Vulnerabilidade educacional e as infâncias: enlaces com a rua em aproximação com a escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/88337 |
Resumo: | O artigo tem como objetivo discutir a questão da vulnerabilidade, ampliando seus horizontes e tocando na vulnerabilidade educacional com foco nas infâncias na rua. É importante entender que vulnerabilidade educacional é um fator a ser considerado nesse cenário de proteção e de garantias de direitos, onde os pensamentos e as práticas ainda permanecem colonizadoras. Para esta discussão, é necessário se aproximar das dinâmicas da criança e do adolescente em situação de rua no contexto urbano, sob a perspectiva da politização da infância. As problematizações deste artigo, advindas da extensão universitária e da pesquisaação no contexto das praças públicas de Niterói, em articulação com a práxis dos e das trabalhadoras sociais, vêm para contribuir com outras práticas de pesquisa que destapem os ouvidos para escutar as vozes que emergem das ruas, buscando entender o espaço como instrumental de infâncias reais dentro de ocupações urbanas, casarões abandonados, abrigadas em barracas e que brincam e produzem vida nas ruas das cidades em que ocupam. As relações entre a formação docente, a escola e a rua precisam, urgentemente, de outros olhares e práticas, constituindo, assim, a infância como sujeitos políticos. Alertamos que todas as transformações ocorrem por meio e através do corpo. Olhar atentamente para esses corpos que vivem nas ruas pode dar pistas sobre formas de acolhimento e práticas pedagógicas que reduzam as vulnerabilidades, dentre elas, a educacional. |
id |
UFPR-4_412ebe44437f88550bfd809f3f876f3d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/88337 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Vulnerabilidade educacional e as infâncias: enlaces com a rua em aproximação com a escolaEducação; Sociologia da Educação;Educação Popular; Educação; Ensino-aprendizagemPDPA – Programa de Desenvolvimento de Projetos AplicadosSociologia da EducaçãoO artigo tem como objetivo discutir a questão da vulnerabilidade, ampliando seus horizontes e tocando na vulnerabilidade educacional com foco nas infâncias na rua. É importante entender que vulnerabilidade educacional é um fator a ser considerado nesse cenário de proteção e de garantias de direitos, onde os pensamentos e as práticas ainda permanecem colonizadoras. Para esta discussão, é necessário se aproximar das dinâmicas da criança e do adolescente em situação de rua no contexto urbano, sob a perspectiva da politização da infância. As problematizações deste artigo, advindas da extensão universitária e da pesquisaação no contexto das praças públicas de Niterói, em articulação com a práxis dos e das trabalhadoras sociais, vêm para contribuir com outras práticas de pesquisa que destapem os ouvidos para escutar as vozes que emergem das ruas, buscando entender o espaço como instrumental de infâncias reais dentro de ocupações urbanas, casarões abandonados, abrigadas em barracas e que brincam e produzem vida nas ruas das cidades em que ocupam. As relações entre a formação docente, a escola e a rua precisam, urgentemente, de outros olhares e práticas, constituindo, assim, a infância como sujeitos políticos. Alertamos que todas as transformações ocorrem por meio e através do corpo. Olhar atentamente para esses corpos que vivem nas ruas pode dar pistas sobre formas de acolhimento e práticas pedagógicas que reduzam as vulnerabilidades, dentre elas, a educacional.UFPRPDPA – Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados/Prefeitura Municipal de Niterói (PMN)Cavalari Neto, RanulfoDantas Berger, Sonia Maria2024-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/88337Educar em Revista; V. 40 CURITIBA 2024; e88337Educar em Revista; V. 40 CURITIBA 2024; e88337Educar em Revista; V. 40 CURITIBA 2024; e883371984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/88337/51936https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/88337/51937Direitos autorais 2024 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-03T22:11:58Zoai:revistas.ufpr.br:article/88337Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2024-05-03T22:11:58Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Vulnerabilidade educacional e as infâncias: enlaces com a rua em aproximação com a escola |
title |
Vulnerabilidade educacional e as infâncias: enlaces com a rua em aproximação com a escola |
spellingShingle |
Vulnerabilidade educacional e as infâncias: enlaces com a rua em aproximação com a escola Cavalari Neto, Ranulfo Educação; Sociologia da Educação; Educação Popular; Educação; Ensino-aprendizagemPDPA – Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados Sociologia da Educação |
title_short |
Vulnerabilidade educacional e as infâncias: enlaces com a rua em aproximação com a escola |
title_full |
Vulnerabilidade educacional e as infâncias: enlaces com a rua em aproximação com a escola |
title_fullStr |
Vulnerabilidade educacional e as infâncias: enlaces com a rua em aproximação com a escola |
title_full_unstemmed |
Vulnerabilidade educacional e as infâncias: enlaces com a rua em aproximação com a escola |
title_sort |
Vulnerabilidade educacional e as infâncias: enlaces com a rua em aproximação com a escola |
author |
Cavalari Neto, Ranulfo |
author_facet |
Cavalari Neto, Ranulfo Dantas Berger, Sonia Maria |
author_role |
author |
author2 |
Dantas Berger, Sonia Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
PDPA – Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados/Prefeitura Municipal de Niterói (PMN) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cavalari Neto, Ranulfo Dantas Berger, Sonia Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Sociologia da Educação; Educação Popular; Educação; Ensino-aprendizagemPDPA – Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados Sociologia da Educação |
topic |
Educação; Sociologia da Educação; Educação Popular; Educação; Ensino-aprendizagemPDPA – Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados Sociologia da Educação |
description |
O artigo tem como objetivo discutir a questão da vulnerabilidade, ampliando seus horizontes e tocando na vulnerabilidade educacional com foco nas infâncias na rua. É importante entender que vulnerabilidade educacional é um fator a ser considerado nesse cenário de proteção e de garantias de direitos, onde os pensamentos e as práticas ainda permanecem colonizadoras. Para esta discussão, é necessário se aproximar das dinâmicas da criança e do adolescente em situação de rua no contexto urbano, sob a perspectiva da politização da infância. As problematizações deste artigo, advindas da extensão universitária e da pesquisaação no contexto das praças públicas de Niterói, em articulação com a práxis dos e das trabalhadoras sociais, vêm para contribuir com outras práticas de pesquisa que destapem os ouvidos para escutar as vozes que emergem das ruas, buscando entender o espaço como instrumental de infâncias reais dentro de ocupações urbanas, casarões abandonados, abrigadas em barracas e que brincam e produzem vida nas ruas das cidades em que ocupam. As relações entre a formação docente, a escola e a rua precisam, urgentemente, de outros olhares e práticas, constituindo, assim, a infância como sujeitos políticos. Alertamos que todas as transformações ocorrem por meio e através do corpo. Olhar atentamente para esses corpos que vivem nas ruas pode dar pistas sobre formas de acolhimento e práticas pedagógicas que reduzam as vulnerabilidades, dentre elas, a educacional. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-05-03 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/88337 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/88337 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/88337/51936 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/88337/51937 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2024 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2024 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; V. 40 CURITIBA 2024; e88337 Educar em Revista; V. 40 CURITIBA 2024; e88337 Educar em Revista; V. 40 CURITIBA 2024; e88337 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711891472252928 |