O papel das diretoras de escola nas relações entre escolas públicas e famílias populares no contexto de implementação de uma política educacional
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/78238 |
Resumo: | O presente trabalho discute o papel das diretoras de escolas na construção de relações entre escolas públicas e famílias de origem popular que vivem em uma favela da cidade do Rio de Janeiro. Nossa análise levou em conta o contexto de implementação de uma política educacional proposta justamente para aproximar escolas e famílias. Com esse enfoque queremos iluminar aspectos pouco estudados pela literatura que trata das relações escolas-famílias e de implementação de políticas educacionais. A verdade é que a atuação das diretoras junto às famílias e sua influência na criação de um clima escolar propício a contatos e interações positivas ou não, acaba sendo negligenciado. Outra questão tratada é o reconhecimento de que o cargo de direção escolar é feminino, e como nas famílias também são as mulheres as responsáveis pela interação com as escolas, tais relações acontecem influenciadas pelo universo das mulheres. E essa marca traz especificidades que procuramos exploramos no presente trabalho. Nesse sentido, esperamos contribuir para diminuir uma lacuna no campo da pesquisa que trata das relações escolas públicas e famílias populares. Ao final, constatamos que as diretoras de escolas têm papel decisivo na construção de um clima escolar que impacta nas relações com as famílias. |
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O papel das diretoras de escola nas relações entre escolas públicas e famílias populares no contexto de implementação de uma política educacionalEducação;políticas educacionais;escolas públicas;famíliasdiretoras de escolas, relação escola-família, política educacional, escola pública, Escolas do AmanhãO presente trabalho discute o papel das diretoras de escolas na construção de relações entre escolas públicas e famílias de origem popular que vivem em uma favela da cidade do Rio de Janeiro. Nossa análise levou em conta o contexto de implementação de uma política educacional proposta justamente para aproximar escolas e famílias. Com esse enfoque queremos iluminar aspectos pouco estudados pela literatura que trata das relações escolas-famílias e de implementação de políticas educacionais. A verdade é que a atuação das diretoras junto às famílias e sua influência na criação de um clima escolar propício a contatos e interações positivas ou não, acaba sendo negligenciado. Outra questão tratada é o reconhecimento de que o cargo de direção escolar é feminino, e como nas famílias também são as mulheres as responsáveis pela interação com as escolas, tais relações acontecem influenciadas pelo universo das mulheres. E essa marca traz especificidades que procuramos exploramos no presente trabalho. Nesse sentido, esperamos contribuir para diminuir uma lacuna no campo da pesquisa que trata das relações escolas públicas e famílias populares. Ao final, constatamos que as diretoras de escolas têm papel decisivo na construção de um clima escolar que impacta nas relações com as famílias.UFPRPUC-RioDiniz, Edson Nóbrega2021-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/78238Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 20211984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/78238/45097Direitos autorais 2021 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-01T00:17:21Zoai:revistas.ufpr.br:article/78238Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2022-09-01T00:17:21Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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