Uma forma de empreendedorismo social, uma forma de politização: trajetórias e perspectivas de agentes em duas iniciativas distintas de cursinho popular
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215041 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-graduação em Sociologia Política, Florianópolis, 2019. |
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Uma forma de empreendedorismo social, uma forma de politização: trajetórias e perspectivas de agentes em duas iniciativas distintas de cursinho popularEducação popularSociologia políticaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-graduação em Sociologia Política, Florianópolis, 2019.Este trabalho consiste em uma pesquisa etnográfica em dois cursinhos prévestibulares populares da cidade de Florianópolis/SC (Projeto de Educação Comunitária Integrar e Einstein Vestibulares). Assim, objetivo central é compreender quem são esses agentes que se engajam como professores nas iniciativas de cursinhos populares - os quais, inicialmente, parecem ser semelhantes, porém apresentam-se como espaços heterogêneos. Os objetivos específicos consistem em: (a) a pesquisa busca descrever e discutir os modos a partir dos quais as origens e as trajetórias dos professores os predispõem a tomar conhecimento, acessar e permanecer nas iniciativas diferentes de cursinho; (b) os modos a partir dos quais as escolhas de carreiras universitárias e/ou as redes de relações na universidade podem levá-los a optarem por um ou outro cursinho; (c) apreender e retratar as percepções que os professores têm sobre os alcances e limites da atuação de cada um dos cursinhos e descrever como experienciam os problemas e desafios em cada um delesAbstract: work consists of an ethnographic research in two popular pre-university courses from the city of Florianópolis/SC (Projeto de Educação Comunitária Integrar and Einstein Vestibulares). Therefore, its main goal is to understand who are these agents who engage in being teachers in popular pre-university initiatives - which, initially, seem similar, however, present themselves as heterogeneous spaces. The specific goals consist of: (a) The research seeks to describe and discuss the ways by which the origin and the trajectory of the teachers predisposes them to take knowledge, access and remain on the various popular preuniversity initiatives; (b) the ways by which the choices of university career and/or the net of relationships in university can lead them to opt for a popular pre-university course or another; (c) to learn and portray the teachers? perceptions about the reaches and limitations of the performance of each of the popular pre-university courses and to describe how they experience the problems and challenges in each of them.Bonaldi, Eduardo VilarUniversidade Federal de Santa CatarinaLopes, Luana2020-10-21T21:12:34Z2020-10-21T21:12:34Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis157 p.application/pdf369130https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215041porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:12:34Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/215041Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:12:34Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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