A relação família-escola como alvo das atuais políticas públicas educacionais: uma discussão necessária
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/9635 |
Resumo: | Este artigo discute, a partir de um levantamento bibliográfico enquanto metodologia adotada, a relação família-escola como alvo das políticas públicas educacionais. Ao analisar o Plano Nacional de Educação e o Compromisso Todos pela Educação, percebe-se que a relação sugerida caracteriza-se por um posicionamento das famílias, apenas, de modo a acompanhar os eventos escolares e as tarefas de casa. Nesse contexto, a concepção de qualidade educacional vincula-se, restritamente, aos resultados das avaliações externas e os pais são provocados a cobrar melhorias sem analisar a realidade escolar. Sabe-se que o discurso de aproximação entre família e escola é defendido pelos educadores, no entanto, deve-se reconhecer que tal discurso foi ressignificado pelas políticas em curso e se distancia da cumplicidade entre família-escola ancorada na confiança e na partilha solidária de funções com pactos estabelecidos para bem comum. |
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