História das mulheres, história de vida de professoras: Elementos para pensar a docência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/37341 |
Resumo: | Por meio da história de vida de duas professoras ribeirinhas, reflete-se sobre a docência que acontece no contexto do arquipélago de Guajará, em Belém do Pará, Brasil. Traços comuns entre as histórias, como violência sexual na infância, pobreza e escolarização são destacados para demonstrar que a docência não pode ser pensada fora do contexto mais amplo de constituição da mulher. Argumenta-se que a condição da mulher na região historicamente conformou possibilidades singulares que explicam como e porque meninas que foram por muito tempo alijadas do mundo da escola se transformam em professoras. Demonstra-se como ser professora se articula aos processos societais do espaço ribeirinho, assegurando todo um processo de inter-relação. |
id |
UFPR-4_5ef9e03fc9aeed657a2fc62710075b0a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/37341 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
História das mulheres, história de vida de professoras: Elementos para pensar a docênciaEducaçãogênero; docência; formaçãoFundamentos da EducaçãoPor meio da história de vida de duas professoras ribeirinhas, reflete-se sobre a docência que acontece no contexto do arquipélago de Guajará, em Belém do Pará, Brasil. Traços comuns entre as histórias, como violência sexual na infância, pobreza e escolarização são destacados para demonstrar que a docência não pode ser pensada fora do contexto mais amplo de constituição da mulher. Argumenta-se que a condição da mulher na região historicamente conformou possibilidades singulares que explicam como e porque meninas que foram por muito tempo alijadas do mundo da escola se transformam em professoras. Demonstra-se como ser professora se articula aos processos societais do espaço ribeirinho, assegurando todo um processo de inter-relação.UFPRCNPqLenise Machado, da Universidade Federal do ParáAline Costa, da Universidade Federal do ParáAraújo, Sônia Maria2014-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/37341Educar em Revista; v. 30, n. 53 (2014); p. 295-310Educar em Revista; v. 30, n. 53 (2014); p. 295-310Educar em Revista; v. 30, n. 53 (2014); p. 295-3101984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/37341/23140https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/37341/30648info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T20:09:28Zoai:revistas.ufpr.br:article/37341Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T20:09:28Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
História das mulheres, história de vida de professoras: Elementos para pensar a docência |
title |
História das mulheres, história de vida de professoras: Elementos para pensar a docência |
spellingShingle |
História das mulheres, história de vida de professoras: Elementos para pensar a docência Araújo, Sônia Maria Educação gênero; docência; formação Fundamentos da Educação |
title_short |
História das mulheres, história de vida de professoras: Elementos para pensar a docência |
title_full |
História das mulheres, história de vida de professoras: Elementos para pensar a docência |
title_fullStr |
História das mulheres, história de vida de professoras: Elementos para pensar a docência |
title_full_unstemmed |
História das mulheres, história de vida de professoras: Elementos para pensar a docência |
title_sort |
História das mulheres, história de vida de professoras: Elementos para pensar a docência |
author |
Araújo, Sônia Maria |
author_facet |
Araújo, Sônia Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CNPq Lenise Machado, da Universidade Federal do Pará Aline Costa, da Universidade Federal do Pará |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Sônia Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação gênero; docência; formação Fundamentos da Educação |
topic |
Educação gênero; docência; formação Fundamentos da Educação |
description |
Por meio da história de vida de duas professoras ribeirinhas, reflete-se sobre a docência que acontece no contexto do arquipélago de Guajará, em Belém do Pará, Brasil. Traços comuns entre as histórias, como violência sexual na infância, pobreza e escolarização são destacados para demonstrar que a docência não pode ser pensada fora do contexto mais amplo de constituição da mulher. Argumenta-se que a condição da mulher na região historicamente conformou possibilidades singulares que explicam como e porque meninas que foram por muito tempo alijadas do mundo da escola se transformam em professoras. Demonstra-se como ser professora se articula aos processos societais do espaço ribeirinho, assegurando todo um processo de inter-relação. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-08-10 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/37341 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/37341 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/37341/23140 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/37341/30648 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 30, n. 53 (2014); p. 295-310 Educar em Revista; v. 30, n. 53 (2014); p. 295-310 Educar em Revista; v. 30, n. 53 (2014); p. 295-310 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711902505369600 |