PESQUISA-AÇÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ANALISANDO O ESTADO DA ARTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/18521 |
Resumo: | A Educação Física escolar, atualmente, tem buscado novas formas de investigar a prática pedagógica. Assim, a pesquisa-ação apresenta-se como uma possibilidade metodológica de ação e reflexão sobre a práxis. Este trabalho objetivou analisar a produção científica da pesquisa-ação na Educação Física escolar em alguns periódicos nacionais brasileiros. Entre os anos de 2000 a 2010, encontrou-se 1485 artigos sendo 461 (31,04%) sobre Educação Física escolar e apenas 22 artigos (1,48% do total e 4,77% dos de Educação Física escolar) empregaram a pesquisa-ação. Conclui-se que a pesquisa-ação como uma ferramenta de auxílio às pesquisas na área da Educação Física escolar ainda apresenta um baixo número de investigações, sendo necessário haver mais estudos pautados nesta metodologia. |
id |
UFG-4_02c0a833bddfca33f73d87c87c57bc63 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/18521 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PESQUISA-AÇÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ANALISANDO O ESTADO DA ARTEEducação Física escolarEstado da artePesquisa-ação.Educação Física escolarA Educação Física escolar, atualmente, tem buscado novas formas de investigar a prática pedagógica. Assim, a pesquisa-ação apresenta-se como uma possibilidade metodológica de ação e reflexão sobre a práxis. Este trabalho objetivou analisar a produção científica da pesquisa-ação na Educação Física escolar em alguns periódicos nacionais brasileiros. Entre os anos de 2000 a 2010, encontrou-se 1485 artigos sendo 461 (31,04%) sobre Educação Física escolar e apenas 22 artigos (1,48% do total e 4,77% dos de Educação Física escolar) empregaram a pesquisa-ação. Conclui-se que a pesquisa-ação como uma ferramenta de auxílio às pesquisas na área da Educação Física escolar ainda apresenta um baixo número de investigações, sendo necessário haver mais estudos pautados nesta metodologia.Universidade Federal de Goiás2014-03-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa qualitativa; revisão de literatura; ensaio teórico.application/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/1852110.5216/rpp.v17i1.18521Pensar a Prática; Vol. 17 No. 1 (2014)Pensar a Prática; v. 17 n. 1 (2014)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/18521/16401Rufino, Luiz Gustavo BonattoDarido, Suraya Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-20T18:25:45Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/18521Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:55:51.787522Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
PESQUISA-AÇÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ANALISANDO O ESTADO DA ARTE |
title |
PESQUISA-AÇÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ANALISANDO O ESTADO DA ARTE |
spellingShingle |
PESQUISA-AÇÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ANALISANDO O ESTADO DA ARTE Rufino, Luiz Gustavo Bonatto Educação Física escolar Estado da arte Pesquisa-ação. Educação Física escolar |
title_short |
PESQUISA-AÇÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ANALISANDO O ESTADO DA ARTE |
title_full |
PESQUISA-AÇÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ANALISANDO O ESTADO DA ARTE |
title_fullStr |
PESQUISA-AÇÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ANALISANDO O ESTADO DA ARTE |
title_full_unstemmed |
PESQUISA-AÇÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ANALISANDO O ESTADO DA ARTE |
title_sort |
PESQUISA-AÇÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ANALISANDO O ESTADO DA ARTE |
author |
Rufino, Luiz Gustavo Bonatto |
author_facet |
Rufino, Luiz Gustavo Bonatto Darido, Suraya Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Darido, Suraya Cristina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rufino, Luiz Gustavo Bonatto Darido, Suraya Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física escolar Estado da arte Pesquisa-ação. Educação Física escolar |
topic |
Educação Física escolar Estado da arte Pesquisa-ação. Educação Física escolar |
description |
A Educação Física escolar, atualmente, tem buscado novas formas de investigar a prática pedagógica. Assim, a pesquisa-ação apresenta-se como uma possibilidade metodológica de ação e reflexão sobre a práxis. Este trabalho objetivou analisar a produção científica da pesquisa-ação na Educação Física escolar em alguns periódicos nacionais brasileiros. Entre os anos de 2000 a 2010, encontrou-se 1485 artigos sendo 461 (31,04%) sobre Educação Física escolar e apenas 22 artigos (1,48% do total e 4,77% dos de Educação Física escolar) empregaram a pesquisa-ação. Conclui-se que a pesquisa-ação como uma ferramenta de auxílio às pesquisas na área da Educação Física escolar ainda apresenta um baixo número de investigações, sendo necessário haver mais estudos pautados nesta metodologia. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-03-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares Pesquisa qualitativa; revisão de literatura; ensaio teórico. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/18521 10.5216/rpp.v17i1.18521 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/18521 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v17i1.18521 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/18521/16401 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 17 No. 1 (2014) Pensar a Prática; v. 17 n. 1 (2014) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1799874857115058176 |