Formação contínua centrada na escola e currículo do mar – o caso de uma escola inaciana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mucharreira, Pedro Ribeiro
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/60688
Resumo: O presente artigo apresenta resultados parciais de uma investigação em torno do papel da formação contínua centrada na escola, no desenvolvimento profissional docente. A investigação decorreu numa escola privada nos arredores de Lisboa, em Portugal. Neste trabalho são apresentados os resultados da recolha e análise documental que permitiu caracterizar a política de formação da escola, organização que se estrutura num projeto educativo de inspiração inaciana e num currículo do mar que procura promover uma constante interdisciplinaridade. As principais conclusões da investigação apontam no sentido de um efetivo estabelecimento de uma comunidade de aprendizagem, que reflete na e sobre a prática, para além de a política de formação se encontrar em estreita articulação com o projeto educativo.
id UFPR-4_5c39bc80b8200e91f1f070d934d94ac4
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/60688
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Formação contínua centrada na escola e currículo do mar – o caso de uma escola inacianaEducação; Formação de ProfessoresFormação de professores; Formação centrada na escola; Desenvolvimento profissional docente; Pedagogia Inaciana.O presente artigo apresenta resultados parciais de uma investigação em torno do papel da formação contínua centrada na escola, no desenvolvimento profissional docente. A investigação decorreu numa escola privada nos arredores de Lisboa, em Portugal. Neste trabalho são apresentados os resultados da recolha e análise documental que permitiu caracterizar a política de formação da escola, organização que se estrutura num projeto educativo de inspiração inaciana e num currículo do mar que procura promover uma constante interdisciplinaridade. As principais conclusões da investigação apontam no sentido de um efetivo estabelecimento de uma comunidade de aprendizagem, que reflete na e sobre a prática, para além de a política de formação se encontrar em estreita articulação com o projeto educativo.UFPRMucharreira, Pedro Ribeiro2018-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/60688Educar em Revista; v. 34, n. 72 (2018); p. 285-302Educar em Revista; v. 34, n. 72 (2018); p. 285-302Educar em Revista; v. 34, n. 72 (2018); p. 285-3021984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/60688/37200Direitos autorais 2018 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-09T17:32:29Zoai:revistas.ufpr.br:article/60688Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2019-01-09T17:32:29Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação contínua centrada na escola e currículo do mar – o caso de uma escola inaciana
title Formação contínua centrada na escola e currículo do mar – o caso de uma escola inaciana
spellingShingle Formação contínua centrada na escola e currículo do mar – o caso de uma escola inaciana
Mucharreira, Pedro Ribeiro
Educação; Formação de Professores
Formação de professores; Formação centrada na escola; Desenvolvimento profissional docente; Pedagogia Inaciana.
title_short Formação contínua centrada na escola e currículo do mar – o caso de uma escola inaciana
title_full Formação contínua centrada na escola e currículo do mar – o caso de uma escola inaciana
title_fullStr Formação contínua centrada na escola e currículo do mar – o caso de uma escola inaciana
title_full_unstemmed Formação contínua centrada na escola e currículo do mar – o caso de uma escola inaciana
title_sort Formação contínua centrada na escola e currículo do mar – o caso de uma escola inaciana
author Mucharreira, Pedro Ribeiro
author_facet Mucharreira, Pedro Ribeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Mucharreira, Pedro Ribeiro
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Formação de Professores
Formação de professores; Formação centrada na escola; Desenvolvimento profissional docente; Pedagogia Inaciana.
topic Educação; Formação de Professores
Formação de professores; Formação centrada na escola; Desenvolvimento profissional docente; Pedagogia Inaciana.
description O presente artigo apresenta resultados parciais de uma investigação em torno do papel da formação contínua centrada na escola, no desenvolvimento profissional docente. A investigação decorreu numa escola privada nos arredores de Lisboa, em Portugal. Neste trabalho são apresentados os resultados da recolha e análise documental que permitiu caracterizar a política de formação da escola, organização que se estrutura num projeto educativo de inspiração inaciana e num currículo do mar que procura promover uma constante interdisciplinaridade. As principais conclusões da investigação apontam no sentido de um efetivo estabelecimento de uma comunidade de aprendizagem, que reflete na e sobre a prática, para além de a política de formação se encontrar em estreita articulação com o projeto educativo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-14
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/60688
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/60688
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/60688/37200
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 34, n. 72 (2018); p. 285-302
Educar em Revista; v. 34, n. 72 (2018); p. 285-302
Educar em Revista; v. 34, n. 72 (2018); p. 285-302
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711891543556096