Desempenho escolar e suas relações com a auto-eficacia e a motivação em escolares do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sassi, Adriana De Grecci
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609852
Resumo: Orientador: Selma de Cassia Martinelli
id UNICAMP-30_911d5c115b7f255721c7c09d8c0660d5
oai_identifier_str oai::448919
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Desempenho escolar e suas relações com a auto-eficacia e a motivação em escolares do ensino fundamentalSchool performance and their relationship with self-efficacy and motivationVariaveis educacionaisAprendizagemInsucessoRendimento escolarCogniçãoEducational variablesLearningFailureSucess SchoolCognitionOrientador: Selma de Cassia MartinelliDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O presente estudo teve como objetivo investigar as relações existentes entre desempenho escolar e as variáveis psicológicas autoeficácia e motivação. Participaram da pesquisa 141 alunos, de ambos os sexos, na faixa etária entre 8 e 11 anos, alunos da 2a a 4a série do ensino fundamental, da rede pública de um município no interior de São Paulo. Para a obtenção dos dados foram utilizados o Teste de Desempenho Escolar (TDE), Escala de Autoeficácia e Escala de Motivação para alunos do ensino fundamental. A aplicação dos instrumentos foi realizada em pequenos grupos, com dez alunos cada, em três encontros para cada grupo Os dois primeiro encontro tiveram duração aproximada de 60 minutos cada, o terceiro teve duração aproximada de 10 minutos para cada participante Os resultados revelam uma correlação significativa e negativa entre o desempenho em leitura, escrita, aritmética e no TDE geral e a motivação extrínseca e a motivação total. Também foi encontrada uma correlação significativa e negativa entre o desempenho em escrita, aritmética e no TDE geral e a motivação intrínseca. Não houve correlação significativa entre autoeficácia e desempenho em leitura, escrita e aritmética. Quanto à relação entre a motivação intrínseca e a autoeficácia para o desempenho para o estudo e a autoeficácia geral os dados evidenciam que houve correlação significativa e positiva entre as variáveis. Os resultados demonstram uma relação significativa e negativa entre a motivação extrínseca e a autoeficácia para o estudo. Com relação à associação entre a motivação total, autoeficácia para o estudo, autoeficácia para o desempenho e autoeficácia geral, os resultados evidenciam que não houve correlações significativas. Os resultados mostraram que, quanto ao desempenho em leitura, aritmética e no TDE geral, os grupos se diferenciaram em relação à motivação extrínseca e à motivação total. Com relação ao desempenho em escrita, os grupos se diferenciaram em relação à motivação intrínseca, motivação extrínseca e à motivação total.Abstract: The aim of this study is to investigate existent relationships between schoolchildren performance and the psychological variables self-efficacy and motivation. The research included 141 schoolchildren ranging from 8 to 11 years old in second, third, and fourth grade primary school in a town in the state of São Paulo. Data for this study were obtained from the School Performance Test (Teste de Desempenho Escolar, TDE), the Self-Efficacy Scale, and the Motivation Scale for students at primary school. The application of instruments was performed in small groups of 10 students each, during three meetings for each group. The two first meetings lasted for approximately 60 minutes, and the third took approximately 10 minutes for each participant. The results show a significant negative correlation between performances in reading, writing, arithmetic and general TDE, and extrinsic motivation and total motivation.The results also show a significant negative correlation between performances in writing, arithmetic and general TDE, and intrinsic motivation. There was no significant correlation between self-efficacy and performances in reading, writing, and arithmetic. As for the relationship between intrinsic motivation and self-efficacy in learning performance and general self-efficacy, data reveal a significant positive correlation between the variables. Results show a significant negative relation between extrinsic motivation and self-efficacy in studying. In regards to linking total motivation, self-efficacy in studying, self-efficacy in performance and general self-efficacy, results show that there were no significant correlations. Results show that, considering performances in reading, arithmetic and general TDE, the groups differed in regards to extrinsic motivation and total motivation. In terms of performance in writing, the groups differed in regards to intrinsic motivation, extrinsic motivation, and total motivation.MestradoPsicologia, Desenvolvimento Humano e EducaçãoMestre em Educação[s.n.]Martinelli, Selma de Cássia, 1964-Fagundes, Ana Paula Porto NoronhaBoruchovitch, EvelyCunha, ClaudiaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSassi, Adriana De Grecci2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf80 f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609852SASSI, Adriana De Grecci. Desempenho escolar e suas relações com a auto-eficacia e a motivação em escolares do ensino fundamental. 2009. 80 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609852. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/448919porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:35:27Zoai::448919Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:35:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Desempenho escolar e suas relações com a auto-eficacia e a motivação em escolares do ensino fundamental
School performance and their relationship with self-efficacy and motivation
title Desempenho escolar e suas relações com a auto-eficacia e a motivação em escolares do ensino fundamental
spellingShingle Desempenho escolar e suas relações com a auto-eficacia e a motivação em escolares do ensino fundamental
Sassi, Adriana De Grecci
Variaveis educacionais
Aprendizagem
Insucesso
Rendimento escolar
Cognição
Educational variables
Learning
Failure
Sucess School
Cognition
title_short Desempenho escolar e suas relações com a auto-eficacia e a motivação em escolares do ensino fundamental
title_full Desempenho escolar e suas relações com a auto-eficacia e a motivação em escolares do ensino fundamental
title_fullStr Desempenho escolar e suas relações com a auto-eficacia e a motivação em escolares do ensino fundamental
title_full_unstemmed Desempenho escolar e suas relações com a auto-eficacia e a motivação em escolares do ensino fundamental
title_sort Desempenho escolar e suas relações com a auto-eficacia e a motivação em escolares do ensino fundamental
author Sassi, Adriana De Grecci
author_facet Sassi, Adriana De Grecci
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martinelli, Selma de Cássia, 1964-
Fagundes, Ana Paula Porto Noronha
Boruchovitch, Evely
Cunha, Claudia
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Sassi, Adriana De Grecci
dc.subject.por.fl_str_mv Variaveis educacionais
Aprendizagem
Insucesso
Rendimento escolar
Cognição
Educational variables
Learning
Failure
Sucess School
Cognition
topic Variaveis educacionais
Aprendizagem
Insucesso
Rendimento escolar
Cognição
Educational variables
Learning
Failure
Sucess School
Cognition
description Orientador: Selma de Cassia Martinelli
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609852
SASSI, Adriana De Grecci. Desempenho escolar e suas relações com a auto-eficacia e a motivação em escolares do ensino fundamental. 2009. 80 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609852. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609852
identifier_str_mv SASSI, Adriana De Grecci. Desempenho escolar e suas relações com a auto-eficacia e a motivação em escolares do ensino fundamental. 2009. 80 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609852. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/448919
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
80 f. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189010332975104