Adaptweb : um ambiente para ensino-aprendizagem adaptativo na Web
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/19728 |
Resumo: | Este artigo, com ênfase nos aspectos técnicos, apresenta os resultados obtidos no âmbito dos projetos Electra e Adaptweb, voltados para a autoria e apresentação adaptativa de disciplinas integrantes de cursos EAD na Web. O objetivo é permitir a adequação de táticas e formas de apresentação de conteúdos para alunos de diferentes cursos de graduação e com diferentes estilos de aprendizagem, possibilitando diferentes formas de apresentação de cada conteúdo, de forma adequada a cada curso e às preferências individuais dos alunos participantes. Esta proposta foi validada através de um estudo de caso real, envolvendo a disciplina de Métodos Numéricos da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Esta disciplina é oferecida para três cursos universitários: Matemática, Engenharia e Ciência da Computação. Em cada curso, o professor-autor configura uma seqüência de conceitos, com seus respectivos níveis de profundidade, bem como exemplos, exercícios e materiais complementares apropriados. Os alunos podem utilizar diferentes estilos de aprendizagem através da seleção do modo de navegação e dos estilos de apresentação. Os aspectos de adaptabilidade navegacional incluem navegação em modo tutorial ou livre, oferecendo diferentes alternativas de táticas de ensino. O ambiente completo para autoria e apresentação de cursos encontra- se atualmente disponível na fase de protótipo operacional. Este protótipo está sendo incorporado na plataforma de EAD em software livre da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O ambiente está baseado em um conjunto de componentes que suportam as fases de pré-autoria, adaptação de conteúdo e navegação. A implementação utiliza primordialmente a linguagem de programação PHP, o gerenciador de banco de dados MySQL e a linguagem XML. |
id |
UFRGS-2_4bcefed05cf9633b87357747b37d5a55 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/19728 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Jose Palazzo Moreira deBrunetto, Maria Angelica Oliveira CamargoProenca Junior, Mario LemesPimenta, Marcelo SoaresRibeiro, Cora Helena Francisconi PintoLima, Jose Valdeni deFreitas, Veronice deMarçal, Viviane Sodré PradoGasparini, IsabelaAmaral, Marília Abrahão2010-04-16T09:11:22Z20030104-4060http://hdl.handle.net/10183/19728000390846Este artigo, com ênfase nos aspectos técnicos, apresenta os resultados obtidos no âmbito dos projetos Electra e Adaptweb, voltados para a autoria e apresentação adaptativa de disciplinas integrantes de cursos EAD na Web. O objetivo é permitir a adequação de táticas e formas de apresentação de conteúdos para alunos de diferentes cursos de graduação e com diferentes estilos de aprendizagem, possibilitando diferentes formas de apresentação de cada conteúdo, de forma adequada a cada curso e às preferências individuais dos alunos participantes. Esta proposta foi validada através de um estudo de caso real, envolvendo a disciplina de Métodos Numéricos da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Esta disciplina é oferecida para três cursos universitários: Matemática, Engenharia e Ciência da Computação. Em cada curso, o professor-autor configura uma seqüência de conceitos, com seus respectivos níveis de profundidade, bem como exemplos, exercícios e materiais complementares apropriados. Os alunos podem utilizar diferentes estilos de aprendizagem através da seleção do modo de navegação e dos estilos de apresentação. Os aspectos de adaptabilidade navegacional incluem navegação em modo tutorial ou livre, oferecendo diferentes alternativas de táticas de ensino. O ambiente completo para autoria e apresentação de cursos encontra- se atualmente disponível na fase de protótipo operacional. Este protótipo está sendo incorporado na plataforma de EAD em software livre da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O ambiente está baseado em um conjunto de componentes que suportam as fases de pré-autoria, adaptação de conteúdo e navegação. A implementação utiliza primordialmente a linguagem de programação PHP, o gerenciador de banco de dados MySQL e a linguagem XML.This article, which emphasizes the technical aspects, presents the results obtained within the ambit of Electra and Adaptweb projects, applied to the authorship and the adaptable presentation of the disciplines that compound the courses EAD in the Web. The aim is to allow the adequacy of tactics and ways to present the contents to the students from different graduation courses and with different learning styles, enabling different ways of presenting each one of the contents, adjusting it to each course and to the individual preferences of the participating students. This proposal was validated through a real case study, involving the Numeric Methods discipline at the State University of Londrina (UEL). This discipline is offered to three university courses: Mathematics, Engineering and Computer Science. In each course, the author-professor sets a sequence of concepts, with their respective levels of complexity, as well as with their respective examples, exercises and suitable complementary materials. The students may use different learning styles through the selection of the navigation way and of the presentation styles. The navigational adjustment aspects include navigation in a tutorial or in a free way, offering different alternatives of teaching tactics. The complete environment for the authorship and presentation of courses is available at the present moment at the phase of operational prototype. This prototype is being incorporated to the platform of EAD into some free software from the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). The environment is based on a set of components that back up the pre-authorship, adaptation of content and navigation phases. The implementation primordially uses the language of PHP programming, the database carrier MySOL and the XML language.application/pdfporEducar em revista. Curitiba. Nesp (2003), p. 175-197InformáticaEducaçãoEnsino-aprendizagemEnsino a distânciaAmbiente de aprendizagemLong-distance educationLong-distance courses on the web,Intelligent systems on the internetAdaptweb : um ambiente para ensino-aprendizagem adaptativo na WebAdaptweb: a teaching-learning environment adaptable in web info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000390846.pdf.txt000390846.pdf.txtExtracted Texttext/plain48830http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19728/2/000390846.pdf.txt591b552b2e7f8e541ce0013e266c9bf3MD52ORIGINAL000390846.pdf000390846.pdfTexto completoapplication/pdf372150http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19728/1/000390846.pdfd80c09c48bfee7fd0f9821cc419bce5cMD51THUMBNAIL000390846.pdf.jpg000390846.