Currículo: disputas pela estabilização de um conhecimento “necessário, válido e útil”
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/85938 |
Resumo: | Este texto tem a pretensão de discutir o caráter multifacetado do currículo tendo em vista sua contribuição para o adensamento das discussões sobre os processos de escolarização, notadamente para a centralidade do conhecimento. Argumentamos que o currículo se fortalece na mesma medida em que há uma aderência entre conhecimento naturalizado e seu caráter “necessário, válido e útil”. Também defendemos que os avanços tecnológicos, as práticas sociais e as dinâmicas laborais, promoveram importantes mudanças nos conteúdos curriculares e na reconfiguração do ensino da leitura e da escrita a partir de discursos marcados por essencialismos. Para tal, estabelece-se uma particular relação entre a estrutura curricular e as demandas oriundas desse processo de industrialização. Assim, discutimos como diferentes concepções de currículo ganham centralidade no campo, como o tecnicismo; o progressivismo e o currículo com ênfase no conhecimento. Por fim, consideramos que essas teorizações circulam no campo curricular, como nas políticas curriculares relativas à alfabetização, fortalecendo sua aderência ao conhecimento, que, por sua vez, segue lido como necessário, válido e útil. |
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Currículo: disputas pela estabilização de um conhecimento “necessário, válido e útil”Educação; Currículo; ConhecimentoCurrículo. Conhecimento. Alfabetização. Perspectiva Discursiva.7.08.05.00-8 - CurrículoEste texto tem a pretensão de discutir o caráter multifacetado do currículo tendo em vista sua contribuição para o adensamento das discussões sobre os processos de escolarização, notadamente para a centralidade do conhecimento. Argumentamos que o currículo se fortalece na mesma medida em que há uma aderência entre conhecimento naturalizado e seu caráter “necessário, válido e útil”. Também defendemos que os avanços tecnológicos, as práticas sociais e as dinâmicas laborais, promoveram importantes mudanças nos conteúdos curriculares e na reconfiguração do ensino da leitura e da escrita a partir de discursos marcados por essencialismos. Para tal, estabelece-se uma particular relação entre a estrutura curricular e as demandas oriundas desse processo de industrialização. Assim, discutimos como diferentes concepções de currículo ganham centralidade no campo, como o tecnicismo; o progressivismo e o currículo com ênfase no conhecimento. Por fim, consideramos que essas teorizações circulam no campo curricular, como nas políticas curriculares relativas à alfabetização, fortalecendo sua aderência ao conhecimento, que, por sua vez, segue lido como necessário, válido e útil.UFPRFundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJSouza, Bárbara RochaBorges, Veronica2023-05-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/85938Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e85938Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e85938Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e859381984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/85938/49010Direitos autorais 2023 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-12T13:13:34Zoai:revistas.ufpr.br:article/85938Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2023-12-12T13:13:34Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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