Um estudo sobre desempenho escolar e motivação de crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martinelli, Selma de Cássia
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/27122
Resumo: A motivação tem permeado as discussões dos profissionais da educação uma vez que à sua ausência tem sido atribuída uma queda de investimento pessoal do aluno na realização das tarefas de aprendizagem. Assim, o presente estudo teve por objetivo avaliar a motivação e o desempenho em leitura, escrita e aritmética de estudantes e investigar a relação entre as variáveis. Participaram da pesquisa 127 estudantes de uma escola pública do interior de São Paulo, de ambos os sexos, com idades entre 7 e 12 anos e que cursavam o 3º, 4º e 5º ano escolar. Foram utilizados dois instrumentos de avaliação; a Escala de Avaliação da Motivação Escolar (EAME-IJ) e o Teste de Desempenho Escolar (TDE). Os resultados revelaram relações entre o desempenho em escrita e a motivação intrínseca e extrínseca dos estudantes. O desempenho escolar geral também se correlacionou com a motivação intrínseca e a motivação extrínseca dos estudantes.
id UFPR-4_72d5c93fd91eb59c142f7e82b9b0fbb6
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/27122
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Um estudo sobre desempenho escolar e motivação de criançasEnsino-aprendizagemvariáveis educacionais, rendimento escolar, aprendizagem, ensino fundamental.Psicologia do Ensino e da AprendizagemA motivação tem permeado as discussões dos profissionais da educação uma vez que à sua ausência tem sido atribuída uma queda de investimento pessoal do aluno na realização das tarefas de aprendizagem. Assim, o presente estudo teve por objetivo avaliar a motivação e o desempenho em leitura, escrita e aritmética de estudantes e investigar a relação entre as variáveis. Participaram da pesquisa 127 estudantes de uma escola pública do interior de São Paulo, de ambos os sexos, com idades entre 7 e 12 anos e que cursavam o 3º, 4º e 5º ano escolar. Foram utilizados dois instrumentos de avaliação; a Escala de Avaliação da Motivação Escolar (EAME-IJ) e o Teste de Desempenho Escolar (TDE). Os resultados revelaram relações entre o desempenho em escrita e a motivação intrínseca e extrínseca dos estudantes. O desempenho escolar geral também se correlacionou com a motivação intrínseca e a motivação extrínseca dos estudantes.UFPRMartinelli, Selma de Cássia2014-05-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/27122Educar em Revista; v. 30, n. 53 (2014); p. 201-216Educar em Revista; v. 30, n. 53 (2014); p. 201-216Educar em Revista; v. 30, n. 53 (2014); p. 201-2161984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/27122/23135https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/27122/30643https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/27122/12274https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/27122/12315https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/27122/12316https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/27122/12317info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T20:09:28Zoai:revistas.ufpr.br:article/27122Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T20:09:28Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo sobre desempenho escolar e motivação de crianças
title Um estudo sobre desempenho escolar e motivação de crianças
spellingShingle Um estudo sobre desempenho escolar e motivação de crianças
Martinelli, Selma de Cássia
Ensino-aprendizagem
variáveis educacionais, rendimento escolar, aprendizagem, ensino fundamental.
Psicologia do Ensino e da Aprendizagem
title_short Um estudo sobre desempenho escolar e motivação de crianças
title_full Um estudo sobre desempenho escolar e motivação de crianças
title_fullStr Um estudo sobre desempenho escolar e motivação de crianças
title_full_unstemmed Um estudo sobre desempenho escolar e motivação de crianças
title_sort Um estudo sobre desempenho escolar e motivação de crianças
author Martinelli, Selma de Cássia
author_facet Martinelli, Selma de Cássia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Martinelli, Selma de Cássia
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino-aprendizagem
variáveis educacionais, rendimento escolar, aprendizagem, ensino fundamental.
Psicologia do Ensino e da Aprendizagem
topic Ensino-aprendizagem
variáveis educacionais, rendimento escolar, aprendizagem, ensino fundamental.
Psicologia do Ensino e da Aprendizagem
description A motivação tem permeado as discussões dos profissionais da educação uma vez que à sua ausência tem sido atribuída uma queda de investimento pessoal do aluno na realização das tarefas de aprendizagem. Assim, o presente estudo teve por objetivo avaliar a motivação e o desempenho em leitura, escrita e aritmética de estudantes e investigar a relação entre as variáveis. Participaram da pesquisa 127 estudantes de uma escola pública do interior de São Paulo, de ambos os sexos, com idades entre 7 e 12 anos e que cursavam o 3º, 4º e 5º ano escolar. Foram utilizados dois instrumentos de avaliação; a Escala de Avaliação da Motivação Escolar (EAME-IJ) e o Teste de Desempenho Escolar (TDE). Os resultados revelaram relações entre o desempenho em escrita e a motivação intrínseca e extrínseca dos estudantes. O desempenho escolar geral também se correlacionou com a motivação intrínseca e a motivação extrínseca dos estudantes.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-06
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/27122
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/27122
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/27122/23135
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/27122/30643
https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/27122/12274
https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/27122/12315
https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/27122/12316
https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/27122/12317
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 30, n. 53 (2014); p. 201-216
Educar em Revista; v. 30, n. 53 (2014); p. 201-216
Educar em Revista; v. 30, n. 53 (2014); p. 201-216
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711902072307712