Adaptweb : um ambiente para ensino-aprendizagem adaptativo na Web

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Jose Palazzo Moreira de
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Brunetto, Maria Angelica Oliveira Camargo, Proenca Junior, Mario Lemes, Pimenta, Marcelo Soares, Ribeiro, Cora Helena Francisconi Pinto, Lima, Jose Valdeni de, Freitas, Veronice de, Marçal, Viviane Sodré Prado, Gasparini, Isabela, Amaral, Marília Abrahão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/19728
Resumo: Este artigo, com ênfase nos aspectos técnicos, apresenta os resultados obtidos no âmbito dos projetos Electra e Adaptweb, voltados para a autoria e apresentação adaptativa de disciplinas integrantes de cursos EAD na Web. O objetivo é permitir a adequação de táticas e formas de apresentação de conteúdos para alunos de diferentes cursos de graduação e com diferentes estilos de aprendizagem, possibilitando diferentes formas de apresentação de cada conteúdo, de forma adequada a cada curso e às preferências individuais dos alunos participantes. Esta proposta foi validada através de um estudo de caso real, envolvendo a disciplina de Métodos Numéricos da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Esta disciplina é oferecida para três cursos universitários: Matemática, Engenharia e Ciência da Computação. Em cada curso, o professor-autor configura uma seqüência de conceitos, com seus respectivos níveis de profundidade, bem como exemplos, exercícios e materiais complementares apropriados. Os alunos podem utilizar diferentes estilos de aprendizagem através da seleção do modo de navegação e dos estilos de apresentação. Os aspectos de adaptabilidade navegacional incluem navegação em modo tutorial ou livre, oferecendo diferentes alternativas de táticas de ensino. O ambiente completo para autoria e apresentação de cursos encontra- se atualmente disponível na fase de protótipo operacional. Este protótipo está sendo incorporado na plataforma de EAD em software livre da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O ambiente está baseado em um conjunto de componentes que suportam as fases de pré-autoria, adaptação de conteúdo e navegação. A implementação utiliza primordialmente a linguagem de programação PHP, o gerenciador de banco de dados MySQL e a linguagem XML.
id UFRGS-2_4bcefed05cf9633b87357747b37d5a55
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/19728
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Oliveira, Jose Palazzo Moreira deBrunetto, Maria Angelica Oliveira CamargoProenca Junior, Mario LemesPimenta, Marcelo SoaresRibeiro, Cora Helena Francisconi PintoLima, Jose Valdeni deFreitas, Veronice deMarçal, Viviane Sodré PradoGasparini, IsabelaAmaral, Marília Abrahão2010-04-16T09:11:22Z20030104-4060http://hdl.handle.net/10183/19728000390846Este artigo, com ênfase nos aspectos técnicos, apresenta os resultados obtidos no âmbito dos projetos Electra e Adaptweb, voltados para a autoria e apresentação adaptativa de disciplinas integrantes de cursos EAD na Web. O objetivo é permitir a adequação de táticas e formas de apresentação de conteúdos para alunos de diferentes cursos de graduação e com diferentes estilos de aprendizagem, possibilitando diferentes formas de apresentação de cada conteúdo, de forma adequada a cada curso e às preferências individuais dos alunos participantes. Esta proposta foi validada através de um estudo de caso real, envolvendo a disciplina de Métodos Numéricos da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Esta disciplina é oferecida para três cursos universitários: Matemática, Engenharia e Ciência da Computação. Em cada curso, o professor-autor configura uma seqüência de conceitos, com seus respectivos níveis de profundidade, bem como exemplos, exercícios e materiais complementares apropriados. Os alunos podem utilizar diferentes estilos de aprendizagem através da seleção do modo de navegação e dos estilos de apresentação. Os aspectos de adaptabilidade navegacional incluem navegação em modo tutorial ou livre, oferecendo diferentes alternativas de táticas de ensino. O ambiente completo para autoria e apresentação de cursos encontra- se atualmente disponível na fase de protótipo operacional. Este protótipo está sendo incorporado na plataforma de EAD em software livre da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O ambiente está baseado em um conjunto de componentes que suportam as fases de pré-autoria, adaptação de conteúdo e navegação. A implementação utiliza primordialmente a linguagem de programação PHP, o gerenciador de banco de dados MySQL e a linguagem XML.This article, which emphasizes the technical aspects, presents the results obtained within the ambit of Electra and Adaptweb projects, applied to the authorship and the adaptable presentation of the disciplines that compound the courses EAD in the Web. The aim is to allow the adequacy of tactics and ways to present the contents to the students from different graduation courses and with different learning styles, enabling different ways of presenting each one of the contents, adjusting it to each course and to the individual preferences of the participating students. This proposal was validated through a real case study, involving the Numeric Methods discipline at the State University of Londrina (UEL). This discipline is offered to three university courses: Mathematics, Engineering and Computer Science. In each course, the author-professor sets a sequence of concepts, with their respective levels of complexity, as well as with their respective examples, exercises and suitable complementary materials. The students may use different learning styles through the selection of the navigation way and of the presentation styles. The navigational adjustment aspects include navigation in a tutorial or in a free way, offering different alternatives of teaching tactics. The complete environment for the authorship and presentation of courses is available at the present moment at the phase of operational prototype. This prototype is being incorporated to the platform of EAD into some free software from the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). The environment is based on a set of components that back up the pre-authorship, adaptation of content and