Coordenadoras pedagógicas e diversidade: entre percursos formativos e práticas na escola básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49152 |
Resumo: | O artigo apresenta práticas que conformam a formação e a atuação de coordenadoras pedagógicas de cinco escolas da periferia do município de Belém, estado do Pará, tendo por base as novas diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial e continuada dos profissionais do magistério da Educação Básica, de 1 de julho de 2015. Nossa intenção é analisar como o percurso formativo desses profissionais (des)favorece práticas pedagógicas atentas aos “sentidos de diversidade e desigualdade”. Analisaremos os processos formativos e as práticas pedagógicas das coordenadoras atuantes em escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio, tendo a compreensão de que a interferência de técnicos pedagógicos sobre os procedimentos teóricos e metodológicos é decisiva para a condução do trabalho pedagógico de uma instituição escolar, uma vez que estes profissionais figuram entre os que atuam na definição de políticas educacionais internas. Entre as conclusões realizadas, constatamos, por meio de documentos escritos e orais, o descompasso entre a formação para uma escola ideal e o parco conhecimento das relações contextuais de desigualdades, afetando estruturalmente as práticas pedagógicas. |
id |
UFPR-4_4368c9a8816191dd2a701e554d62f7e2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/49152 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Coordenadoras pedagógicas e diversidade: entre percursos formativos e práticas na escola básicaEducaçãoCoordenadoras pedagógicas; Escola Básica; práticas; diretrizes curriculares; sentidos de diversidade e desigualdadeEducaçãoO artigo apresenta práticas que conformam a formação e a atuação de coordenadoras pedagógicas de cinco escolas da periferia do município de Belém, estado do Pará, tendo por base as novas diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial e continuada dos profissionais do magistério da Educação Básica, de 1 de julho de 2015. Nossa intenção é analisar como o percurso formativo desses profissionais (des)favorece práticas pedagógicas atentas aos “sentidos de diversidade e desigualdade”. Analisaremos os processos formativos e as práticas pedagógicas das coordenadoras atuantes em escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio, tendo a compreensão de que a interferência de técnicos pedagógicos sobre os procedimentos teóricos e metodológicos é decisiva para a condução do trabalho pedagógico de uma instituição escolar, uma vez que estes profissionais figuram entre os que atuam na definição de políticas educacionais internas. Entre as conclusões realizadas, constatamos, por meio de documentos escritos e orais, o descompasso entre a formação para uma escola ideal e o parco conhecimento das relações contextuais de desigualdades, afetando estruturalmente as práticas pedagógicas.UFPRCoelho, Wilma de Nazaré BaíaSilva, Carlos Aldemir Farias da2017-06-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49152Educar em Revista; v. 33, n. especial 1 (2017); p. 87-102Educar em Revista; v. 33, n. especial 1 (2017); p. 87-102Educar em Revista; v. 33, n. especial 1 (2017); p. 87-1021984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49152/32589Direitos autorais 2017 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-09T13:49:47Zoai:revistas.ufpr.br:article/49152Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-11-09T13:49:47Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Coordenadoras pedagógicas e diversidade: entre percursos formativos e práticas na escola básica |
title |
Coordenadoras pedagógicas e diversidade: entre percursos formativos e práticas na escola básica |
spellingShingle |
Coordenadoras pedagógicas e diversidade: entre percursos formativos e práticas na escola básica Coelho, Wilma de Nazaré Baía Educação Coordenadoras pedagógicas; Escola Básica; práticas; diretrizes curriculares; sentidos de diversidade e desigualdade Educação |
title_short |
Coordenadoras pedagógicas e diversidade: entre percursos formativos e práticas na escola básica |
title_full |
Coordenadoras pedagógicas e diversidade: entre percursos formativos e práticas na escola básica |
title_fullStr |
Coordenadoras pedagógicas e diversidade: entre percursos formativos e práticas na escola básica |
title_full_unstemmed |
Coordenadoras pedagógicas e diversidade: entre percursos formativos e práticas na escola básica |
title_sort |
Coordenadoras pedagógicas e diversidade: entre percursos formativos e práticas na escola básica |
author |
Coelho, Wilma de Nazaré Baía |
author_facet |
Coelho, Wilma de Nazaré Baía Silva, Carlos Aldemir Farias da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Carlos Aldemir Farias da |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coelho, Wilma de Nazaré Baía Silva, Carlos Aldemir Farias da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Coordenadoras pedagógicas; Escola Básica; práticas; diretrizes curriculares; sentidos de diversidade e desigualdade Educação |
topic |
Educação Coordenadoras pedagógicas; Escola Básica; práticas; diretrizes curriculares; sentidos de diversidade e desigualdade Educação |
description |
O artigo apresenta práticas que conformam a formação e a atuação de coordenadoras pedagógicas de cinco escolas da periferia do município de Belém, estado do Pará, tendo por base as novas diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial e continuada dos profissionais do magistério da Educação Básica, de 1 de julho de 2015. Nossa intenção é analisar como o percurso formativo desses profissionais (des)favorece práticas pedagógicas atentas aos “sentidos de diversidade e desigualdade”. Analisaremos os processos formativos e as práticas pedagógicas das coordenadoras atuantes em escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio, tendo a compreensão de que a interferência de técnicos pedagógicos sobre os procedimentos teóricos e metodológicos é decisiva para a condução do trabalho pedagógico de uma instituição escolar, uma vez que estes profissionais figuram entre os que atuam na definição de políticas educacionais internas. Entre as conclusões realizadas, constatamos, por meio de documentos escritos e orais, o descompasso entre a formação para uma escola ideal e o parco conhecimento das relações contextuais de desigualdades, afetando estruturalmente as práticas pedagógicas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-18 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49152 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49152 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49152/32589 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 33, n. especial 1 (2017); p. 87-102 Educar em Revista; v. 33, n. especial 1 (2017); p. 87-102 Educar em Revista; v. 33, n. especial 1 (2017); p. 87-102 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711895963303936 |