Geração de estilos cognitivos de aprendizagem de negociadores empresariais para adaptação de ensino tutorializado na web

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Madeira, Milton J.P.
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Wainer, Ricardo, Verdin, Regina, Alchieri, João C., Diehl, Eduardo K.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/46645
Resumo: A presente pesquisa foi desenvolvida no cerne do projeto multidisciplinar e multinstitucional "Tapejara" - Sistemas Inteligentes de Ensino na Internet-. O artigo apresenta os Estilos Cognitivos de Aprendizagem gerados a partir dos resultados da aplicação do Teste Ross e da Bateria de Provas de Raciocínio BPR-5 numa amostra de funcionários da população-alvo do Curso de Negociação Empresarial a ser ministrado pela empresa parceira de telecomunicações. Os resultados da testagem cognitiva foram submetidos a análises fatoriais e, a seguir, a uma análise de cluster que, com seus respectivos dendogramas, possibilitaram o agrupamento da população em cinco grandes grupos a saber: Analógico-analítico, Concreto-genérico, Dedutivo-avaliativo, Relacional-sintético e Sintético-avaliativo. Os Estilos Cognitivos de Aprendizagem permitirão a Modelagem Cognitiva do Agente-Aprendiz que possibilitará um ensino tutorial adaptado às necessidades próprias de cada estilo cognitivo, e que assista eficazmente o aprendizado de forma assíncrona e individualizada.
id USP-22_f97fd7e8e7fdebd27c38b16815ae6ba6
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/46645
network_acronym_str USP-22
network_name_str Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
repository_id_str
spelling Geração de estilos cognitivos de aprendizagem de negociadores empresariais para adaptação de ensino tutorializado na webGeneration and conceptualization of cognitive styles of learning of enterprise negotiators for adaptation of tutorial teaching in the webCognitive StylesIntelligent Tutoring SystemLong-Distance Education Enterprise NegotiatorsEstilos CognitivosTutores InteligentesEnsino a DistânciaNegociação EmpresarialA presente pesquisa foi desenvolvida no cerne do projeto multidisciplinar e multinstitucional "Tapejara" - Sistemas Inteligentes de Ensino na Internet-. O artigo apresenta os Estilos Cognitivos de Aprendizagem gerados a partir dos resultados da aplicação do Teste Ross e da Bateria de Provas de Raciocínio BPR-5 numa amostra de funcionários da população-alvo do Curso de Negociação Empresarial a ser ministrado pela empresa parceira de telecomunicações. Os resultados da testagem cognitiva foram submetidos a análises fatoriais e, a seguir, a uma análise de cluster que, com seus respectivos dendogramas, possibilitaram o agrupamento da população em cinco grandes grupos a saber: Analógico-analítico, Concreto-genérico, Dedutivo-avaliativo, Relacional-sintético e Sintético-avaliativo. Os Estilos Cognitivos de Aprendizagem permitirão a Modelagem Cognitiva do Agente-Aprendiz que possibilitará um ensino tutorial adaptado às necessidades próprias de cada estilo cognitivo, e que assista eficazmente o aprendizado de forma assíncrona e individualizada.This article presents a research developed in the core of a multidisciplinary Project 'Tapejara' - Intelligent Systems of Instruction in the Internet -. The article presents, mainly, the Cognitive Styles of Learning generated from the results of Test Ross and BPR-5 Test applications in the employee's partner Company. The results from the cognitive assessment were submitted to a Cluster Analysis. The dendogramms allowed grouping the target population in five groups: Analogue-analytical, Concrete-generic, Evaluative-deductive, Relational-synthetic and Synthetic-evaluative. In the Project 'Tapejara', the Cognitive Styles of Learning will make possible to build the Student Model of the Pedagogical Agent, consequently will allow a tutorial adapted to the individual learning differences.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto2002-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/4664510.1590/S0103-863X2002000200010Paidéia (Ribeirão Preto); v. 12 n. 23 (2002); 133-147Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 12 No. 23 (2002); 133-147Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 12 Núm. 23 (2002); 133-1471982-43270103-863Xreponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/46645/50401Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)info:eu-repo/semantics/openAccessMadeira, Milton J.P.Wainer, RicardoVerdin, ReginaAlchieri, João C.Diehl, Eduardo K.2012-10-30T18:29:19Zoai:revistas.usp.br:article/46645Revistahttps://www.revistas.usp.br/paideiaPUBhttps://www.revistas.usp.br/paideia/oai||paideia@usp.br1982-43270103-863Xopendoar:2012-10-30T18:29:19Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Geração de estilos cognitivos de aprendizagem de negociadores empresariais para adaptação de ensino tutorializado na web
Generation and conceptualization of cognitive styles of learning of enterprise negotiators for adaptation of tutorial teaching in the web
title Geração de estilos cognitivos de aprendizagem de negociadores empresariais para adaptação de ensino tutorializado na web
spellingShingle Geração de estilos cognitivos de aprendizagem de negociadores empresariais para adaptação de ensino tutorializado na web
Madeira, Milton J.P.
