PESQUISA-AÇÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ANALISANDO O ESTADO DA ARTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rufino, Luiz Gustavo Bonatto
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Darido, Suraya Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/18521
Resumo: A Educação Física escolar, atualmente, tem buscado novas formas de investigar a prática pedagógica. Assim, a pesquisa-ação apresenta-se como uma possibilidade metodológica de ação e reflexão sobre a práxis. Este trabalho objetivou analisar a produção científica da pesquisa-ação na Educação Física escolar em alguns periódicos nacionais brasileiros. Entre os anos de 2000 a 2010, encontrou-se 1485 artigos sendo 461 (31,04%) sobre Educação Física escolar e apenas 22 artigos (1,48% do total e 4,77% dos de Educação Física escolar) empregaram a pesquisa-ação. Conclui-se que a pesquisa-ação como uma ferramenta de auxílio às pesquisas na área da Educação Física escolar ainda apresenta um baixo número de investigações, sendo necessário haver mais estudos pautados nesta metodologia.
id UFG-4_02c0a833bddfca33f73d87c87c57bc63
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/18521
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling PESQUISA-AÇÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ANALISANDO O ESTADO DA ARTEEducação Física escolarEstado da artePesquisa-ação.Educação Física escolarA Educação Física escolar, atualmente, tem buscado novas formas de investigar a prática pedagógica. Assim, a pesquisa-ação apresenta-se como uma possibilidade metodológica de ação e reflexão sobre a práxis. Este trabalho objetivou analisar a produção científica da pesquisa-ação na Educação Física escolar em alguns periódicos nacionais brasileiros. Entre os anos de 2000 a 2010, encontrou-se 1485 artigos sendo 461 (31,04%) sobre Educação Física escolar e apenas 22 artigos (1,48% do total e 4,77% dos de Educação Física escolar) empregaram a pesquisa-ação. Conclui-se que a pesquisa-ação como uma ferramenta de auxílio às pesquisas na área da Educação Física escolar ainda apresenta um baixo número de investigações, sendo necessário haver mais estudos pautados nesta metodologia.Universidade Federal de Goiás2014-03-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresPesquisa qualitativa; revisão de literatura; ensaio teórico.application/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/1852110.5216/rpp.v17i1.18521Pensar a Prática; Vol. 17 No. 1 (2014)Pensar a Prática; v. 17 n. 1 (2014)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/18521/16401Rufino, Luiz Gustavo BonattoDarido, Suraya Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-20T18:25:45Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/18521Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:55:51.787522Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv PESQUISA-AÇÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ANALISANDO O ESTADO DA ARTE
title PESQUISA-AÇÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ANALISANDO O ESTADO DA ARTE
spellingShingle PESQUISA-AÇÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ANALISANDO O ESTADO DA ARTE
Rufino, Luiz Gustavo Bonatto
Educação Física escolar
Estado da arte
Pesquisa-ação.
Educação Física escolar
title_short PESQUISA-AÇÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ANALISANDO O ESTADO DA ARTE
title_full PESQUISA-AÇÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ANALISANDO O ESTADO DA ARTE
title_fullStr PESQUISA-AÇÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ANALISANDO O ESTADO DA ARTE
title_full_unstemmed PESQUISA-AÇÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ANALISANDO O ESTADO DA ARTE
title_sort PESQUISA-AÇÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ANALISANDO O ESTADO DA ARTE
author Rufino, Luiz Gustavo Bonatto
author_facet Rufino, Luiz Gustavo Bonatto
Darido, Suraya Cristina
author_role author
author2 Darido, Suraya Cristina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rufino, Luiz Gustavo Bonatto
Darido, Suraya Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física escolar
Estado da arte
Pesquisa-ação.
Educação Física escolar
topic Educação Física escolar
Estado da arte
Pesquisa-ação.
Educação Física escolar
description A Educação Física escolar, atualmente, tem buscado novas formas de investigar a prática pedagógica. Assim, a pesquisa-ação apresenta-se como uma possibilidade metodológica de ação e reflexão sobre a práxis. Este trabalho objetivou analisar a produção científica da pesquisa-ação na Educação Física escolar em alguns periódicos nacionais brasileiros. Entre os anos de 2000 a 2010, encontrou-se 1485 artigos sendo 461 (31,04%) sobre Educação Física escolar e apenas 22 artigos (1,48% do total e 4,77% dos de Educação Física escolar) empregaram a pesquisa-ação. Conclui-se que a pesquisa-ação como uma ferramenta de auxílio às pesquisas na área da Educação Física escolar ainda apresenta um baixo número de investigações, sendo necessário haver mais estudos pautados nesta metodologia.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
Pesquisa qualitativa; revisão de literatura; ensaio teórico.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/18521
10.5216/rpp.v17i1.18521
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/18521
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v17i1.18521
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/18521/16401
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 17 No. 1 (2014)
Pensar a Prática; v. 17 n. 1 (2014)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874857115058176