artigo analisa as vivências de um grupo de bebês inseridos/as em um contexto coletivo de educação e cuidados. Com base no diálogo entre a Teoria Histórico-Cultural e a Etnografia em Educação, acompanhamos um grupo de 13 bebês, com idades entre 10 meses a 1 ano e 2 meses, durante seis meses, visando o conhecimento das suas vivências nesse contexto. O material empírico foi construído por meio de registros fílmicos, fotográficos, anotações em diário de campo e entrevistas semiestruturadas com professoras. Os/as bebês se aproximaram provocados pelo toque corporal, pelos artefatos e iniciaram brincadeiras no berçário. Argumentamos que a aproximação pode ser compreendida como o movimento realizado pelos/as bebês, constituindo um campo de sentidos por meio das vivências naquele contexto e possibilitando a relação entre eles/as. Selecionamos um caso expressivo das vivências de dois bebês, Ícaro e Giulia. Tais vivências revelaram atos de cuidado pelos quais os dois bebês iniciaram e sustentaram suas relações no espaço educacional. As análises revelam (i) a força atrativa dos artefatos culturais; (ii) a diversidade de atividades elencadas na rotina do berçário; (iii) a preciosidade da relação com as professoras; (iv) a fugacidade da dinâmica interativa dos bebês.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-22
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/82743
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/82743
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/82743/48998
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/82743/49003
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e82743
Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e82743
Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e82743
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711900780462080