Cognitive Styles
Intelligent Tutoring System
Long-Distance Education Enterprise Negotiators
Estilos Cognitivos
Tutores Inteligentes
Ensino a Distância
Negociação Empresarial
title_short Geração de estilos cognitivos de aprendizagem de negociadores empresariais para adaptação de ensino tutorializado na web
title_full Geração de estilos cognitivos de aprendizagem de negociadores empresariais para adaptação de ensino tutorializado na web
title_fullStr Geração de estilos cognitivos de aprendizagem de negociadores empresariais para adaptação de ensino tutorializado na web
title_full_unstemmed Geração de estilos cognitivos de aprendizagem de negociadores empresariais para adaptação de ensino tutorializado na web
title_sort Geração de estilos cognitivos de aprendizagem de negociadores empresariais para adaptação de ensino tutorializado na web
author Madeira, Milton J.P.
author_facet Madeira, Milton J.P.
Wainer, Ricardo
Verdin, Regina
Alchieri, João C.
Diehl, Eduardo K.
author_role author
author2 Wainer, Ricardo
Verdin, Regina
Alchieri, João C.
Diehl, Eduardo K.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Madeira, Milton J.P.
Wainer, Ricardo
Verdin, Regina
Alchieri, João C.
Diehl, Eduardo K.
dc.subject.por.fl_str_mv Cognitive Styles
Intelligent Tutoring System
Long-Distance Education Enterprise Negotiators
Estilos Cognitivos
Tutores Inteligentes
Ensino a Distância
Negociação Empresarial
topic Cognitive Styles
Intelligent Tutoring System
Long-Distance Education Enterprise Negotiators
Estilos Cognitivos
Tutores Inteligentes
Ensino a Distância
Negociação Empresarial
description A presente pesquisa foi desenvolvida no cerne do projeto multidisciplinar e multinstitucional "Tapejara" - Sistemas Inteligentes de Ensino na Internet-. O artigo apresenta os Estilos Cognitivos de Aprendizagem gerados a partir dos resultados da aplicação do Teste Ross e da Bateria de Provas de Raciocínio BPR-5 numa amostra de funcionários da população-alvo do Curso de Negociação Empresarial a ser ministrado pela empresa parceira de telecomunicações. Os resultados da testagem cognitiva foram submetidos a análises fatoriais e, a seguir, a uma análise de cluster que, com seus respectivos dendogramas, possibilitaram o agrupamento da população em cinco grandes grupos a saber: Analógico-analítico, Concreto-genérico, Dedutivo-avaliativo, Relacional-sintético e Sintético-avaliativo. Os Estilos Cognitivos de Aprendizagem permitirão a Modelagem Cognitiva do Agente-Aprendiz que possibilitará um ensino tutorial adaptado às necessidades próprias de cada estilo cognitivo, e que assista eficazmente o aprendizado de forma assíncrona e individualizada.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/46645
10.1590/S0103-863X2002000200010
url https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/46645
identifier_str_mv 10.1590/S0103-863X2002000200010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/paideia/article/view/46645/50401
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Paidéia (Ribeirão Preto)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Paidéia (Ribeirão Preto); v. 12 n. 23 (2002); 133-147
Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 12 No. 23 (2002); 133-147
Paidéia (Ribeirão Preto); Vol. 12 Núm. 23 (2002); 133-147
1982-4327
0103-863X
reponame:Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
collection Paidéia (Ribeirão Preto. Online)
repository.name.fl_str_mv Paidéia (Ribeirão Preto. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||paideia@usp.br
_version_ 1800221833638707200