Concepções sobre os procedimentos de intervenção e avaliação de profissionais em estimulação precoce
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2185 |
Resumo: | O estudo verificou que os profissionais que atuam em estimulação precoce sentem-se despreparados no desempenho profissional, tanto para atuar com a criança quanto com a família. Constatou que a escassez de literatura específica e os poucos cursos existentes comprometem a formação, a especialização e a atualização destes profissionais. Propõe, assim, entre outras medidas: a) a mobilização da universidade para participar ativamente na melhoria deste atendimento, por meio da pesquisa, ensino e extensão; b) a implantação de um modelo referencial de pesquisa e formação profissional em estimulação precoce, tanto em ambiente presencial quanto em ambiente virtual, composto de biblioteca digital/virtual e de banco de dados especializado; c) a criação de cursos de formação presencial e à distância nesta área. Estas medidas buscariam promover a constante formação e atualização técnico- pedagógica destes profissionais, a fim de propiciar um atendimento de qualidade na estimulação precoce. Concepts about intervention and assessement strategies in early intervention professionals Abstract This research has verified that professionals who works in early intervention feel themselves as unprepared in their professional performance, this feeling exists in relation to children as to family. This work also noticed that the lack of specified literature and the little number of offered courses produce a commitment of those professionals in relation to formation, specialization and updating. In this way, this work proposes some measures as: a) University mobilization in order to have, in the way of research, teaching and extension, an active participation in professionals updating; b) a referential model implantation of research and formation of professionals of early intervention, in a presencial and virtual environment composed by digital library and specialized data bank; c) presencial and distance education courses creation for this area. These measures intend to promote a constantly formation and technical-pedagogical updating of these professionals, in order to proportionate a high quality answer in early intervention. |
id |
UFPR-4_5370730075933b32cb9123b470720eaa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/2185 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Concepções sobre os procedimentos de intervenção e avaliação de profissionais em estimulação precoceeducação especial; estimulação precoce; formação de profissionais; special education; early intervention; professional formation. O estudo verificou que os profissionais que atuam em estimulação precoce sentem-se despreparados no desempenho profissional, tanto para atuar com a criança quanto com a família. Constatou que a escassez de literatura específica e os poucos cursos existentes comprometem a formação, a especialização e a atualização destes profissionais. Propõe, assim, entre outras medidas: a) a mobilização da universidade para participar ativamente na melhoria deste atendimento, por meio da pesquisa, ensino e extensão; b) a implantação de um modelo referencial de pesquisa e formação profissional em estimulação precoce, tanto em ambiente presencial quanto em ambiente virtual, composto de biblioteca digital/virtual e de banco de dados especializado; c) a criação de cursos de formação presencial e à distância nesta área. Estas medidas buscariam promover a constante formação e atualização técnico- pedagógica destes profissionais, a fim de propiciar um atendimento de qualidade na estimulação precoce. Concepts about intervention and assessement strategies in early intervention professionals Abstract This research has verified that professionals who works in early intervention feel themselves as unprepared in their professional performance, this feeling exists in relation to children as to family. This work also noticed that the lack of specified literature and the little number of offered courses produce a commitment of those professionals in relation to formation, specialization and updating. In this way, this work proposes some measures as: a) University mobilization in order to have, in the way of research, teaching and extension, an active participation in professionals updating; b) a referential model implantation of research and formation of professionals of early intervention, in a presencial and virtual environment composed by digital library and specialized data bank; c) presencial and distance education courses creation for this area. These measures intend to promote a constantly formation and technical-pedagogical updating of these professionals, in order to proportionate a high quality answer in early intervention. UFPR2003-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2185Educar em Revista; v. 19, n. 22 (2003); p. 343-355Educar em Revista; v. 19, n. 22 (2003); p. 343-355Educar em Revista; v. 19, n. 22 (2003); p. 343-3551984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2185/1837https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2185/31332Bolsanello, Maria Augustainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:17:53Zoai:revistas.ufpr.br:article/2185Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:17:53Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepções sobre os procedimentos de intervenção e avaliação de profissionais em estimulação precoce |
title |
Concepções sobre os procedimentos de intervenção e avaliação de profissionais em estimulação precoce |
spellingShingle |
Concepções sobre os procedimentos de intervenção e avaliação de profissionais em estimulação precoce Bolsanello, Maria Augusta educação especial; estimulação precoce; formação de profissionais; special education; early intervention; professional formation. |
title_short |
Concepções sobre os procedimentos de intervenção e avaliação de profissionais em estimulação precoce |
title_full |
Concepções sobre os procedimentos de intervenção e avaliação de profissionais em estimulação precoce |
title_fullStr |
Concepções sobre os procedimentos de intervenção e avaliação de profissionais em estimulação precoce |
title_full_unstemmed |
Concepções sobre os procedimentos de intervenção e avaliação de profissionais em estimulação precoce |
title_sort |
Concepções sobre os procedimentos de intervenção e avaliação de profissionais em estimulação precoce |
author |
Bolsanello, Maria Augusta |
author_facet |
Bolsanello, Maria Augusta |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bolsanello, Maria Augusta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação especial; estimulação precoce; formação de profissionais; special education; early intervention; professional formation. |
topic |
educação especial; estimulação precoce; formação de profissionais; special education; early intervention; professional formation. |
description |
O estudo verificou que os profissionais que atuam em estimulação precoce sentem-se despreparados no desempenho profissional, tanto para atuar com a criança quanto com a família. Constatou que a escassez de literatura específica e os poucos cursos existentes comprometem a formação, a especialização e a atualização destes profissionais. Propõe, assim, entre outras medidas: a) a mobilização da universidade para participar ativamente na melhoria deste atendimento, por meio da pesquisa, ensino e extensão; b) a implantação de um modelo referencial de pesquisa e formação profissional em estimulação precoce, tanto em ambiente presencial quanto em ambiente virtual, composto de biblioteca digital/virtual e de banco de dados especializado; c) a criação de cursos de formação presencial e à distância nesta área. Estas medidas buscariam promover a constante formação e atualização técnico- pedagógica destes profissionais, a fim de propiciar um atendimento de qualidade na estimulação precoce. Concepts about intervention and assessement strategies in early intervention professionals Abstract This research has verified that professionals who works in early intervention feel themselves as unprepared in their professional performance, this feeling exists in relation to children as to family. This work also noticed that the lack of specified literature and the little number of offered courses produce a commitment of those professionals in relation to formation, specialization and updating. In this way, this work proposes some measures as: a) University mobilization in order to have, in the way of research, teaching and extension, an active participation in professionals updating; b) a referential model implantation of research and formation of professionals of early intervention, in a presencial and virtual environment composed by digital library and specialized data bank; c) presencial and distance education courses creation for this area. These measures intend to promote a constantly formation and technical-pedagogical updating of these professionals, in order to proportionate a high quality answer in early intervention. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-12-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2185 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2185 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2185/1837 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2185/31332 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 19, n. 22 (2003); p. 343-355 Educar em Revista; v. 19, n. 22 (2003); p. 343-355 Educar em Revista; v. 19, n. 22 (2003); p. 343-355 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711894800433152 |