A permanência de estudantes com deficiência nas universidades brasileiras / The permanence of students with deficiency in Brazilian universities

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maciel, Carina Elisabeth
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Anache, Alexandra Ayach
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/52924
Resumo: O presente texto tem como objetivo analisar o Programa Incluir – Acessibilidade na Educação Superior como estratégia de permanência da pessoa com deficiência na educação superior. O Programa Incluir foi criado em 2005 e tem o “[...] objetivo de promover ações para eliminar barreiras físicas, pedagógicas e de comunicação, a fim de assegurar o acesso e a permanência de pessoas com deficiência nas instituições federais de educação superior (IFEs)” (BRASIL, 2013). A metodologia utilizada no texto foi análise documental e bibliográfica. Os dados analisados indicam que o Programa Incluir vem sendo uma das possibilidades para favorecer a permanência de estudantes, público-alvo da Educação Especial, desenvolvendo seus estudos na educação superior.
id UFPR-4_692e4d0e488f4885c2001a470e7fd95c
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/52924
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling A permanência de estudantes com deficiência nas universidades brasileiras / The permanence of students with deficiency in Brazilian universitiesEducaçãoEducaçãoO presente texto tem como objetivo analisar o Programa Incluir – Acessibilidade na Educação Superior como estratégia de permanência da pessoa com deficiência na educação superior. O Programa Incluir foi criado em 2005 e tem o “[...] objetivo de promover ações para eliminar barreiras físicas, pedagógicas e de comunicação, a fim de assegurar o acesso e a permanência de pessoas com deficiência nas instituições federais de educação superior (IFEs)” (BRASIL, 2013). A metodologia utilizada no texto foi análise documental e bibliográfica. Os dados analisados indicam que o Programa Incluir vem sendo uma das possibilidades para favorecer a permanência de estudantes, público-alvo da Educação Especial, desenvolvendo seus estudos na educação superior.UFPRMaciel, Carina ElisabethAnache, Alexandra Ayach2017-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/52924Educar em Revista; v. 33, n. especial 3 (2017); p. 71-86Educar em Revista; v. 33, n. especial 3 (2017); p. 71-86Educar em Revista; v. 33, n. especial 3 (2017); p. 71-861984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/52924/34098Direitos autorais 2017 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-02-13T00:53:04Zoai:revistas.ufpr.br:article/52924Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2018-02-13T00:53:04Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A permanência de estudantes com deficiência nas universidades brasileiras / The permanence of students with deficiency in Brazilian universities
title A permanência de estudantes com deficiência nas universidades brasileiras / The permanence of students with deficiency in Brazilian universities
spellingShingle A permanência de estudantes com deficiência nas universidades brasileiras / The permanence of students with deficiency in Brazilian universities
Maciel, Carina Elisabeth
Educação
Educação
title_short A permanência de estudantes com deficiência nas universidades brasileiras / The permanence of students with deficiency in Brazilian universities
title_full A permanência de estudantes com deficiência nas universidades brasileiras / The permanence of students with deficiency in Brazilian universities
title_fullStr A permanência de estudantes com deficiência nas universidades brasileiras / The permanence of students with deficiency in Brazilian universities
title_full_unstemmed A permanência de estudantes com deficiência nas universidades brasileiras / The permanence of students with deficiency in Brazilian universities
title_sort A permanência de estudantes com deficiência nas universidades brasileiras / The permanence of students with deficiency in Brazilian universities
author Maciel, Carina Elisabeth
author_facet Maciel, Carina Elisabeth
Anache, Alexandra Ayach
author_role author
author2 Anache, Alexandra Ayach
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Maciel, Carina Elisabeth
Anache, Alexandra Ayach
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação
topic Educação
Educação
description O presente texto tem como objetivo analisar o Programa Incluir – Acessibilidade na Educação Superior como estratégia de permanência da pessoa com deficiência na educação superior. O Programa Incluir foi criado em 2005 e tem o “[...] objetivo de promover ações para eliminar barreiras físicas, pedagógicas e de comunicação, a fim de assegurar o acesso e a permanência de pessoas com deficiência nas instituições federais de educação superior (IFEs)” (BRASIL, 2013). A metodologia utilizada no texto foi análise documental e bibliográfica. Os dados analisados indicam que o Programa Incluir vem sendo uma das possibilidades para favorecer a permanência de estudantes, público-alvo da Educação Especial, desenvolvendo seus estudos na educação superior.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-04
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/52924
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/52924
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/52924/34098
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 33, n. especial 3 (2017); p. 71-86
Educar em Revista; v. 33, n. especial 3 (2017); p. 71-86
Educar em Revista; v. 33, n. especial 3 (2017); p. 71-86
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711898242908160