Sexualidade e identidade no espaço escolar: notas de uma atividade em um curso de educação a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rosimeri Aquino da
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Soares, Rosângela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36545
Resumo: O artigo discute a construção das identidades docentes e discentes no âmbito escolar articulada às questões de gênero e sexualidade. Ele parte da análise de uma experiência de um curso de educação a distância – EaD em que, por meio de uma disciplina específica, buscou-se mapear cenas e ações que foram propostas na escola no sentido de se produzir um debate na área da diversidade. Compreende-se que as identidades constituídas por gêneros, por orientação sexual, por raça/etnia, por classe social, por geração, entre outros marcadores sociais, implicam em diferenças, em distinções vividas por vezes de forma harmônica, e vividas, não raras vezes, de forma conflitiva e/ou violenta. A instabilidade, a incerteza e a transitoriedade atribuídas ao jovem são aspectos que caracterizam também o nosso mundo contemporâneo. Essas novas condições juvenis geram tensões entre os sujeitos envolvidos nas instituições escolares (professoras/es, familiares, e entre as/os próprias/osalunos/as). A análise também permitiu verificar que nas situações de conflitualidade há uma tendência de um culpar o outro revelando: inabilidade dos/das professoras/es, famílias desestruturadas, alunos/as descomprometidos/as, entre outros. Argumenta-se que a temática relacionada à diversidade e especificamente à sexualidade e ao gênero compõe fortemente esse cenário de conflitos, apesar das discussões e avanços na compreensão desses temasexistentes na sociedade brasileira como um todo.
id UFPR-4_6a664e69a6d52d1177ac99655cca93ae
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/36545
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Sexualidade e identidade no espaço escolar: notas de uma atividade em um curso de educação a distânciaO artigo discute a construção das identidades docentes e discentes no âmbito escolar articulada às questões de gênero e sexualidade. Ele parte da análise de uma experiência de um curso de educação a distância – EaD em que, por meio de uma disciplina específica, buscou-se mapear cenas e ações que foram propostas na escola no sentido de se produzir um debate na área da diversidade. Compreende-se que as identidades constituídas por gêneros, por orientação sexual, por raça/etnia, por classe social, por geração, entre outros marcadores sociais, implicam em diferenças, em distinções vividas por vezes de forma harmônica, e vividas, não raras vezes, de forma conflitiva e/ou violenta. A instabilidade, a incerteza e a transitoriedade atribuídas ao jovem são aspectos que caracterizam também o nosso mundo contemporâneo. Essas novas condições juvenis geram tensões entre os sujeitos envolvidos nas instituições escolares (professoras/es, familiares, e entre as/os próprias/osalunos/as). A análise também permitiu verificar que nas situações de conflitualidade há uma tendência de um culpar o outro revelando: inabilidade dos/das professoras/es, famílias desestruturadas, alunos/as descomprometidos/as, entre outros. Argumenta-se que a temática relacionada à diversidade e especificamente à sexualidade e ao gênero compõe fortemente esse cenário de conflitos, apesar das discussões e avanços na compreensão desses temasexistentes na sociedade brasileira como um todo.UFPRSilva, Rosimeri Aquino daSoares, Rosângela2014-05-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36545Educar em Revista; v. 30, n. especial 1 (2014); p. 135-151Educar em Revista; v. 30, n. especial 1 (2014); p. 135-151Educar em Revista; v. 30, n. especial 1 (2014); p. 135-1511984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36545/22541https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36545/30660info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T20:09:54Zoai:revistas.ufpr.br:article/36545Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T20:09:54Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Sexualidade e identidade no espaço escolar: notas de uma atividade em um curso de educação a distância
title Sexualidade e identidade no espaço escolar: notas de uma atividade em um curso de educação a distância
spellingShingle Sexualidade e identidade no espaço escolar: notas de uma atividade em um curso de educação a distância
Silva, Rosimeri Aquino da
title_short Sexualidade e identidade no espaço escolar: notas de uma atividade em um curso de educação a distância
title_full Sexualidade e identidade no espaço escolar: notas de uma atividade em um curso de educação a distância
title_fullStr Sexualidade e identidade no espaço escolar: notas de uma atividade em um curso de educação a distância
title_full_unstemmed Sexualidade e identidade no espaço escolar: notas de uma atividade em um curso de educação a distância
title_sort Sexualidade e identidade no espaço escolar: notas de uma atividade em um curso de educação a distância
author Silva, Rosimeri Aquino da
author_facet Silva, Rosimeri Aquino da
Soares, Rosângela
author_role author
author2 Soares, Rosângela
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Rosimeri Aquino da
Soares, Rosângela
dc.subject.none.fl_str_mv


description O artigo discute a construção das identidades docentes e discentes no âmbito escolar articulada às questões de gênero e sexualidade. Ele parte da análise de uma experiência de um curso de educação a distância – EaD em que, por meio de uma disciplina específica, buscou-se mapear cenas e ações que foram propostas na escola no sentido de se produzir um debate na área da diversidade. Compreende-se que as identidades constituídas por gêneros, por orientação sexual, por raça/etnia, por classe social, por geração, entre outros marcadores sociais, implicam em diferenças, em distinções vividas por vezes de forma harmônica, e vividas, não raras vezes, de forma conflitiva e/ou violenta. A instabilidade, a incerteza e a transitoriedade atribuídas ao jovem são aspectos que caracterizam também o nosso mundo contemporâneo. Essas novas condições juvenis geram tensões entre os sujeitos envolvidos nas instituições escolares (professoras/es, familiares, e entre as/os próprias/osalunos/as). A análise também permitiu verificar que nas situações de conflitualidade há uma tendência de um culpar o outro revelando: inabilidade dos/das professoras/es, famílias desestruturadas, alunos/as descomprometidos/as, entre outros. Argumenta-se que a temática relacionada à diversidade e especificamente à sexualidade e ao gênero compõe fortemente esse cenário de conflitos, apesar das discussões e avanços na compreensão desses temasexistentes na sociedade brasileira como um todo.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-20
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36545
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36545
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36545/22541
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36545/30660
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 30, n. especial 1 (2014); p. 135-151
Educar em Revista; v. 30, n. especial 1 (2014); p. 135-151
Educar em Revista; v. 30, n. especial 1 (2014); p. 135-151
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711897518342144