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1594http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19728/3/000390846.pdf.jpg840a4efc5023bf0dbd8c031a3c6fd1ffMD5310183/197282021-12-06 05:33:23.179602oai:www.lume.ufrgs.br:10183/19728Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2021-12-06T07:33:23Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Adaptweb : um ambiente para ensino-aprendizagem adaptativo na Web |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Adaptweb: a teaching-learning environment adaptable in web |
title |
Adaptweb : um ambiente para ensino-aprendizagem adaptativo na Web |
spellingShingle |
Adaptweb : um ambiente para ensino-aprendizagem adaptativo na Web Oliveira, Jose Palazzo Moreira de Informática Educação Ensino-aprendizagem Ensino a distância Ambiente de aprendizagem Long-distance education Long-distance courses on the web, Intelligent systems on the internet |
title_short |
Adaptweb : um ambiente para ensino-aprendizagem adaptativo na Web |
title_full |
Adaptweb : um ambiente para ensino-aprendizagem adaptativo na Web |
title_fullStr |
Adaptweb : um ambiente para ensino-aprendizagem adaptativo na Web |
title_full_unstemmed |
Adaptweb : um ambiente para ensino-aprendizagem adaptativo na Web |
title_sort |
Adaptweb : um ambiente para ensino-aprendizagem adaptativo na Web |
author |
Oliveira, Jose Palazzo Moreira de |
author_facet |
Oliveira, Jose Palazzo Moreira de Brunetto, Maria Angelica Oliveira Camargo Proenca Junior, Mario Lemes Pimenta, Marcelo Soares Ribeiro, Cora Helena Francisconi Pinto Lima, Jose Valdeni de Freitas, Veronice de Marçal, Viviane Sodré Prado Gasparini, Isabela Amaral, Marília Abrahão |
author_role |
author |
author2 |
Brunetto, Maria Angelica Oliveira Camargo Proenca Junior, Mario Lemes Pimenta, Marcelo Soares Ribeiro, Cora Helena Francisconi Pinto Lima, Jose Valdeni de Freitas, Veronice de Marçal, Viviane Sodré Prado Gasparini, Isabela Amaral, Marília Abrahão |
author2_role |
author author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Jose Palazzo Moreira de Brunetto, Maria Angelica Oliveira Camargo Proenca Junior, Mario Lemes Pimenta, Marcelo Soares Ribeiro, Cora Helena Francisconi Pinto Lima, Jose Valdeni de Freitas, Veronice de Marçal, Viviane Sodré Prado Gasparini, Isabela Amaral, Marília Abrahão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Informática Educação Ensino-aprendizagem Ensino a distância Ambiente de aprendizagem |
topic |
Informática Educação Ensino-aprendizagem Ensino a distância Ambiente de aprendizagem Long-distance education Long-distance courses on the web, Intelligent systems on the internet |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Long-distance education Long-distance courses on the web, Intelligent systems on the internet |
description |
Este artigo, com ênfase nos aspectos técnicos, apresenta os resultados obtidos no âmbito dos projetos Electra e Adaptweb, voltados para a autoria e apresentação adaptativa de disciplinas integrantes de cursos EAD na Web. O objetivo é permitir a adequação de táticas e formas de apresentação de conteúdos para alunos de diferentes cursos de graduação e com diferentes estilos de aprendizagem, possibilitando diferentes formas de apresentação de cada conteúdo, de forma adequada a cada curso e às preferências individuais dos alunos participantes. Esta proposta foi validada através de um estudo de caso real, envolvendo a disciplina de Métodos Numéricos da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Esta disciplina é oferecida para três cursos universitários: Matemática, Engenharia e Ciência da Computação. Em cada curso, o professor-autor configura uma seqüência de conceitos, com seus respectivos níveis de profundidade, bem como exemplos, exercícios e materiais complementares apropriados. Os alunos podem utilizar diferentes estilos de aprendizagem através da seleção do modo de navegação e dos estilos de apresentação. Os aspectos de adaptabilidade navegacional incluem navegação em modo tutorial ou livre, oferecendo diferentes alternativas de táticas de ensino. O ambiente completo para autoria e apresentação de cursos encontra- se atualmente disponível na fase de protótipo operacional. Este protótipo está sendo incorporado na plataforma de EAD em software livre da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O ambiente está baseado em um conjunto de componentes que suportam as fases de pré-autoria, adaptação de conteúdo e navegação. A implementação utiliza primordialmente a linguagem de programação PHP, o gerenciador de banco de dados MySQL e a linguagem XML. |
publishDate |
2003 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2003 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-04-16T09:11:22Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/19728 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0104-4060 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000390846 |
identifier_str_mv |
0104-4060 000390846 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/19728 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educar em revista. Curitiba. Nesp (2003), p. 175-197 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19728/2/000390846.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19728/1/000390846.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19728/3/000390846.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
591b552b2e7f8e541ce0013e266c9bf3 d80c09c48bfee7fd0f9821cc419bce5c 840a4efc5023bf0dbd8c031a3c6fd1ff |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817724796047196160 |