A crise da educação especial: uma reflexão política e antropológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ross, Paulo Ricardo
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2062
Resumo: Em face das crescentes exigências pela implementação da Educação Inclusiva, proclamada como “Educação para Todos”, independentemente da natureza ou severidade das necessidades educacionais especiais que possam apresentar determinados alunos, este trabalho analisa a concepção de homem, sociedade e educação, apresentada por professores da rede pública e privada – Ensino Fundamental e Médio – em relação a essas necessidades ditas especiais. Pode-se afirmar que as crises do Estado e da Educação Especial coincidem com a supremacia e o império do mercado cujas leis desconsideram a História, a Política, o Humano e as desigualdades sociais tomando-as, simplesmente, como naturais. A apologia do mercado, a ênfase à competição e a redução do cidadão às categorias de consumidor ou de oneroso para o Estado são escamoteadas em nome da proclamação da solidariedade civil e da organização econômica socialmente responsável. Abstract Due to increasing demand for the Inclusive Education implementation, named as “Education for everyone”, no matter what kind of special educational needs some students might have, this paper analyses men´s concepts, society and education, presented by teachers from public and private schools – Primary School and High School – based upon the so called “ special needs”. State and Special Education crises coincide with the supremacy of market whose laws are not concerned with History, Politics, the Human Being and Social Prejudice, and consequently taking them for granted. Market apology, competition emphasis and the citizen considered just as a consumer and costly to the State are disguised in the name of a civil solidarity and responsible for a socially economic organization.
id UFPR-4_607b406ee730fafcc4fc346aba777bf0
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/2062
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling A crise da educação especial: uma reflexão política e antropológicaEducação Especial; Educação Inclusiva; Necessidades Especiais; Special Education; Inclusive Education; Special Needs. Em face das crescentes exigências pela implementação da Educação Inclusiva, proclamada como “Educação para Todos”, independentemente da natureza ou severidade das necessidades educacionais especiais que possam apresentar determinados alunos, este trabalho analisa a concepção de homem, sociedade e educação, apresentada por professores da rede pública e privada – Ensino Fundamental e Médio – em relação a essas necessidades ditas especiais. Pode-se afirmar que as crises do Estado e da Educação Especial coincidem com a supremacia e o império do mercado cujas leis desconsideram a História, a Política, o Humano e as desigualdades sociais tomando-as, simplesmente, como naturais. A apologia do mercado, a ênfase à competição e a redução do cidadão às categorias de consumidor ou de oneroso para o Estado são escamoteadas em nome da proclamação da solidariedade civil e da organização econômica socialmente responsável. Abstract Due to increasing demand for the Inclusive Education implementation, named as “Education for everyone”, no matter what kind of special educational needs some students might have, this paper analyses men´s concepts, society and education, presented by teachers from public and private schools – Primary School and High School – based upon the so called “ special needs”. State and Special Education crises coincide with the supremacy of market whose laws are not concerned with History, Politics, the Human Being and Social Prejudice, and consequently taking them for granted. Market apology, competition emphasis and the citizen considered just as a consumer and costly to the State are disguised in the name of a civil solidarity and responsible for a socially economic organization. UFPR1999-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2062Educar em Revista; v. 15, n. 15 (1999); p. 119-129Educar em Revista; v. 15, n. 15 (1999); p. 119-129Educar em Revista; v. 15, n. 15 (1999); p. 119-1291984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2062/1714https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2062/31161Ross, Paulo Ricardoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:59:01Zoai:revistas.ufpr.br:article/2062Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:59:01Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A crise da educação especial: uma reflexão política e antropológica
title A crise da educação especial: uma reflexão política e antropológica
spellingShingle A crise da educação especial: uma reflexão política e antropológica
Ross, Paulo Ricardo
Educação Especial; Educação Inclusiva; Necessidades Especiais; Special Education; Inclusive Education; Special Needs.
title_short A crise da educação especial: uma reflexão política e antropológica
title_full A crise da educação especial: uma reflexão política e antropológica
title_fullStr A crise da educação especial: uma reflexão política e antropológica
title_full_unstemmed A crise da educação especial: uma reflexão política e antropológica
title_sort A crise da educação especial: uma reflexão política e antropológica
author Ross, Paulo Ricardo
author_facet Ross, Paulo Ricardo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ross, Paulo Ricardo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Especial; Educação Inclusiva; Necessidades Especiais; Special Education; Inclusive Education; Special Needs.
topic Educação Especial; Educação Inclusiva; Necessidades Especiais; Special Education; Inclusive Education; Special Needs.
description Em face das crescentes exigências pela implementação da Educação Inclusiva, proclamada como “Educação para Todos”, independentemente da natureza ou severidade das necessidades educacionais especiais que possam apresentar determinados alunos, este trabalho analisa a concepção de homem, sociedade e educação, apresentada por professores da rede pública e privada – Ensino Fundamental e Médio – em relação a essas necessidades ditas especiais. Pode-se afirmar que as crises do Estado e da Educação Especial coincidem com a supremacia e o império do mercado cujas leis desconsideram a História, a Política, o Humano e as desigualdades sociais tomando-as, simplesmente, como naturais. A apologia do mercado, a ênfase à competição e a redução do cidadão às categorias de consumidor ou de oneroso para o Estado são escamoteadas em nome da proclamação da solidariedade civil e da organização econômica socialmente responsável. Abstract Due to increasing demand for the Inclusive Education implementation, named as “Education for everyone”, no matter what kind of special educational needs some students might have, this paper analyses men´s concepts, society and education, presented by teachers from public and private schools – Primary School and High School – based upon the so called “ special needs”. State and Special Education crises coincide with the supremacy of market whose laws are not concerned with History, Politics, the Human Being and Social Prejudice, and consequently taking them for granted. Market apology, competition emphasis and the citizen considered just as a consumer and costly to the State are disguised in the name of a civil solidarity and responsible for a socially economic organization.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-12-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2062
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2062
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2062/1714
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2062/31161
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 15, n. 15 (1999); p. 119-129
Educar em Revista; v. 15, n. 15 (1999); p. 119-129
Educar em Revista; v. 15, n. 15 (1999); p. 119-129
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711897644171264