Teatro na escola: considerações a partir de Vygotsky

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Maria Eunice de
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Stoltz, Tania
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/17582
Resumo: Este artigo fundamenta-se nas ideias de Vygotsky a respeito da importância da interação social e da arte no desenvolvimento humano: o que pressupõe, além da dimensão cognitiva, a afetividade. Discute a realização de ativi­dades teatrais na escola como prática educativa motivadora da aprendiza­gem, da interação social e da expressão individual dos sujeitos. O teatro é uma modalidade artística que privilegia o uso da linguagem e promove o desenvolvimento da imaginação e do pensamento generalizante. Como atividade coletiva, o teatro promove uma forma especial de interação e cooperação entre os sujeitos. O teatro motiva os alunos à aprendizagem e lhes permite construir seu próprio conhecimento. Entende-se que é possível promover aprendizagem e desenvolvimento dos educandos por meio da atividade e linguagem teatral. Palavras-chave: Vygotsky; arte educação; teatro na escola; interação social; afetividade.
id UFPR-4_6a1ba69c922b69e6c2577becdde6ae0d
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/17582
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Teatro na escola: considerações a partir de VygotskyTheater play at school: reflections on Vygotsky Este artigo fundamenta-se nas ideias de Vygotsky a respeito da importância da interação social e da arte no desenvolvimento humano: o que pressupõe, além da dimensão cognitiva, a afetividade. Discute a realização de ativi­dades teatrais na escola como prática educativa motivadora da aprendiza­gem, da interação social e da expressão individual dos sujeitos. O teatro é uma modalidade artística que privilegia o uso da linguagem e promove o desenvolvimento da imaginação e do pensamento generalizante. Como atividade coletiva, o teatro promove uma forma especial de interação e cooperação entre os sujeitos. O teatro motiva os alunos à aprendizagem e lhes permite construir seu próprio conhecimento. Entende-se que é possível promover aprendizagem e desenvolvimento dos educandos por meio da atividade e linguagem teatral. Palavras-chave: Vygotsky; arte educação; teatro na escola; interação social; afetividade. This paper is based on Vygotsky’s ideas about the importance of social interaction and art on human development: it is inferred that cognitive dimension and affectivity are involved. Discusses the performance of theat­rical activities at school as an educational practice that motivates learning, social interaction and subject’s personal expression. The theater is an artistic form that privileges the use of language and promotes the development of imagination and generalizing thought. As a collective activity, the theater promotes a special form of interaction and cooperation between subjects. The theater motivates the students for learning and allows them to build their own knowledge. One understands that is possible to promote student’s learning and development through theatrical activity and language. Keywords: Vygotsky; art education; theater at school; social interaction; affectivity.UFPR2010-05-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/17582Educar em Revista; v. 26, n. 36 (2010); p. 77-93Educar em Revista; v. 26, n. 36 (2010); p. 77-93Educar em Revista; v. 26, n. 36 (2010); p. 77-931984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/17582/11520https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/17582/31038Oliveira, Maria Eunice deStoltz, Taniainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:00:18Zoai:revistas.ufpr.br:article/17582Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:00:18Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Teatro na escola: considerações a partir de Vygotsky
Theater play at school: reflections on Vygotsky
title Teatro na escola: considerações a partir de Vygotsky
spellingShingle Teatro na escola: considerações a partir de Vygotsky
Oliveira, Maria Eunice de
title_short Teatro na escola: considerações a partir de Vygotsky
title_full Teatro na escola: considerações a partir de Vygotsky
title_fullStr Teatro na escola: considerações a partir de Vygotsky
title_full_unstemmed Teatro na escola: considerações a partir de Vygotsky
title_sort Teatro na escola: considerações a partir de Vygotsky
author Oliveira, Maria Eunice de
author_facet Oliveira, Maria Eunice de
Stoltz, Tania
author_role author
author2 Stoltz, Tania
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Maria Eunice de
Stoltz, Tania
description Este artigo fundamenta-se nas ideias de Vygotsky a respeito da importância da interação social e da arte no desenvolvimento humano: o que pressupõe, além da dimensão cognitiva, a afetividade. Discute a realização de ativi­dades teatrais na escola como prática educativa motivadora da aprendiza­gem, da interação social e da expressão individual dos sujeitos. O teatro é uma modalidade artística que privilegia o uso da linguagem e promove o desenvolvimento da imaginação e do pensamento generalizante. Como atividade coletiva, o teatro promove uma forma especial de interação e cooperação entre os sujeitos. O teatro motiva os alunos à aprendizagem e lhes permite construir seu próprio conhecimento. Entende-se que é possível promover aprendizagem e desenvolvimento dos educandos por meio da atividade e linguagem teatral. Palavras-chave: Vygotsky; arte educação; teatro na escola; interação social; afetividade.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-05-27
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/17582
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/17582
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/17582/11520
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/17582/31038
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 26, n. 36 (2010); p. 77-93
Educar em Revista; v. 26, n. 36 (2010); p. 77-93
Educar em Revista; v. 26, n. 36 (2010); p. 77-93
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711901991567360