Formação contínua centrada na escola e currículo do mar – o caso de uma escola inaciana
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/60688 |
Resumo: | O presente artigo apresenta resultados parciais de uma investigação em torno do papel da formação contínua centrada na escola, no desenvolvimento profissional docente. A investigação decorreu numa escola privada nos arredores de Lisboa, em Portugal. Neste trabalho são apresentados os resultados da recolha e análise documental que permitiu caracterizar a política de formação da escola, organização que se estrutura num projeto educativo de inspiração inaciana e num currículo do mar que procura promover uma constante interdisciplinaridade. As principais conclusões da investigação apontam no sentido de um efetivo estabelecimento de uma comunidade de aprendizagem, que reflete na e sobre a prática, para além de a política de formação se encontrar em estreita articulação com o projeto educativo. |
id |
UFPR-4_5c39bc80b8200e91f1f070d934d94ac4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/60688 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação contínua centrada na escola e currículo do mar – o caso de uma escola inacianaEducação; Formação de ProfessoresFormação de professores; Formação centrada na escola; Desenvolvimento profissional docente; Pedagogia Inaciana.O presente artigo apresenta resultados parciais de uma investigação em torno do papel da formação contínua centrada na escola, no desenvolvimento profissional docente. A investigação decorreu numa escola privada nos arredores de Lisboa, em Portugal. Neste trabalho são apresentados os resultados da recolha e análise documental que permitiu caracterizar a política de formação da escola, organização que se estrutura num projeto educativo de inspiração inaciana e num currículo do mar que procura promover uma constante interdisciplinaridade. As principais conclusões da investigação apontam no sentido de um efetivo estabelecimento de uma comunidade de aprendizagem, que reflete na e sobre a prática, para além de a política de formação se encontrar em estreita articulação com o projeto educativo.UFPRMucharreira, Pedro Ribeiro2018-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/60688Educar em Revista; v. 34, n. 72 (2018); p. 285-302Educar em Revista; v. 34, n. 72 (2018); p. 285-302Educar em Revista; v. 34, n. 72 (2018); p. 285-3021984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/60688/37200Direitos autorais 2018 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-09T17:32:29Zoai:revistas.ufpr.br:article/60688Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2019-01-09T17:32:29Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação contínua centrada na escola e currículo do mar – o caso de uma escola inaciana |
title |
Formação contínua centrada na escola e currículo do mar – o caso de uma escola inaciana |
spellingShingle |
Formação contínua centrada na escola e currículo do mar – o caso de uma escola inaciana Mucharreira, Pedro Ribeiro Educação; Formação de Professores Formação de professores; Formação centrada na escola; Desenvolvimento profissional docente; Pedagogia Inaciana. |
title_short |
Formação contínua centrada na escola e currículo do mar – o caso de uma escola inaciana |
title_full |
Formação contínua centrada na escola e currículo do mar – o caso de uma escola inaciana |
title_fullStr |
Formação contínua centrada na escola e currículo do mar – o caso de uma escola inaciana |
title_full_unstemmed |
Formação contínua centrada na escola e currículo do mar – o caso de uma escola inaciana |
title_sort |
Formação contínua centrada na escola e currículo do mar – o caso de uma escola inaciana |
author |
Mucharreira, Pedro Ribeiro |
author_facet |
Mucharreira, Pedro Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mucharreira, Pedro Ribeiro |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Formação de Professores Formação de professores; Formação centrada na escola; Desenvolvimento profissional docente; Pedagogia Inaciana. |
topic |
Educação; Formação de Professores Formação de professores; Formação centrada na escola; Desenvolvimento profissional docente; Pedagogia Inaciana. |
description |
O presente artigo apresenta resultados parciais de uma investigação em torno do papel da formação contínua centrada na escola, no desenvolvimento profissional docente. A investigação decorreu numa escola privada nos arredores de Lisboa, em Portugal. Neste trabalho são apresentados os resultados da recolha e análise documental que permitiu caracterizar a política de formação da escola, organização que se estrutura num projeto educativo de inspiração inaciana e num currículo do mar que procura promover uma constante interdisciplinaridade. As principais conclusões da investigação apontam no sentido de um efetivo estabelecimento de uma comunidade de aprendizagem, que reflete na e sobre a prática, para além de a política de formação se encontrar em estreita articulação com o projeto educativo. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-14 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/60688 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/60688 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/60688/37200 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 34, n. 72 (2018); p. 285-302 Educar em Revista; v. 34, n. 72 (2018); p. 285-302 Educar em Revista; v. 34, n. 72 (2018); p. 285-302 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711891543556096 |