A permanência de estudantes com deficiência nas universidades brasileiras / The permanence of students with deficiency in Brazilian universities
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/52924 |
Resumo: | O presente texto tem como objetivo analisar o Programa Incluir – Acessibilidade na Educação Superior como estratégia de permanência da pessoa com deficiência na educação superior. O Programa Incluir foi criado em 2005 e tem o “[...] objetivo de promover ações para eliminar barreiras físicas, pedagógicas e de comunicação, a fim de assegurar o acesso e a permanência de pessoas com deficiência nas instituições federais de educação superior (IFEs)” (BRASIL, 2013). A metodologia utilizada no texto foi análise documental e bibliográfica. Os dados analisados indicam que o Programa Incluir vem sendo uma das possibilidades para favorecer a permanência de estudantes, público-alvo da Educação Especial, desenvolvendo seus estudos na educação superior. |
id |
UFPR-4_692e4d0e488f4885c2001a470e7fd95c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/52924 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
A permanência de estudantes com deficiência nas universidades brasileiras / The permanence of students with deficiency in Brazilian universitiesEducaçãoEducaçãoO presente texto tem como objetivo analisar o Programa Incluir – Acessibilidade na Educação Superior como estratégia de permanência da pessoa com deficiência na educação superior. O Programa Incluir foi criado em 2005 e tem o “[...] objetivo de promover ações para eliminar barreiras físicas, pedagógicas e de comunicação, a fim de assegurar o acesso e a permanência de pessoas com deficiência nas instituições federais de educação superior (IFEs)” (BRASIL, 2013). A metodologia utilizada no texto foi análise documental e bibliográfica. Os dados analisados indicam que o Programa Incluir vem sendo uma das possibilidades para favorecer a permanência de estudantes, público-alvo da Educação Especial, desenvolvendo seus estudos na educação superior.UFPRMaciel, Carina ElisabethAnache, Alexandra Ayach2017-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/52924Educar em Revista; v. 33, n. especial 3 (2017); p. 71-86Educar em Revista; v. 33, n. especial 3 (2017); p. 71-86Educar em Revista; v. 33, n. especial 3 (2017); p. 71-861984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/52924/34098Direitos autorais 2017 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-02-13T00:53:04Zoai:revistas.ufpr.br:article/52924Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2018-02-13T00:53:04Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A permanência de estudantes com deficiência nas universidades brasileiras / The permanence of students with deficiency in Brazilian universities |
title |
A permanência de estudantes com deficiência nas universidades brasileiras / The permanence of students with deficiency in Brazilian universities |
spellingShingle |
A permanência de estudantes com deficiência nas universidades brasileiras / The permanence of students with deficiency in Brazilian universities Maciel, Carina Elisabeth Educação Educação |
title_short |
A permanência de estudantes com deficiência nas universidades brasileiras / The permanence of students with deficiency in Brazilian universities |
title_full |
A permanência de estudantes com deficiência nas universidades brasileiras / The permanence of students with deficiency in Brazilian universities |
title_fullStr |
A permanência de estudantes com deficiência nas universidades brasileiras / The permanence of students with deficiency in Brazilian universities |
title_full_unstemmed |
A permanência de estudantes com deficiência nas universidades brasileiras / The permanence of students with deficiency in Brazilian universities |
title_sort |
A permanência de estudantes com deficiência nas universidades brasileiras / The permanence of students with deficiency in Brazilian universities |
author |
Maciel, Carina Elisabeth |
author_facet |
Maciel, Carina Elisabeth Anache, Alexandra Ayach |
author_role |
author |
author2 |
Anache, Alexandra Ayach |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maciel, Carina Elisabeth Anache, Alexandra Ayach |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Educação |
topic |
Educação Educação |
description |
O presente texto tem como objetivo analisar o Programa Incluir – Acessibilidade na Educação Superior como estratégia de permanência da pessoa com deficiência na educação superior. O Programa Incluir foi criado em 2005 e tem o “[...] objetivo de promover ações para eliminar barreiras físicas, pedagógicas e de comunicação, a fim de assegurar o acesso e a permanência de pessoas com deficiência nas instituições federais de educação superior (IFEs)” (BRASIL, 2013). A metodologia utilizada no texto foi análise documental e bibliográfica. Os dados analisados indicam que o Programa Incluir vem sendo uma das possibilidades para favorecer a permanência de estudantes, público-alvo da Educação Especial, desenvolvendo seus estudos na educação superior. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-04 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/52924 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/52924 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/52924/34098 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 33, n. especial 3 (2017); p. 71-86 Educar em Revista; v. 33, n. especial 3 (2017); p. 71-86 Educar em Revista; v. 33, n. especial 3 (2017); p. 71-86 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711898242908160 |