Imagens em avalia-ação: uma pesquisa-ação sobre o uso de matérias televisivas em aulas de Educação Física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/16829 |
Resumo: | The goal of this research was to elaborate and experiment evaluation procedures that sought access the learning offered in Physical Education classes that made use of TV programs as matter and teaching strategy. The methodology used was the research-action. The conclusion show that the students deepened its perception and understanding on the topic developed at classes ("exclusion/discrimination"); that the strategies used concerned an integrated evaluation the process of teaching and learning; and that the use of the TV program chosen was essential for their development. |
id |
UFPR-4_48da4c5343de9f064155bab107e9e547 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/16829 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Imagens em avalia-ação: uma pesquisa-ação sobre o uso de matérias televisivas em aulas de Educação FísicaImages in evalua(c)tion: a research-action on the use of televison programs in physical education classesEducação; Educação Física; Educação Física EscolarEducação Física escolar; mídia; televisão; avaliação; pesquisa-ação.7.08.04.02-8: Métodos e Técnicas de EnsinoThe goal of this research was to elaborate and experiment evaluation procedures that sought access the learning offered in Physical Education classes that made use of TV programs as matter and teaching strategy. The methodology used was the research-action. The conclusion show that the students deepened its perception and understanding on the topic developed at classes ("exclusion/discrimination"); that the strategies used concerned an integrated evaluation the process of teaching and learning; and that the use of the TV program chosen was essential for their development.O objetivo desta investigação foi elaborar e experimentar procedimentos avaliativos que buscaram acessar as aprendizagens propiciadas em aulas de Educação Física que se valeram de matérias televisivos. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação. Concluiu-se que os alunos aprofundaram sua percepção e entendimento sobre o tema desenvolvido nas aulas (“exclusão/discriminação”); que as estratégias utilizadas contemplaram uma avaliação integrada ao processo de ensino e aprendizagem; e que o uso da matéria televisiva escolhida deu-se de forma integrada ao processo, caracterizando-se como imprescindível para o seu desenvolvimento. UFPR2010-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/16829Educar em Revista; v. 26, n. especial 2 (2010); p. 137-152Educar em Revista; v. 26, n. especial 2 (2010); p. 137-152Educar em Revista; v. 26, n. especial 2 (2010); p. 137-1521984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/16829/14008https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/16829/30979Betti, Mauroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T23:55:34Zoai:revistas.ufpr.br:article/16829Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T23:55:34Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Imagens em avalia-ação: uma pesquisa-ação sobre o uso de matérias televisivas em aulas de Educação Física Images in evalua(c)tion: a research-action on the use of televison programs in physical education classes |
title |
Imagens em avalia-ação: uma pesquisa-ação sobre o uso de matérias televisivas em aulas de Educação Física |
spellingShingle |
Imagens em avalia-ação: uma pesquisa-ação sobre o uso de matérias televisivas em aulas de Educação Física Betti, Mauro Educação; Educação Física; Educação Física Escolar Educação Física escolar; mídia; televisão; avaliação; pesquisa-ação. 7.08.04.02-8: Métodos e Técnicas de Ensino |
title_short |
Imagens em avalia-ação: uma pesquisa-ação sobre o uso de matérias televisivas em aulas de Educação Física |
title_full |
Imagens em avalia-ação: uma pesquisa-ação sobre o uso de matérias televisivas em aulas de Educação Física |
title_fullStr |
Imagens em avalia-ação: uma pesquisa-ação sobre o uso de matérias televisivas em aulas de Educação Física |
title_full_unstemmed |
Imagens em avalia-ação: uma pesquisa-ação sobre o uso de matérias televisivas em aulas de Educação Física |
title_sort |
Imagens em avalia-ação: uma pesquisa-ação sobre o uso de matérias televisivas em aulas de Educação Física |
author |
Betti, Mauro |
author_facet |
Betti, Mauro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Betti, Mauro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Educação Física; Educação Física Escolar Educação Física escolar; mídia; televisão; avaliação; pesquisa-ação. 7.08.04.02-8: Métodos e Técnicas de Ensino |
topic |
Educação; Educação Física; Educação Física Escolar Educação Física escolar; mídia; televisão; avaliação; pesquisa-ação. 7.08.04.02-8: Métodos e Técnicas de Ensino |
description |
The goal of this research was to elaborate and experiment evaluation procedures that sought access the learning offered in Physical Education classes that made use of TV programs as matter and teaching strategy. The methodology used was the research-action. The conclusion show that the students deepened its perception and understanding on the topic developed at classes ("exclusion/discrimination"); that the strategies used concerned an integrated evaluation the process of teaching and learning; and that the use of the TV program chosen was essential for their development. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/16829 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/16829 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/16829/14008 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/16829/30979 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 26, n. especial 2 (2010); p. 137-152 Educar em Revista; v. 26, n. especial 2 (2010); p. 137-152 Educar em Revista; v. 26, n. especial 2 (2010); p. 137-152 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711897561333760 |