“Coisas que já passaram, aí lembramos com o cérebro e o coração” : representações de memórias com crianças da educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Bruna Lislie dos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/88137
Resumo: A presente pesquisa, resultado do Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tem por objetivo refletir sobre as representações que as crianças, de uma turma de Jardim B, em uma escola de Educação Infantil localizada na cidade de Porto Alegre, possuem a respeito de suas lembranças de vida. A perspectiva teórica que embasa este trabalho se pauta nos estudos realizados por Kramer, Collares, Freire, entre outros. O aporte metodológico, de cunho qualitativo, caracteriza-se pela análise dos seguintes documentos: diários de classe, relatórios de estágio produzidos ao longo de 15 semanas, onde foram registrados todos os projetos desenvolvidos com as crianças, bem como suas falas e reações no decorrer do trabalho do estágio proposto. Como conclusão, destaca-se que as crianças, através de suas lembranças, deixam evidente a importância de se criar, na escola, espaços de tempo nos quais suas falas possam significar-se como fundamentais. Destaca-se, ainda, o quanto as lembranças das crianças são constituídas e constituidoras de aprendizagens, relações de afeto, desenvolvimento da sensibilidade na elaboração de si.
id UFRGS-2_28192abccfbfd69b29aab8f9bdddf04d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88137
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Bruna Lislie dosCollares, Darli2014-03-06T01:49:45Z2013http://hdl.handle.net/10183/88137000911555A presente pesquisa, resultado do Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tem por objetivo refletir sobre as representações que as crianças, de uma turma de Jardim B, em uma escola de Educação Infantil localizada na cidade de Porto Alegre, possuem a respeito de suas lembranças de vida. A perspectiva teórica que embasa este trabalho se pauta nos estudos realizados por Kramer, Collares, Freire, entre outros. O aporte metodológico, de cunho qualitativo, caracteriza-se pela análise dos seguintes documentos: diários de classe, relatórios de estágio produzidos ao longo de 15 semanas, onde foram registrados todos os projetos desenvolvidos com as crianças, bem como suas falas e reações no decorrer do trabalho do estágio proposto. Como conclusão, destaca-se que as crianças, através de suas lembranças, deixam evidente a importância de se criar, na escola, espaços de tempo nos quais suas falas possam significar-se como fundamentais. Destaca-se, ainda, o quanto as lembranças das crianças são constituídas e constituidoras de aprendizagens, relações de afeto, desenvolvimento da sensibilidade na elaboração de si.application/pdfporMemóriaInfânciaEducação infantil“Coisas que já passaram, aí lembramos com o cérebro e o coração” : representações de memórias com crianças da educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000911555.pdf000911555.pdfTexto completoapplication/pdf689167http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88137/1/000911555.pdfad806bf0ff795eab4cd56e8157c40eecMD51TEXT000911555.pdf.txt000911555.pdf.txtExtracted Texttext/plain53622http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88137/2/000911555.pdf.txtf5e6474f04bf314dfc79f5f099b86736MD52THUMBNAIL000911555.pdf.jpg000911555.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1086http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88137/3/000911555.pdf.jpg3cedbb396ff71d26b4d6231531880e14MD5310183/881372018-10-18 08:13:59.953oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88137Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:13:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv “Coisas que já passaram, aí lembramos com o cérebro e o coração” : representações de memórias com crianças da educação infantil
title “Coisas que já passaram, aí lembramos com o cérebro e o coração” : representações de memórias com crianças da educação infantil
spellingShingle “Coisas que já passaram, aí lembramos com o cérebro e o coração” : representações de memórias com crianças da educação infantil
Santos, Bruna Lislie dos
Memória
Infância
Educação infantil
title_short “Coisas que já passaram, aí lembramos com o cérebro e o coração” : representações de memórias com crianças da educação infantil
title_full “Coisas que já passaram, aí lembramos com o cérebro e o coração” : representações de memórias com crianças da educação infantil
title_fullStr “Coisas que já passaram, aí lembramos com o cérebro e o coração” : representações de memórias com crianças da educação infantil
title_full_unstemmed “Coisas que já passaram, aí lembramos com o cérebro e o coração” : representações de memórias com crianças da educação infantil
title_sort “Coisas que já passaram, aí lembramos com o cérebro e o coração” : representações de memórias com crianças da educação infantil
author Santos, Bruna Lislie dos
author_facet Santos, Bruna Lislie dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Bruna Lislie dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Collares, Darli
contributor_str_mv Collares, Darli
dc.subject.por.fl_str_mv Memória
Infância
Educação infantil
topic Memória
Infância
Educação infantil
description A presente pesquisa, resultado do Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tem por objetivo refletir sobre as representações que as crianças, de uma turma de Jardim B, em uma escola de Educação Infantil localizada na cidade de Porto Alegre, possuem a respeito de suas lembranças de vida. A perspectiva teórica que embasa este trabalho se pauta nos estudos realizados por Kramer, Collares, Freire, entre outros. O aporte metodológico, de cunho qualitativo, caracteriza-se pela análise dos seguintes documentos: diários de classe, relatórios de estágio produzidos ao longo de 15 semanas, onde foram registrados todos os projetos desenvolvidos com as crianças, bem como suas falas e reações no decorrer do trabalho do estágio proposto. Como conclusão, destaca-se que as crianças, através de suas lembranças, deixam evidente a importância de se criar, na escola, espaços de tempo nos quais suas falas possam significar-se como fundamentais. Destaca-se, ainda, o quanto as lembranças das crianças são constituídas e constituidoras de aprendizagens, relações de afeto, desenvolvimento da sensibilidade na elaboração de si.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-03-06T01:49:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/88137
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000911555
url http://hdl.handle.net/10183/88137
identifier_str_mv 000911555
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88137/1/000911555.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88137/2/000911555.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88137/3/000911555.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ad806bf0ff795eab4cd56e8157c40eec
f5e6474f04bf314dfc79f5f099b86736
3cedbb396ff71d26b4d6231531880e14
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447122240077824