Coordenadoras pedagógicas e diversidade: entre percursos formativos e práticas na escola básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Wilma de Nazaré Baía
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Silva, Carlos Aldemir Farias da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49152
Resumo: O artigo apresenta práticas que conformam a formação e a atuação de coordenadoras pedagógicas de cinco escolas da periferia do município de Belém, estado do Pará, tendo por base as novas diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial e continuada dos profissionais do magistério da Educação Básica, de 1 de julho de 2015. Nossa intenção é analisar como o percurso formativo desses profissionais (des)favorece práticas pedagógicas atentas aos “sentidos de diversidade e desigualdade”. Analisaremos os processos formativos e as práticas pedagógicas das coordenadoras atuantes em escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio, tendo a compreensão de que a interferência de técnicos pedagógicos sobre os procedimentos teóricos e metodológicos é decisiva para a condução do trabalho pedagógico de uma instituição escolar, uma vez que estes profissionais figuram entre os que atuam na definição de políticas educacionais internas. Entre as conclusões realizadas, constatamos, por meio de documentos escritos e orais, o descompasso entre a formação para uma escola ideal e o parco conhecimento das relações contextuais de desigualdades, afetando estruturalmente as práticas pedagógicas.
id UFPR-4_4368c9a8816191dd2a701e554d62f7e2
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/49152
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Coordenadoras pedagógicas e diversidade: entre percursos formativos e práticas na escola básicaEducaçãoCoordenadoras pedagógicas; Escola Básica; práticas; diretrizes curriculares; sentidos de diversidade e desigualdadeEducaçãoO artigo apresenta práticas que conformam a formação e a atuação de coordenadoras pedagógicas de cinco escolas da periferia do município de Belém, estado do Pará, tendo por base as novas diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial e continuada dos profissionais do magistério da Educação Básica, de 1 de julho de 2015. Nossa intenção é analisar como o percurso formativo desses profissionais (des)favorece práticas pedagógicas atentas aos “sentidos de diversidade e desigualdade”. Analisaremos os processos formativos e as práticas pedagógicas das coordenadoras atuantes em escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio, tendo a compreensão de que a interferência de técnicos pedagógicos sobre os procedimentos teóricos e metodológicos é decisiva para a condução do trabalho pedagógico de uma instituição escolar, uma vez que estes profissionais figuram entre os que atuam na definição de políticas educacionais internas. Entre as conclusões realizadas, constatamos, por meio de documentos escritos e orais, o descompasso entre a formação para uma escola ideal e o parco conhecimento das relações contextuais de desigualdades, afetando estruturalmente as práticas pedagógicas.UFPRCoelho, Wilma de Nazaré BaíaSilva, Carlos Aldemir Farias da2017-06-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49152Educar em Revista; v. 33, n. especial 1 (2017); p. 87-102Educar em Revista; v. 33, n. especial 1 (2017); p. 87-102Educar em Revista; v. 33, n. especial 1 (2017); p. 87-1021984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49152/32589Direitos autorais 2017 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-09T13:49:47Zoai:revistas.ufpr.br:article/49152Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-11-09T13:49:47Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Coordenadoras pedagógicas e diversidade: entre percursos formativos e práticas na escola básica
title Coordenadoras pedagógicas e diversidade: entre percursos formativos e práticas na escola básica
spellingShingle Coordenadoras pedagógicas e diversidade: entre percursos formativos e práticas na escola básica
Coelho, Wilma de Nazaré Baía
Educação
Coordenadoras pedagógicas; Escola Básica; práticas; diretrizes curriculares; sentidos de diversidade e desigualdade
Educação
title_short Coordenadoras pedagógicas e diversidade: entre percursos formativos e práticas na escola básica
title_full Coordenadoras pedagógicas e diversidade: entre percursos formativos e práticas na escola básica
title_fullStr Coordenadoras pedagógicas e diversidade: entre percursos formativos e práticas na escola básica
title_full_unstemmed Coordenadoras pedagógicas e diversidade: entre percursos formativos e práticas na escola básica
title_sort Coordenadoras pedagógicas e diversidade: entre percursos formativos e práticas na escola básica
author Coelho, Wilma de Nazaré Baía
author_facet Coelho, Wilma de Nazaré Baía
Silva, Carlos Aldemir Farias da
author_role author
author2 Silva, Carlos Aldemir Farias da
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Wilma de Nazaré Baía
Silva, Carlos Aldemir Farias da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Coordenadoras pedagógicas; Escola Básica; práticas; diretrizes curriculares; sentidos de diversidade e desigualdade
Educação
topic Educação
Coordenadoras pedagógicas; Escola Básica; práticas; diretrizes curriculares; sentidos de diversidade e desigualdade
Educação
description O artigo apresenta práticas que conformam a formação e a atuação de coordenadoras pedagógicas de cinco escolas da periferia do município de Belém, estado do Pará, tendo por base as novas diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial e continuada dos profissionais do magistério da Educação Básica, de 1 de julho de 2015. Nossa intenção é analisar como o percurso formativo desses profissionais (des)favorece práticas pedagógicas atentas aos “sentidos de diversidade e desigualdade”. Analisaremos os processos formativos e as práticas pedagógicas das coordenadoras atuantes em escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio, tendo a compreensão de que a interferência de técnicos pedagógicos sobre os procedimentos teóricos e metodológicos é decisiva para a condução do trabalho pedagógico de uma instituição escolar, uma vez que estes profissionais figuram entre os que atuam na definição de políticas educacionais internas. Entre as conclusões realizadas, constatamos, por meio de documentos escritos e orais, o descompasso entre a formação para uma escola ideal e o parco conhecimento das relações contextuais de desigualdades, afetando estruturalmente as práticas pedagógicas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-18
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49152
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49152
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49152/32589
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 33, n. especial 1 (2017); p. 87-102
Educar em Revista; v. 33, n. especial 1 (2017); p. 87-102
Educar em Revista; v. 33, n. especial 1 (2017); p. 87-102
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711895963303936