Um estudo sobre desempenho escolar e motivação de crianças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/27122 |
Resumo: | A motivação tem permeado as discussões dos profissionais da educação uma vez que à sua ausência tem sido atribuída uma queda de investimento pessoal do aluno na realização das tarefas de aprendizagem. Assim, o presente estudo teve por objetivo avaliar a motivação e o desempenho em leitura, escrita e aritmética de estudantes e investigar a relação entre as variáveis. Participaram da pesquisa 127 estudantes de uma escola pública do interior de São Paulo, de ambos os sexos, com idades entre 7 e 12 anos e que cursavam o 3º, 4º e 5º ano escolar. Foram utilizados dois instrumentos de avaliação; a Escala de Avaliação da Motivação Escolar (EAME-IJ) e o Teste de Desempenho Escolar (TDE). Os resultados revelaram relações entre o desempenho em escrita e a motivação intrínseca e extrínseca dos estudantes. O desempenho escolar geral também se correlacionou com a motivação intrínseca e a motivação extrínseca dos estudantes. |
id |
UFPR-4_72d5c93fd91eb59c142f7e82b9b0fbb6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/27122 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Um estudo sobre desempenho escolar e motivação de criançasEnsino-aprendizagemvariáveis educacionais, rendimento escolar, aprendizagem, ensino fundamental.Psicologia do Ensino e da AprendizagemA motivação tem permeado as discussões dos profissionais da educação uma vez que à sua ausência tem sido atribuída uma queda de investimento pessoal do aluno na realização das tarefas de aprendizagem. Assim, o presente estudo teve por objetivo avaliar a motivação e o desempenho em leitura, escrita e aritmética de estudantes e investigar a relação entre as variáveis. Participaram da pesquisa 127 estudantes de uma escola pública do interior de São Paulo, de ambos os sexos, com idades entre 7 e 12 anos e que cursavam o 3º, 4º e 5º ano escolar. Foram utilizados dois instrumentos de avaliação; a Escala de Avaliação da Motivação Escolar (EAME-IJ) e o Teste de Desempenho Escolar (TDE). Os resultados revelaram relações entre o desempenho em escrita e a motivação intrínseca e extrínseca dos estudantes. O desempenho escolar geral também se correlacionou com a motivação intrínseca e a motivação extrínseca dos estudantes.UFPRMartinelli, Selma de Cássia2014-05-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/27122Educar em Revista; v. 30, n. 53 (2014); p. 201-216Educar em Revista; v. 30, n. 53 (2014); p. 201-216Educar em Revista; v. 30, n. 53 (2014); p. 201-2161984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/27122/23135https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/27122/30643https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/27122/12274https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/27122/12315https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/27122/12316https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/27122/12317info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T20:09:28Zoai:revistas.ufpr.br:article/27122Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T20:09:28Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um estudo sobre desempenho escolar e motivação de crianças |
title |
Um estudo sobre desempenho escolar e motivação de crianças |
spellingShingle |
Um estudo sobre desempenho escolar e motivação de crianças Martinelli, Selma de Cássia Ensino-aprendizagem variáveis educacionais, rendimento escolar, aprendizagem, ensino fundamental. Psicologia do Ensino e da Aprendizagem |
title_short |
Um estudo sobre desempenho escolar e motivação de crianças |
title_full |
Um estudo sobre desempenho escolar e motivação de crianças |
title_fullStr |
Um estudo sobre desempenho escolar e motivação de crianças |
title_full_unstemmed |
Um estudo sobre desempenho escolar e motivação de crianças |
title_sort |
Um estudo sobre desempenho escolar e motivação de crianças |
author |
Martinelli, Selma de Cássia |
author_facet |
Martinelli, Selma de Cássia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martinelli, Selma de Cássia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino-aprendizagem variáveis educacionais, rendimento escolar, aprendizagem, ensino fundamental. Psicologia do Ensino e da Aprendizagem |
topic |
Ensino-aprendizagem variáveis educacionais, rendimento escolar, aprendizagem, ensino fundamental. Psicologia do Ensino e da Aprendizagem |
description |
A motivação tem permeado as discussões dos profissionais da educação uma vez que à sua ausência tem sido atribuída uma queda de investimento pessoal do aluno na realização das tarefas de aprendizagem. Assim, o presente estudo teve por objetivo avaliar a motivação e o desempenho em leitura, escrita e aritmética de estudantes e investigar a relação entre as variáveis. Participaram da pesquisa 127 estudantes de uma escola pública do interior de São Paulo, de ambos os sexos, com idades entre 7 e 12 anos e que cursavam o 3º, 4º e 5º ano escolar. Foram utilizados dois instrumentos de avaliação; a Escala de Avaliação da Motivação Escolar (EAME-IJ) e o Teste de Desempenho Escolar (TDE). Os resultados revelaram relações entre o desempenho em escrita e a motivação intrínseca e extrínseca dos estudantes. O desempenho escolar geral também se correlacionou com a motivação intrínseca e a motivação extrínseca dos estudantes. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-05-06 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/27122 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/27122 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/27122/23135 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/27122/30643 https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/27122/12274 https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/27122/12315 https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/27122/12316 https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/27122/12317 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 30, n. 53 (2014); p. 201-216 Educar em Revista; v. 30, n. 53 (2014); p. 201-216 Educar em Revista; v. 30, n. 53 (2014); p. 201-216 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711902072307712 |