“Incutindo-me o amor pela história”: páginas do caderno de História da Civilização da aluna Maria Thetis Nunes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/83742 |
Resumo: | O presente artigo analisa o caderno de História da Civilização da aluna Maria Thetis Nunes (1923-2009), que apresenta anotações das aulas do professor Arthur Fortes (1881-1944), tendo sido utilizado no Atheneu Sergipense, em 1939. O registro manuscrito realizado pela aluna permite uma aproximação com as práticas de ensino de história que ela vivenciou no educandário, possibilitando, assim, compreender, em especial: o que era ensinado na disciplina de História da Civilização nesse período, e como era ensinado o conteúdo histórico, ao se considerar a abordagem e os recortes do conteúdo e os indícios da metodologia empregada pelo professor. A aluna Thetis Nunes, posteriormente, tornou-se professora de História do ensino secundário e superior por mais de cinco décadas, além de autora de um conjunto diversificado de obras nas áreas da História de Sergipe e da História da Educação. Assim, ao estudar o caderno escolar de uma aluna secundarista construímos caminhos da história do ensino de história no Brasil, da história do ensino secundário, e também conhecemos mais da própria história da profissão docente, suas escolhas e suas construções memorialísticas. |
id |
UFPR-4_6015a684290c64babae6066041d001da |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/83742 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
“Incutindo-me o amor pela história”: páginas do caderno de História da Civilização da aluna Maria Thetis NunesEducação; Fundamentos da Educação; Ensino-ApendizagemCaderno escolar. História do ensino de História. História do ensino secundário. Maria Thetis Nunes.História da Educação Ensino de História Ensino-AprendizagemO presente artigo analisa o caderno de História da Civilização da aluna Maria Thetis Nunes (1923-2009), que apresenta anotações das aulas do professor Arthur Fortes (1881-1944), tendo sido utilizado no Atheneu Sergipense, em 1939. O registro manuscrito realizado pela aluna permite uma aproximação com as práticas de ensino de história que ela vivenciou no educandário, possibilitando, assim, compreender, em especial: o que era ensinado na disciplina de História da Civilização nesse período, e como era ensinado o conteúdo histórico, ao se considerar a abordagem e os recortes do conteúdo e os indícios da metodologia empregada pelo professor. A aluna Thetis Nunes, posteriormente, tornou-se professora de História do ensino secundário e superior por mais de cinco décadas, além de autora de um conjunto diversificado de obras nas áreas da História de Sergipe e da História da Educação. Assim, ao estudar o caderno escolar de uma aluna secundarista construímos caminhos da história do ensino de história no Brasil, da história do ensino secundário, e também conhecemos mais da própria história da profissão docente, suas escolhas e suas construções memorialísticas.UFPROliveira, João Paulo GamaManke, Lisiane SiasOliveira, Roselusia Teresa de Morais2022-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/83742Educar em Revista; V. 38 CURITIBA 2022Educar em Revista; V. 38 CURITIBA 2022Educar em Revista; V. 38 CURITIBA 20221984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/83742/48156Direitos autorais 2022 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-04T13:44:59Zoai:revistas.ufpr.br:article/83742Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2023-04-04T13:44:59Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“Incutindo-me o amor pela história”: páginas do caderno de História da Civilização da aluna Maria Thetis Nunes |
title |
“Incutindo-me o amor pela história”: páginas do caderno de História da Civilização da aluna Maria Thetis Nunes |
spellingShingle |
“Incutindo-me o amor pela história”: páginas do caderno de História da Civilização da aluna Maria Thetis Nunes Oliveira, João Paulo Gama Educação; Fundamentos da Educação; Ensino-Apendizagem Caderno escolar. História do ensino de História. História do ensino secundário. Maria Thetis Nunes. História da Educação Ensino de História Ensino-Aprendizagem |
title_short |
“Incutindo-me o amor pela história”: páginas do caderno de História da Civilização da aluna Maria Thetis Nunes |
title_full |
“Incutindo-me o amor pela história”: páginas do caderno de História da Civilização da aluna Maria Thetis Nunes |
title_fullStr |
“Incutindo-me o amor pela história”: páginas do caderno de História da Civilização da aluna Maria Thetis Nunes |
title_full_unstemmed |
“Incutindo-me o amor pela história”: páginas do caderno de História da Civilização da aluna Maria Thetis Nunes |
title_sort |
“Incutindo-me o amor pela história”: páginas do caderno de História da Civilização da aluna Maria Thetis Nunes |
author |
Oliveira, João Paulo Gama |
author_facet |
Oliveira, João Paulo Gama Manke, Lisiane Sias Oliveira, Roselusia Teresa de Morais |
author_role |
author |
author2 |
Manke, Lisiane Sias Oliveira, Roselusia Teresa de Morais |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, João Paulo Gama Manke, Lisiane Sias Oliveira, Roselusia Teresa de Morais |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Fundamentos da Educação; Ensino-Apendizagem Caderno escolar. História do ensino de História. História do ensino secundário. Maria Thetis Nunes. História da Educação Ensino de História Ensino-Aprendizagem |
topic |
Educação; Fundamentos da Educação; Ensino-Apendizagem Caderno escolar. História do ensino de História. História do ensino secundário. Maria Thetis Nunes. História da Educação Ensino de História Ensino-Aprendizagem |
description |
O presente artigo analisa o caderno de História da Civilização da aluna Maria Thetis Nunes (1923-2009), que apresenta anotações das aulas do professor Arthur Fortes (1881-1944), tendo sido utilizado no Atheneu Sergipense, em 1939. O registro manuscrito realizado pela aluna permite uma aproximação com as práticas de ensino de história que ela vivenciou no educandário, possibilitando, assim, compreender, em especial: o que era ensinado na disciplina de História da Civilização nesse período, e como era ensinado o conteúdo histórico, ao se considerar a abordagem e os recortes do conteúdo e os indícios da metodologia empregada pelo professor. A aluna Thetis Nunes, posteriormente, tornou-se professora de História do ensino secundário e superior por mais de cinco décadas, além de autora de um conjunto diversificado de obras nas áreas da História de Sergipe e da História da Educação. Assim, ao estudar o caderno escolar de uma aluna secundarista construímos caminhos da história do ensino de história no Brasil, da história do ensino secundário, e também conhecemos mais da própria história da profissão docente, suas escolhas e suas construções memorialísticas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-21 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/83742 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/83742 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/83742/48156 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; V. 38 CURITIBA 2022 Educar em Revista; V. 38 CURITIBA 2022 Educar em Revista; V. 38 CURITIBA 2022 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711900389343232 |