História das mulheres, história de vida de professoras: Elementos para pensar a docência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Sônia Maria
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/37341
Resumo: Por meio da história de vida de duas professoras ribeirinhas, reflete-se sobre a docência que acontece no contexto do arquipélago de Guajará, em Belém do Pará, Brasil. Traços comuns entre as histórias, como violência sexual na infância, pobreza e escolarização são destacados para demonstrar que a docência não pode ser pensada fora do contexto mais amplo de constituição da mulher. Argumenta-se que a condição da mulher na região historicamente conformou possibilidades singulares que explicam como e porque meninas que foram por muito tempo alijadas do mundo da escola se transformam em professoras. Demonstra-se como ser professora se articula aos processos societais do espaço ribeirinho, assegurando todo um processo de inter-relação.
id UFPR-4_5ef9e03fc9aeed657a2fc62710075b0a
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/37341
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling História das mulheres, história de vida de professoras: Elementos para pensar a docênciaEducaçãogênero; docência; formaçãoFundamentos da EducaçãoPor meio da história de vida de duas professoras ribeirinhas, reflete-se sobre a docência que acontece no contexto do arquipélago de Guajará, em Belém do Pará, Brasil. Traços comuns entre as histórias, como violência sexual na infância, pobreza e escolarização são destacados para demonstrar que a docência não pode ser pensada fora do contexto mais amplo de constituição da mulher. Argumenta-se que a condição da mulher na região historicamente conformou possibilidades singulares que explicam como e porque meninas que foram por muito tempo alijadas do mundo da escola se transformam em professoras. Demonstra-se como ser professora se articula aos processos societais do espaço ribeirinho, assegurando todo um processo de inter-relação.UFPRCNPqLenise Machado, da Universidade Federal do ParáAline Costa, da Universidade Federal do ParáAraújo, Sônia Maria2014-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/37341Educar em Revista; v. 30, n. 53 (2014); p. 295-310Educar em Revista; v. 30, n. 53 (2014); p. 295-310Educar em Revista; v. 30, n. 53 (2014); p. 295-3101984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/37341/23140https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/37341/30648info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T20:09:28Zoai:revistas.ufpr.br:article/37341Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T20:09:28Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv História das mulheres, história de vida de professoras: Elementos para pensar a docência
title História das mulheres, história de vida de professoras: Elementos para pensar a docência
spellingShingle História das mulheres, história de vida de professoras: Elementos para pensar a docência
Araújo, Sônia Maria
Educação
gênero; docência; formação
Fundamentos da Educação
title_short História das mulheres, história de vida de professoras: Elementos para pensar a docência
title_full História das mulheres, história de vida de professoras: Elementos para pensar a docência
title_fullStr História das mulheres, história de vida de professoras: Elementos para pensar a docência
title_full_unstemmed História das mulheres, história de vida de professoras: Elementos para pensar a docência
title_sort História das mulheres, história de vida de professoras: Elementos para pensar a docência
author Araújo, Sônia Maria
author_facet Araújo, Sônia Maria
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPq
Lenise Machado, da Universidade Federal do Pará
Aline Costa, da Universidade Federal do Pará
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Sônia Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
gênero; docência; formação
Fundamentos da Educação
topic Educação
gênero; docência; formação
Fundamentos da Educação
description Por meio da história de vida de duas professoras ribeirinhas, reflete-se sobre a docência que acontece no contexto do arquipélago de Guajará, em Belém do Pará, Brasil. Traços comuns entre as histórias, como violência sexual na infância, pobreza e escolarização são destacados para demonstrar que a docência não pode ser pensada fora do contexto mais amplo de constituição da mulher. Argumenta-se que a condição da mulher na região historicamente conformou possibilidades singulares que explicam como e porque meninas que foram por muito tempo alijadas do mundo da escola se transformam em professoras. Demonstra-se como ser professora se articula aos processos societais do espaço ribeirinho, assegurando todo um processo de inter-relação.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-10
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/37341
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/37341
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/37341/23140
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/37341/30648
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 30, n. 53 (2014); p. 295-310
Educar em Revista; v. 30, n. 53 (2014); p. 295-310
Educar em Revista; v. 30, n. 53 (2014); p. 295-310
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711902505369600