Teatro na escola: considerações a partir de Vygotsky
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/17582 |
Resumo: | Este artigo fundamenta-se nas ideias de Vygotsky a respeito da importância da interação social e da arte no desenvolvimento humano: o que pressupõe, além da dimensão cognitiva, a afetividade. Discute a realização de atividades teatrais na escola como prática educativa motivadora da aprendizagem, da interação social e da expressão individual dos sujeitos. O teatro é uma modalidade artística que privilegia o uso da linguagem e promove o desenvolvimento da imaginação e do pensamento generalizante. Como atividade coletiva, o teatro promove uma forma especial de interação e cooperação entre os sujeitos. O teatro motiva os alunos à aprendizagem e lhes permite construir seu próprio conhecimento. Entende-se que é possível promover aprendizagem e desenvolvimento dos educandos por meio da atividade e linguagem teatral. Palavras-chave: Vygotsky; arte educação; teatro na escola; interação social; afetividade. |
id |
UFPR-4_6a1ba69c922b69e6c2577becdde6ae0d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/17582 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Teatro na escola: considerações a partir de VygotskyTheater play at school: reflections on Vygotsky Este artigo fundamenta-se nas ideias de Vygotsky a respeito da importância da interação social e da arte no desenvolvimento humano: o que pressupõe, além da dimensão cognitiva, a afetividade. Discute a realização de atividades teatrais na escola como prática educativa motivadora da aprendizagem, da interação social e da expressão individual dos sujeitos. O teatro é uma modalidade artística que privilegia o uso da linguagem e promove o desenvolvimento da imaginação e do pensamento generalizante. Como atividade coletiva, o teatro promove uma forma especial de interação e cooperação entre os sujeitos. O teatro motiva os alunos à aprendizagem e lhes permite construir seu próprio conhecimento. Entende-se que é possível promover aprendizagem e desenvolvimento dos educandos por meio da atividade e linguagem teatral. Palavras-chave: Vygotsky; arte educação; teatro na escola; interação social; afetividade. This paper is based on Vygotsky’s ideas about the importance of social interaction and art on human development: it is inferred that cognitive dimension and affectivity are involved. Discusses the performance of theatrical activities at school as an educational practice that motivates learning, social interaction and subject’s personal expression. The theater is an artistic form that privileges the use of language and promotes the development of imagination and generalizing thought. As a collective activity, the theater promotes a special form of interaction and cooperation between subjects. The theater motivates the students for learning and allows them to build their own knowledge. One understands that is possible to promote student’s learning and development through theatrical activity and language. Keywords: Vygotsky; art education; theater at school; social interaction; affectivity.UFPR2010-05-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/17582Educar em Revista; v. 26, n. 36 (2010); p. 77-93Educar em Revista; v. 26, n. 36 (2010); p. 77-93Educar em Revista; v. 26, n. 36 (2010); p. 77-931984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/17582/11520https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/17582/31038Oliveira, Maria Eunice deStoltz, Taniainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:00:18Zoai:revistas.ufpr.br:article/17582Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:00:18Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Teatro na escola: considerações a partir de Vygotsky Theater play at school: reflections on Vygotsky |
title |
Teatro na escola: considerações a partir de Vygotsky |
spellingShingle |
Teatro na escola: considerações a partir de Vygotsky Oliveira, Maria Eunice de |
title_short |
Teatro na escola: considerações a partir de Vygotsky |
title_full |
Teatro na escola: considerações a partir de Vygotsky |
title_fullStr |
Teatro na escola: considerações a partir de Vygotsky |
title_full_unstemmed |
Teatro na escola: considerações a partir de Vygotsky |
title_sort |
Teatro na escola: considerações a partir de Vygotsky |
author |
Oliveira, Maria Eunice de |
author_facet |
Oliveira, Maria Eunice de Stoltz, Tania |
author_role |
author |
author2 |
Stoltz, Tania |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Maria Eunice de Stoltz, Tania |
description |
Este artigo fundamenta-se nas ideias de Vygotsky a respeito da importância da interação social e da arte no desenvolvimento humano: o que pressupõe, além da dimensão cognitiva, a afetividade. Discute a realização de atividades teatrais na escola como prática educativa motivadora da aprendizagem, da interação social e da expressão individual dos sujeitos. O teatro é uma modalidade artística que privilegia o uso da linguagem e promove o desenvolvimento da imaginação e do pensamento generalizante. Como atividade coletiva, o teatro promove uma forma especial de interação e cooperação entre os sujeitos. O teatro motiva os alunos à aprendizagem e lhes permite construir seu próprio conhecimento. Entende-se que é possível promover aprendizagem e desenvolvimento dos educandos por meio da atividade e linguagem teatral. Palavras-chave: Vygotsky; arte educação; teatro na escola; interação social; afetividade. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-05-27 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/17582 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/17582 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/17582/11520 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/17582/31038 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 26, n. 36 (2010); p. 77-93 Educar em Revista; v. 26, n. 36 (2010); p. 77-93 Educar em Revista; v. 26, n. 36 (2010); p. 77-93 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711901991567360 |