Interculturalidade e o ensino de alemão como língua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Janzen, Henrique Evaldo
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2103
Resumo: Este trabalho apresenta, a partir da concepção de linguagem bakthiniana e dos pressupostos da interculturalidade, uma crítica à ausência da mediação cultural/pedagógica em tópicos de unidades temáticas de livros elaborados dentro da abordagem comunicativa; focalizando, primordialmente, o texto ficcional. Cross-culturalism and teaching of German as foreign language Abstract This work is a critic, based on Bakhtin’s language conception and intercultural remarks, to the lack of cultural/pedagogical mediation in theme units of topics from books elaborated in a communicative approach; this analysis focuses mainly the ficcional text.
id UFPR-4_55863914499fe72062571d3cb8e9fa44
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/2103
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Interculturalidade e o ensino de alemão como língua estrangeiraenunciado; cultura; ensino; utterance; culture; teaching. Este trabalho apresenta, a partir da concepção de linguagem bakthiniana e dos pressupostos da interculturalidade, uma crítica à ausência da mediação cultural/pedagógica em tópicos de unidades temáticas de livros elaborados dentro da abordagem comunicativa; focalizando, primordialmente, o texto ficcional. Cross-culturalism and teaching of German as foreign language Abstract This work is a critic, based on Bakhtin’s language conception and intercultural remarks, to the lack of cultural/pedagogical mediation in theme units of topics from books elaborated in a communicative approach; this analysis focuses mainly the ficcional text. UFPR2002-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2103Educar em Revista; v. 18, n. 20 (2002); p. 137-147Educar em Revista; v. 18, n. 20 (2002); p. 137-147Educar em Revista; v. 18, n. 20 (2002); p. 137-1471984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2103/1755https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2103/31247Janzen, Henrique Evaldoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:23:06Zoai:revistas.ufpr.br:article/2103Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:23:06Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Interculturalidade e o ensino de alemão como língua estrangeira
title Interculturalidade e o ensino de alemão como língua estrangeira
spellingShingle Interculturalidade e o ensino de alemão como língua estrangeira
Janzen, Henrique Evaldo
enunciado; cultura; ensino; utterance; culture; teaching.
title_short Interculturalidade e o ensino de alemão como língua estrangeira
title_full Interculturalidade e o ensino de alemão como língua estrangeira
title_fullStr Interculturalidade e o ensino de alemão como língua estrangeira
title_full_unstemmed Interculturalidade e o ensino de alemão como língua estrangeira
title_sort Interculturalidade e o ensino de alemão como língua estrangeira
author Janzen, Henrique Evaldo
author_facet Janzen, Henrique Evaldo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Janzen, Henrique Evaldo
dc.subject.por.fl_str_mv enunciado; cultura; ensino; utterance; culture; teaching.
topic enunciado; cultura; ensino; utterance; culture; teaching.
description Este trabalho apresenta, a partir da concepção de linguagem bakthiniana e dos pressupostos da interculturalidade, uma crítica à ausência da mediação cultural/pedagógica em tópicos de unidades temáticas de livros elaborados dentro da abordagem comunicativa; focalizando, primordialmente, o texto ficcional. Cross-culturalism and teaching of German as foreign language Abstract This work is a critic, based on Bakhtin’s language conception and intercultural remarks, to the lack of cultural/pedagogical mediation in theme units of topics from books elaborated in a communicative approach; this analysis focuses mainly the ficcional text.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-12-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2103
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2103
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2103/1755
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2103/31247
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 18, n. 20 (2002); p. 137-147
Educar em Revista; v. 18, n. 20 (2002); p. 137-147
Educar em Revista; v. 18, n. 20 (2002); p. 137-147
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711892903559168