Currículo: disputas pela estabilização de um conhecimento “necessário, válido e útil”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Bárbara Rocha
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Borges, Veronica
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/85938
Resumo: Este texto tem a pretensão de discutir o caráter multifacetado do currículo tendo em vista sua contribuição para o adensamento das discussões sobre os processos de escolarização, notadamente para a centralidade do conhecimento. Argumentamos que o currículo se fortalece na mesma medida em que há uma aderência entre conhecimento naturalizado e seu caráter “necessário, válido e útil”. Também defendemos que os avanços tecnológicos, as práticas sociais e as dinâmicas laborais, promoveram importantes mudanças nos conteúdos curriculares e na reconfiguração do ensino da leitura e da escrita a partir de discursos marcados por essencialismos. Para tal, estabelece-se uma particular relação entre a estrutura curricular e as demandas oriundas desse processo de industrialização. Assim, discutimos como diferentes concepções de currículo ganham centralidade no campo, como o tecnicismo; o progressivismo e o currículo com ênfase no conhecimento. Por fim, consideramos que essas teorizações circulam no campo curricular, como nas políticas curriculares relativas à alfabetização, fortalecendo sua aderência ao conhecimento, que, por sua vez, segue lido como necessário, válido e útil.
id UFPR-4_6e9c395346bc2c575054a96de6de65e2
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/85938
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Currículo: disputas pela estabilização de um conhecimento “necessário, válido e útil”Educação; Currículo; ConhecimentoCurrículo. Conhecimento. Alfabetização. Perspectiva Discursiva.7.08.05.00-8 - CurrículoEste texto tem a pretensão de discutir o caráter multifacetado do currículo tendo em vista sua contribuição para o adensamento das discussões sobre os processos de escolarização, notadamente para a centralidade do conhecimento. Argumentamos que o currículo se fortalece na mesma medida em que há uma aderência entre conhecimento naturalizado e seu caráter “necessário, válido e útil”. Também defendemos que os avanços tecnológicos, as práticas sociais e as dinâmicas laborais, promoveram importantes mudanças nos conteúdos curriculares e na reconfiguração do ensino da leitura e da escrita a partir de discursos marcados por essencialismos. Para tal, estabelece-se uma particular relação entre a estrutura curricular e as demandas oriundas desse processo de industrialização. Assim, discutimos como diferentes concepções de currículo ganham centralidade no campo, como o tecnicismo; o progressivismo e o currículo com ênfase no conhecimento. Por fim, consideramos que essas teorizações circulam no campo curricular, como nas políticas curriculares relativas à alfabetização, fortalecendo sua aderência ao conhecimento, que, por sua vez, segue lido como necessário, válido e útil.UFPRFundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJSouza, Bárbara RochaBorges, Veronica2023-05-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/85938Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e85938Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e85938Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e859381984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/85938/49010Direitos autorais 2023 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-12T13:13:34Zoai:revistas.ufpr.br:article/85938Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2023-12-12T13:13:34Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Currículo: disputas pela estabilização de um conhecimento “necessário, válido e útil”
title Currículo: disputas pela estabilização de um conhecimento “necessário, válido e útil”
spellingShingle Currículo: disputas pela estabilização de um conhecimento “necessário, válido e útil”
Souza, Bárbara Rocha
Educação; Currículo; Conhecimento
Currículo. Conhecimento. Alfabetização. Perspectiva Discursiva.
7.08.05.00-8 - Currículo
title_short Currículo: disputas pela estabilização de um conhecimento “necessário, válido e útil”
title_full Currículo: disputas pela estabilização de um conhecimento “necessário, válido e útil”
title_fullStr Currículo: disputas pela estabilização de um conhecimento “necessário, válido e útil”
title_full_unstemmed Currículo: disputas pela estabilização de um conhecimento “necessário, válido e útil”
title_sort Currículo: disputas pela estabilização de um conhecimento “necessário, válido e útil”
author Souza, Bárbara Rocha
author_facet Souza, Bárbara Rocha
Borges, Veronica
author_role author
author2 Borges, Veronica
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Bárbara Rocha
Borges, Veronica
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Currículo; Conhecimento
Currículo. Conhecimento. Alfabetização. Perspectiva Discursiva.
7.08.05.00-8 - Currículo
topic Educação; Currículo; Conhecimento
Currículo. Conhecimento. Alfabetização. Perspectiva Discursiva.
7.08.05.00-8 - Currículo
description Este texto tem a pretensão de discutir o caráter multifacetado do currículo tendo em vista sua contribuição para o adensamento das discussões sobre os processos de escolarização, notadamente para a centralidade do conhecimento. Argumentamos que o currículo se fortalece na mesma medida em que há uma aderência entre conhecimento naturalizado e seu caráter “necessário, válido e útil”. Também defendemos que os avanços tecnológicos, as práticas sociais e as dinâmicas laborais, promoveram importantes mudanças nos conteúdos curriculares e na reconfiguração do ensino da leitura e da escrita a partir de discursos marcados por essencialismos. Para tal, estabelece-se uma particular relação entre a estrutura curricular e as demandas oriundas desse processo de industrialização. Assim, discutimos como diferentes concepções de currículo ganham centralidade no campo, como o tecnicismo; o progressivismo e o currículo com ênfase no conhecimento. Por fim, consideramos que essas teorizações circulam no campo curricular, como nas políticas curriculares relativas à alfabetização, fortalecendo sua aderência ao conhecimento, que, por sua vez, segue lido como necessário, válido e útil.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-22
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/85938
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/85938
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/85938/49010
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e85938
Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e85938
Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e85938
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711900787802112