Uma formação pedagógica inovadora como caminho para a construção de saberes docentes no Ensino Superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Junges, Kelen dos Santos
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Behrens, Marilda Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/42282
Resumo: A docência universitária exige, além de conhecimentos sobre a área específica de formação, que o professor domine os fundamentos pedagógicos do processo de ensino-aprendizagem, aliados aos saberes de sua experiência e de sua produção científica. Com este desafio, este artigo objetiva analisar a formação pedagógica numa perspectiva inovadora como caminho para a construção de saberes docentes no Ensino Superior, com vistas a uma mudança em sua prática. A pesquisa adotou como metodologia a pesquisa-ação, em um programa de formação pedagógica, numa instituição de Ensino Superior pública municipal. O programa ocorreu durante um ano letivo, totalizando dez encontros. Em cada encontro eram discutidos e refletidos temas e situações sugeridos pelos próprios professores universitários envolvidos. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado uma entrevista semiestruturada com dez dos professores participantes do processo formativo. Os dados da pesquisa permitem afirmar que a participação do professor universitário numa formação pedagógica que o leve a refletir, a ter consciência de sua ação e de sua trajetória, a ampliar sua percepção e conceitos sobre a docência, possibilita a construção de saberes que podem gerar mudanças significativas em sua prática docente em sala de aula. Considerou-se que a formação proporcionada pela pesquisa-ação levou os professores entrevistados a compreenderem que a docência universitária vai mais além do que dominar conteúdos, englobando competências específicas, saberes de natureza pedagógica e humana.
id UFPR-4_624a65a53eb70aa6fabaff6ea6030213
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/42282
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Uma formação pedagógica inovadora como caminho para a construção de saberes docentes no Ensino SuperiorEducação; Ensino-AprendizagemDocência universitária; Formação pedagógica; Saberes docentes.Ensino-aprendizagemA docência universitária exige, além de conhecimentos sobre a área específica de formação, que o professor domine os fundamentos pedagógicos do processo de ensino-aprendizagem, aliados aos saberes de sua experiência e de sua produção científica. Com este desafio, este artigo objetiva analisar a formação pedagógica numa perspectiva inovadora como caminho para a construção de saberes docentes no Ensino Superior, com vistas a uma mudança em sua prática. A pesquisa adotou como metodologia a pesquisa-ação, em um programa de formação pedagógica, numa instituição de Ensino Superior pública municipal. O programa ocorreu durante um ano letivo, totalizando dez encontros. Em cada encontro eram discutidos e refletidos temas e situações sugeridos pelos próprios professores universitários envolvidos. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado uma entrevista semiestruturada com dez dos professores participantes do processo formativo. Os dados da pesquisa permitem afirmar que a participação do professor universitário numa formação pedagógica que o leve a refletir, a ter consciência de sua ação e de sua trajetória, a ampliar sua percepção e conceitos sobre a docência, possibilita a construção de saberes que podem gerar mudanças significativas em sua prática docente em sala de aula. Considerou-se que a formação proporcionada pela pesquisa-ação levou os professores entrevistados a compreenderem que a docência universitária vai mais além do que dominar conteúdos, englobando competências específicas, saberes de natureza pedagógica e humana.UFPRJunges, Kelen dos SantosBehrens, Marilda Aparecida2016-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/42282Educar em Revista; v. 32, n. 59 (2016); p. 211-229Educar em Revista; v. 32, n. 59 (2016); p. 211-229Educar em Revista; v. 32, n. 59 (2016); p. 211-2291984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/42282/27725https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/42282/30330info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T20:04:36Zoai:revistas.ufpr.br:article/42282Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T20:04:36Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma formação pedagógica inovadora como caminho para a construção de saberes docentes no Ensino Superior
title Uma formação pedagógica inovadora como caminho para a construção de saberes docentes no Ensino Superior
spellingShingle Uma formação pedagógica inovadora como caminho para a construção de saberes docentes no Ensino Superior
Junges, Kelen dos Santos
Educação; Ensino-Aprendizagem
Docência universitária; Formação pedagógica; Saberes docentes.
Ensino-aprendizagem
title_short Uma formação pedagógica inovadora como caminho para a construção de saberes docentes no Ensino Superior
title_full Uma formação pedagógica inovadora como caminho para a construção de saberes docentes no Ensino Superior
title_fullStr Uma formação pedagógica inovadora como caminho para a construção de saberes docentes no Ensino Superior
title_full_unstemmed Uma formação pedagógica inovadora como caminho para a construção de saberes docentes no Ensino Superior
title_sort Uma formação pedagógica inovadora como caminho para a construção de saberes docentes no Ensino Superior
author Junges, Kelen dos Santos
author_facet Junges, Kelen dos Santos
Behrens, Marilda Aparecida
author_role author
author2 Behrens, Marilda Aparecida
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Junges, Kelen dos Santos
Behrens, Marilda Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Ensino-Aprendizagem
Docência universitária; Formação pedagógica; Saberes docentes.
Ensino-aprendizagem
topic Educação; Ensino-Aprendizagem
Docência universitária; Formação pedagógica; Saberes docentes.
Ensino-aprendizagem
description A docência universitária exige, além de conhecimentos sobre a área específica de formação, que o professor domine os fundamentos pedagógicos do processo de ensino-aprendizagem, aliados aos saberes de sua experiência e de sua produção científica. Com este desafio, este artigo objetiva analisar a formação pedagógica numa perspectiva inovadora como caminho para a construção de saberes docentes no Ensino Superior, com vistas a uma mudança em sua prática. A pesquisa adotou como metodologia a pesquisa-ação, em um programa de formação pedagógica, numa instituição de Ensino Superior pública municipal. O programa ocorreu durante um ano letivo, totalizando dez encontros. Em cada encontro eram discutidos e refletidos temas e situações sugeridos pelos próprios professores universitários envolvidos. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado uma entrevista semiestruturada com dez dos professores participantes do processo formativo. Os dados da pesquisa permitem afirmar que a participação do professor universitário numa formação pedagógica que o leve a refletir, a ter consciência de sua ação e de sua trajetória, a ampliar sua percepção e conceitos sobre a docência, possibilita a construção de saberes que podem gerar mudanças significativas em sua prática docente em sala de aula. Considerou-se que a formação proporcionada pela pesquisa-ação levou os professores entrevistados a compreenderem que a docência universitária vai mais além do que dominar conteúdos, englobando competências específicas, saberes de natureza pedagógica e humana.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/42282
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/42282
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/42282/27725
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/42282/30330
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 32, n. 59 (2016); p. 211-229
Educar em Revista; v. 32, n. 59 (2016); p. 211-229
Educar em Revista; v. 32, n. 59 (2016); p. 211-229
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711891485884416