Qualidade da Educação Infantil: avaliação em rede e monitoramento regional – Entrevista com Antonio Gariboldi

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moro, Catarina
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/65412
Resumo: Nesta entrevista, Antonio Gariboldi, pesquisador e professor italiano da Università Degli Studi di Modena e Reggio Emilia, na Emilia Romagna, expõe suas pesquisas e relata a assessoria que prestou para redes italianas, municipais e regionais de educação. Seu trabalho é centrado na avaliação e se desenvolveu a partir da criação de um sistema regional de monitoramento de qualidade educativa dos serviços para a primeira infância e da organização de contextos educativos. Gariboldi fala, também, sobre atividades formativas, muitas vezes, realizadas na forma de pesquisa-ação. Sou muito grata à mediação inicial da pesquisadora Donatella Savio, da Università Degli di Studi di Pavia, que possibilitou meu encontro com o Professor Antonio Gariboldi, no período que estive na Itália para pós-doutoramento. Também agradeço ao professor pela atenção e recepção desde os primeiros contatos até o encontro presencial nas dependências da UNIMORE em Reggio Emilia.
id UFPR-4_524762ca2af562bb2f4d15a37fb2df74
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/65412
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Qualidade da Educação Infantil: avaliação em rede e monitoramento regional – Entrevista com Antonio GariboldiEducaçãoEducação Infantil. Qualidade. Avaliação. Monitoramento em rede.avaliação educacionalNesta entrevista, Antonio Gariboldi, pesquisador e professor italiano da Università Degli Studi di Modena e Reggio Emilia, na Emilia Romagna, expõe suas pesquisas e relata a assessoria que prestou para redes italianas, municipais e regionais de educação. Seu trabalho é centrado na avaliação e se desenvolveu a partir da criação de um sistema regional de monitoramento de qualidade educativa dos serviços para a primeira infância e da organização de contextos educativos. Gariboldi fala, também, sobre atividades formativas, muitas vezes, realizadas na forma de pesquisa-ação. Sou muito grata à mediação inicial da pesquisadora Donatella Savio, da Università Degli di Studi di Pavia, que possibilitou meu encontro com o Professor Antonio Gariboldi, no período que estive na Itália para pós-doutoramento. Também agradeço ao professor pela atenção e recepção desde os primeiros contatos até o encontro presencial nas dependências da UNIMORE em Reggio Emilia.UFPRCAPESMoro, Catarina2019-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/65412Educar em Revista; v. 35, n. 74 (2019); 329-351Educar em Revista; v. 35, n. 74 (2019); 329-351Educar em Revista; v. 35, n. 74 (2019); 329-3511984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/65412/38517Direitos autorais 2019 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-30T19:59:03Zoai:revistas.ufpr.br:article/65412Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2019-07-30T19:59:03Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Qualidade da Educação Infantil: avaliação em rede e monitoramento regional – Entrevista com Antonio Gariboldi
title Qualidade da Educação Infantil: avaliação em rede e monitoramento regional – Entrevista com Antonio Gariboldi
spellingShingle Qualidade da Educação Infantil: avaliação em rede e monitoramento regional – Entrevista com Antonio Gariboldi
Moro, Catarina
Educação
Educação Infantil. Qualidade. Avaliação. Monitoramento em rede.
avaliação educacional
title_short Qualidade da Educação Infantil: avaliação em rede e monitoramento regional – Entrevista com Antonio Gariboldi
title_full Qualidade da Educação Infantil: avaliação em rede e monitoramento regional – Entrevista com Antonio Gariboldi
title_fullStr Qualidade da Educação Infantil: avaliação em rede e monitoramento regional – Entrevista com Antonio Gariboldi
title_full_unstemmed Qualidade da Educação Infantil: avaliação em rede e monitoramento regional – Entrevista com Antonio Gariboldi
title_sort Qualidade da Educação Infantil: avaliação em rede e monitoramento regional – Entrevista com Antonio Gariboldi
author Moro, Catarina
author_facet Moro, Catarina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES
dc.contributor.author.fl_str_mv Moro, Catarina
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação Infantil. Qualidade. Avaliação. Monitoramento em rede.
avaliação educacional
topic Educação
Educação Infantil. Qualidade. Avaliação. Monitoramento em rede.
avaliação educacional
description Nesta entrevista, Antonio Gariboldi, pesquisador e professor italiano da Università Degli Studi di Modena e Reggio Emilia, na Emilia Romagna, expõe suas pesquisas e relata a assessoria que prestou para redes italianas, municipais e regionais de educação. Seu trabalho é centrado na avaliação e se desenvolveu a partir da criação de um sistema regional de monitoramento de qualidade educativa dos serviços para a primeira infância e da organização de contextos educativos. Gariboldi fala, também, sobre atividades formativas, muitas vezes, realizadas na forma de pesquisa-ação. Sou muito grata à mediação inicial da pesquisadora Donatella Savio, da Università Degli di Studi di Pavia, que possibilitou meu encontro com o Professor Antonio Gariboldi, no período que estive na Itália para pós-doutoramento. Também agradeço ao professor pela atenção e recepção desde os primeiros contatos até o encontro presencial nas dependências da UNIMORE em Reggio Emilia.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-01
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/65412
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/65412
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/65412/38517
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 35, n. 74 (2019); 329-351
Educar em Revista; v. 35, n. 74 (2019); 329-351
Educar em Revista; v. 35, n. 74 (2019); 329-351
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711892230373376