Concepções sobre os procedimentos de intervenção e avaliação de profissionais em estimulação precoce

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bolsanello, Maria Augusta
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2185
Resumo: O estudo verificou que os profissionais que atuam em estimulação precoce sentem-se despreparados no desempenho profissional, tanto para atuar com a criança quanto com a família. Constatou que a escassez de literatura específica e os poucos cursos existentes comprometem a formação, a especialização e a atualização destes profissionais. Propõe, assim, entre outras medidas: a) a mobilização da universidade para participar ativamente na melhoria deste atendimento, por meio da pesquisa, ensino e extensão; b) a implantação de um modelo referencial de pesquisa e formação profissional em estimulação precoce, tanto em ambiente presencial quanto em ambiente virtual, composto de biblioteca digital/virtual e de banco de dados especializado; c) a criação de cursos de formação presencial e à distância nesta área. Estas medidas buscariam promover a constante formação e atualização técnico- pedagógica destes profissionais, a fim de propiciar um atendimento de qualidade na estimulação precoce. Concepts about intervention and assessement strategies in early intervention professionals Abstract This research has verified that professionals who works in early intervention feel themselves as unprepared in their professional performance, this feeling exists in relation to children as to family. This work also noticed that the lack of specified literature and the little number of offered courses produce a commitment of those professionals in relation to formation, specialization and updating. In this way, this work proposes some measures as: a) University mobilization in order to have, in the way of research, teaching and extension, an active participation in professionals updating; b) a referential model implantation of research and formation of professionals of early intervention, in a presencial and virtual environment composed by digital library and specialized data bank; c) presencial and distance education courses creation for this area. These measures intend to promote a constantly formation and technical-pedagogical updating of these professionals, in order to proportionate a high quality answer in early intervention.
id UFPR-4_5370730075933b32cb9123b470720eaa
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/2185
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Concepções sobre os procedimentos de intervenção e avaliação de profissionais em estimulação precoceeducação especial; estimulação precoce; formação de profissionais; special education; early intervention; professional formation. O estudo verificou que os profissionais que atuam em estimulação precoce sentem-se despreparados no desempenho profissional, tanto para atuar com a criança quanto com a família. Constatou que a escassez de literatura específica e os poucos cursos existentes comprometem a formação, a especialização e a atualização destes profissionais. Propõe, assim, entre outras medidas: a) a mobilização da universidade para participar ativamente na melhoria deste atendimento, por meio da pesquisa, ensino e extensão; b) a implantação de um modelo referencial de pesquisa e formação profissional em estimulação precoce, tanto em ambiente presencial quanto em ambiente virtual, composto de biblioteca digital/virtual e de banco de dados especializado; c) a criação de cursos de formação presencial e à distância nesta área. Estas medidas buscariam promover a constante formação e atualização técnico- pedagógica destes profissionais, a fim de propiciar um atendimento de qualidade na estimulação precoce. Concepts about intervention and assessement strategies in early intervention professionals Abstract This research has verified that professionals who works in early intervention feel themselves as unprepared in their professional performance, this feeling exists in relation to children as to family. This work also noticed that the lack of specified literature and the little number of offered courses produce a commitment of those professionals in relation to formation, specialization and updating. In this way, this work proposes some measures as: a) University mobilization in order to have, in the way of research, teaching and extension, an active participation in professionals updating; b) a referential model implantation of research and formation of professionals of early intervention, in a presencial and virtual environment composed by digital library and specialized data bank; c) presencial and distance education courses creation for this area. These measures intend to promote a constantly formation and technical-pedagogical updating of these professionals, in order to proportionate a high quality answer in early intervention. UFPR2003-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2185Educar em Revista; v. 19, n. 22 (2003); p. 343-355Educar em Revista; v. 19, n. 22 (2003); p. 343-355Educar em Revista; v. 19, n. 22 (2003); p. 343-3551984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2185/1837https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2185/31332Bolsanello, Maria Augustainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:17:53Zoai:revistas.ufpr.br:article/2185Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:17:53Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções sobre os procedimentos de intervenção e avaliação de profissionais em estimulação precoce
title Concepções sobre os procedimentos de intervenção e avaliação de profissionais em estimulação precoce
spellingShingle Concepções sobre os procedimentos de intervenção e avaliação de profissionais em estimulação precoce
Bolsanello, Maria Augusta
educação especial; estimulação precoce; formação de profissionais; special education; early intervention; professional formation.
title_short Concepções sobre os procedimentos de intervenção e avaliação de profissionais em estimulação precoce
title_full Concepções sobre os procedimentos de intervenção e avaliação de profissionais em estimulação precoce
title_fullStr Concepções sobre os procedimentos de intervenção e avaliação de profissionais em estimulação precoce
title_full_unstemmed Concepções sobre os procedimentos de intervenção e avaliação de profissionais em estimulação precoce
title_sort Concepções sobre os procedimentos de intervenção e avaliação de profissionais em estimulação precoce
author Bolsanello, Maria Augusta
author_facet Bolsanello, Maria Augusta
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bolsanello, Maria Augusta
dc.subject.por.fl_str_mv educação especial; estimulação precoce; formação de profissionais; special education; early intervention; professional formation.
topic educação especial; estimulação precoce; formação de profissionais; special education; early intervention; professional formation.
description O estudo verificou que os profissionais que atuam em estimulação precoce sentem-se despreparados no desempenho profissional, tanto para atuar com a criança quanto com a família. Constatou que a escassez de literatura específica e os poucos cursos existentes comprometem a formação, a especialização e a atualização destes profissionais. Propõe, assim, entre outras medidas: a) a mobilização da universidade para participar ativamente na melhoria deste atendimento, por meio da pesquisa, ensino e extensão; b) a implantação de um modelo referencial de pesquisa e formação profissional em estimulação precoce, tanto em ambiente presencial quanto em ambiente virtual, composto de biblioteca digital/virtual e de banco de dados especializado; c) a criação de cursos de formação presencial e à distância nesta área. Estas medidas buscariam promover a constante formação e atualização técnico- pedagógica destes profissionais, a fim de propiciar um atendimento de qualidade na estimulação precoce. Concepts about intervention and assessement strategies in early intervention professionals Abstract This research has verified that professionals who works in early intervention feel themselves as unprepared in their professional performance, this feeling exists in relation to children as to family. This work also noticed that the lack of specified literature and the little number of offered courses produce a commitment of those professionals in relation to formation, specialization and updating. In this way, this work proposes some measures as: a) University mobilization in order to have, in the way of research, teaching and extension, an active participation in professionals updating; b) a referential model implantation of research and formation of professionals of early intervention, in a presencial and virtual environment composed by digital library and specialized data bank; c) presencial and distance education courses creation for this area. These measures intend to promote a constantly formation and technical-pedagogical updating of these professionals, in order to proportionate a high quality answer in early intervention.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-12-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2185
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2185
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2185/1837
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2185/31332
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 19, n. 22 (2003); p. 343-355
Educar em Revista; v. 19, n. 22 (2003); p. 343-355
Educar em Revista; v. 19, n. 22 (2003); p. 343-355
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711894800433152