Imagens em avalia-ação: uma pesquisa-ação sobre o uso de matérias televisivas em aulas de Educação Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Betti, Mauro
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/16829
Resumo: The goal of this research was to elaborate and experiment evaluation procedures that sought access the learning offered in Physical Education classes that made use of TV programs as matter and teaching strategy. The methodology used was the research-action. The conclusion show that the students deepened its perception and understanding on the topic developed at classes ("exclusion/discrimination"); that the strategies used concerned an integrated evaluation the process of teaching and learning; and that the use of the TV program chosen was essential for their development.
id UFPR-4_48da4c5343de9f064155bab107e9e547
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/16829
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Imagens em avalia-ação: uma pesquisa-ação sobre o uso de matérias televisivas em aulas de Educação FísicaImages in evalua(c)tion: a research-action on the use of televison programs in physical education classesEducação; Educação Física; Educação Física EscolarEducação Física escolar; mídia; televisão; avaliação; pesquisa-ação.7.08.04.02-8: Métodos e Técnicas de EnsinoThe goal of this research was to elaborate and experiment evaluation procedures that sought access the learning offered in Physical Education classes that made use of TV programs as matter and teaching strategy. The methodology used was the research-action. The conclusion show that the students deepened its perception and understanding on the topic developed at classes ("exclusion/discrimination"); that the strategies used concerned an integrated evaluation the process of teaching and learning; and that the use of the TV program chosen was essential for their development.O objetivo desta investigação foi elaborar e experimentar procedimentos avaliativos que buscaram acessar as aprendizagens propiciadas em aulas de Educação Física que se valeram de matérias televisivos. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação. Concluiu-se que os alunos aprofundaram sua percepção e entendimento sobre o tema desenvolvido nas aulas (“exclusão/discriminação”); que as estratégias utilizadas contemplaram uma avaliação integrada ao processo de ensino e aprendizagem; e que o uso da matéria televisiva escolhida deu-se de forma integrada ao processo, caracterizando-se como imprescindível para o seu desenvolvimento. UFPR2010-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/16829Educar em Revista; v. 26, n. especial 2 (2010); p. 137-152Educar em Revista; v. 26, n. especial 2 (2010); p. 137-152Educar em Revista; v. 26, n. especial 2 (2010); p. 137-1521984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/16829/14008https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/16829/30979Betti, Mauroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T23:55:34Zoai:revistas.ufpr.br:article/16829Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T23:55:34Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Imagens em avalia-ação: uma pesquisa-ação sobre o uso de matérias televisivas em aulas de Educação Física
Images in evalua(c)tion: a research-action on the use of televison programs in physical education classes
title Imagens em avalia-ação: uma pesquisa-ação sobre o uso de matérias televisivas em aulas de Educação Física
spellingShingle Imagens em avalia-ação: uma pesquisa-ação sobre o uso de matérias televisivas em aulas de Educação Física
Betti, Mauro
Educação; Educação Física; Educação Física Escolar
Educação Física escolar; mídia; televisão; avaliação; pesquisa-ação.
7.08.04.02-8: Métodos e Técnicas de Ensino
title_short Imagens em avalia-ação: uma pesquisa-ação sobre o uso de matérias televisivas em aulas de Educação Física
title_full Imagens em avalia-ação: uma pesquisa-ação sobre o uso de matérias televisivas em aulas de Educação Física
title_fullStr Imagens em avalia-ação: uma pesquisa-ação sobre o uso de matérias televisivas em aulas de Educação Física
title_full_unstemmed Imagens em avalia-ação: uma pesquisa-ação sobre o uso de matérias televisivas em aulas de Educação Física
title_sort Imagens em avalia-ação: uma pesquisa-ação sobre o uso de matérias televisivas em aulas de Educação Física
author Betti, Mauro
author_facet Betti, Mauro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Betti, Mauro
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Educação Física; Educação Física Escolar
Educação Física escolar; mídia; televisão; avaliação; pesquisa-ação.
7.08.04.02-8: Métodos e Técnicas de Ensino
topic Educação; Educação Física; Educação Física Escolar
Educação Física escolar; mídia; televisão; avaliação; pesquisa-ação.
7.08.04.02-8: Métodos e Técnicas de Ensino
description The goal of this research was to elaborate and experiment evaluation procedures that sought access the learning offered in Physical Education classes that made use of TV programs as matter and teaching strategy. The methodology used was the research-action. The conclusion show that the students deepened its perception and understanding on the topic developed at classes ("exclusion/discrimination"); that the strategies used concerned an integrated evaluation the process of teaching and learning; and that the use of the TV program chosen was essential for their development.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/16829
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/16829
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/16829/14008
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/16829/30979
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 26, n. especial 2 (2010); p. 137-152
Educar em Revista; v. 26, n. especial 2 (2010); p. 137-152
Educar em Revista; v. 26, n. especial 2 (2010); p. 137-152
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711897561333760