Políticas de educação bilíngue para estudantes surdos: contribuições ao letramento acadêmico no ensino superior / Bilingual education policies for deaf students: contributions to academicliteracy in higher education
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/51048 |
Resumo: | O ingresso progressivo de estudantes surdos ao ensino superior, na última década, demandou mudanças institucionais importantes quanto ao direito à educação bilíngue, ou seja, oportunizar acesso e produção de conhecimento em língua brasileira de sinais e em língua portuguesa, na modalidade escrita. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo discutir o processo de educação bilíngue de estudantes surdos no ensino superior, apresentando ações desenvolvidas no âmbito da Universidade Federal do Paraná (UFPR), com destaque às contribuições trazidas ao processo de letramento acadêmico bilíngue nos cursos de graduação e pós-graduação. Entendemos que a centralidade atribuída à figura do tradutor intérprete de libras e ao atendimento educacional especializado na política nacional de educação inclusiva não responde às necessidades dos estudantes surdos adultos trabalhadores que chegam ao ensino superior, com dificuldades na leitura e escrita do português e experiências pouco significativas em língua de sinais. Como resultados positivos, apontamos as contribuições ao letramento acadêmico bilíngue de estudantes surdos, o desenvolvimento de metodologia específica para elaboração de materiais bilíngues, em diferentes gêneros textuais, a ampliação dos referenciais de atuação do tradutor intérprete no processo de inclusão. O processo inclusivo se constitui na interação dialógica entre pesquisadores e profissionais especializados, com centralidade ao protagonismo dos estudantes surdos, sujeitos da política educacional, no planejamento de ações e decisões que envolvem seu acesso e permanência na UFPR. |
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Políticas de educação bilíngue para estudantes surdos: contribuições ao letramento acadêmico no ensino superior / Bilingual education policies for deaf students: contributions to academicliteracy in higher educationEducaçãoEducação bilíngue para Surdos; Acesso e permanência no ensino superior; Letramento acadêmico bilíngue; Libras.EducaçãoO ingresso progressivo de estudantes surdos ao ensino superior, na última década, demandou mudanças institucionais importantes quanto ao direito à educação bilíngue, ou seja, oportunizar acesso e produção de conhecimento em língua brasileira de sinais e em língua portuguesa, na modalidade escrita. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo discutir o processo de educação bilíngue de estudantes surdos no ensino superior, apresentando ações desenvolvidas no âmbito da Universidade Federal do Paraná (UFPR), com destaque às contribuições trazidas ao processo de letramento acadêmico bilíngue nos cursos de graduação e pós-graduação. Entendemos que a centralidade atribuída à figura do tradutor intérprete de libras e ao atendimento educacional especializado na política nacional de educação inclusiva não responde às necessidades dos estudantes surdos adultos trabalhadores que chegam ao ensino superior, com dificuldades na leitura e escrita do português e experiências pouco significativas em língua de sinais. Como resultados positivos, apontamos as contribuições ao letramento acadêmico bilíngue de estudantes surdos, o desenvolvimento de metodologia específica para elaboração de materiais bilíngues, em diferentes gêneros textuais, a ampliação dos referenciais de atuação do tradutor intérprete no processo de inclusão. O processo inclusivo se constitui na interação dialógica entre pesquisadores e profissionais especializados, com centralidade ao protagonismo dos estudantes surdos, sujeitos da política educacional, no planejamento de ações e decisões que envolvem seu acesso e permanência na UFPR.UFPRFernandes, SueliMoreira, Laura Ceretta2017-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/51048Educar em Revista; v. 33, n. especial 3 (2017); p. 127-150Educar em Revista; v. 33, n. especial 3 (2017); p. 127-150Educar em Revista; v. 33, n. especial 3 (2017); p. 127-1501984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/51048/34101Direitos autorais 2017 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-02-13T00:54:28Zoai:revistas.ufpr.br:article/51048Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2018-02-13T00:54:28Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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