navigation phases. The implementation primordially uses the language of PHP programming, the database carrier MySOL and the XML language.application/pdfporEducar em revista. Curitiba. Nesp (2003), p. 175-197InformáticaEducaçãoEnsino-aprendizagemEnsino a distânciaAmbiente de aprendizagemLong-distance educationLong-distance courses on the web,Intelligent systems on the internetAdaptweb : um ambiente para ensino-aprendizagem adaptativo na WebAdaptweb: a teaching-learning environment adaptable in web info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000390846.pdf.txt000390846.pdf.txtExtracted Texttext/plain48830http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19728/2/000390846.pdf.txt591b552b2e7f8e541ce0013e266c9bf3MD52ORIGINAL000390846.pdf000390846.pdfTexto completoapplication/pdf372150http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19728/1/000390846.pdfd80c09c48bfee7fd0f9821cc419bce5cMD51THUMBNAIL000390846.pdf.jpg000390846.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1594http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19728/3/000390846.pdf.jpg840a4efc5023bf0dbd8c031a3c6fd1ffMD5310183/197282021-12-06 05:33:23.179602oai:www.lume.ufrgs.br:10183/19728Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2021-12-06T07:33:23Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Adaptweb : um ambiente para ensino-aprendizagem adaptativo na Web
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Adaptweb: a teaching-learning environment adaptable in web
title Adaptweb : um ambiente para ensino-aprendizagem adaptativo na Web
spellingShingle Adaptweb : um ambiente para ensino-aprendizagem adaptativo na Web
Oliveira, Jose Palazzo Moreira de
Informática
Educação
Ensino-aprendizagem
Ensino a distância
Ambiente de aprendizagem
Long-distance education
Long-distance courses on the web,
Intelligent systems on the internet
title_short Adaptweb : um ambiente para ensino-aprendizagem adaptativo na Web
title_full Adaptweb : um ambiente para ensino-aprendizagem adaptativo na Web
title_fullStr Adaptweb : um ambiente para ensino-aprendizagem adaptativo na Web
title_full_unstemmed Adaptweb : um ambiente para ensino-aprendizagem adaptativo na Web
title_sort Adaptweb : um ambiente para ensino-aprendizagem adaptativo na Web
author Oliveira, Jose Palazzo Moreira de
author_facet Oliveira, Jose Palazzo Moreira de
Brunetto, Maria Angelica Oliveira Camargo
Proenca Junior, Mario Lemes
Pimenta, Marcelo Soares
Ribeiro, Cora Helena Francisconi Pinto
Lima, Jose Valdeni de
Freitas, Veronice de
Marçal, Viviane Sodré Prado
Gasparini, Isabela
Amaral, Marília Abrahão
author_role author
author2 Brunetto, Maria Angelica Oliveira Camargo
Proenca Junior, Mario Lemes
Pimenta, Marcelo Soares
Ribeiro, Cora Helena Francisconi Pinto
Lima, Jose Valdeni de
Freitas, Veronice de
Marçal, Viviane Sodré Prado
Gasparini, Isabela
Amaral, Marília Abrahão
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Jose Palazzo Moreira de
Brunetto, Maria Angelica Oliveira Camargo
Proenca Junior, Mario Lemes
Pimenta, Marcelo Soares
Ribeiro, Cora Helena Francisconi Pinto
Lima, Jose Valdeni de
Freitas, Veronice de
Marçal, Viviane Sodré Prado
Gasparini, Isabela
Amaral, Marília Abrahão
dc.subject.por.fl_str_mv Informática
Educação
Ensino-aprendizagem
Ensino a distância
Ambiente de aprendizagem
topic Informática
Educação
Ensino-aprendizagem
Ensino a distância
Ambiente de aprendizagem
Long-distance education
Long-distance courses on the web,
Intelligent systems on the internet
dc.subject.eng.fl_str_mv Long-distance education
Long-distance courses on the web,
Intelligent systems on the internet
description Este artigo, com ênfase nos aspectos técnicos, apresenta os resultados obtidos no âmbito dos projetos Electra e Adaptweb, voltados para a autoria e apresentação adaptativa de disciplinas integrantes de cursos EAD na Web. O objetivo é permitir a adequação de táticas e formas de apresentação de conteúdos para alunos de diferentes cursos de graduação e com diferentes estilos de aprendizagem, possibilitando diferentes formas de apresentação de cada conteúdo, de forma adequada a cada curso e às preferências individuais dos alunos participantes. Esta proposta foi validada através de um estudo de caso real, envolvendo a disciplina de Métodos Numéricos da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Esta disciplina é oferecida para três cursos universitários: Matemática, Engenharia e Ciência da Computação. Em cada curso, o professor-autor configura uma seqüência de conceitos, com seus respectivos níveis de profundidade, bem como exemplos, exercícios e materiais complementares apropriados. Os alunos podem utilizar diferentes estilos de aprendizagem através da seleção do modo de navegação e dos estilos de apresentação. Os aspectos de adaptabilidade navegacional incluem navegação em modo tutorial ou livre, oferecendo diferentes alternativas de táticas de ensino. O ambiente completo para autoria e apresentação de cursos encontra- se atualmente disponível na fase de protótipo operacional. Este protótipo está sendo incorporado na plataforma de EAD em software livre da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O ambiente está baseado em um conjunto de componentes que suportam as fases de pré-autoria, adaptação de conteúdo e navegação. A implementação utiliza primordialmente a linguagem de programação PHP, o gerenciador de banco de dados MySQL e a linguagem XML.
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-04-16T09:11:22Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/19728
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0104-4060
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000390846
identifier_str_mv 0104-4060
000390846
url http://hdl.handle.net/10183/19728
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educar em revista. Curitiba. Nesp (2003), p. 175-197
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19728/2/000390846.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19728/1/000390846.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19728/3/000390846.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 591b552b2e7f8e541ce0013e266c9bf3
d80c09c48bfee7fd0f9821cc419bce5c
840a4efc5023bf0dbd8c031a3c6fd1ff
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817724796047196160