O imigrante como parte integrante dos dispositivos legais do ensino da Província do Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Maria Cecília Marins de
Data de Publicação: 1994
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36034
Resumo: No Brasil, os diversos problemas que envolvem o ensino, não são inerentes aos dias modernos. A falta de recursos financeiros, materiais e humanos, bem como, a permanente preocupação com os currículos para os diferentes graus de ensino, são questões levantadas que remontam ao passado e, ainda, estão presentes na atualidade. Estas dificuldades se alternam nos períodos históricos, ganhando maior ou menor relevância, conforme o tratamento que foi sendo dispensado pelas sucessivas administrações públicas. Em dias atuais, chama-se a atenção na área da educação para a qualidade de ensino, não se descuidando de outros aspectos, importantes para o bom andamento da educação. No passado, os problemas apontados voltavam-se, fundamentalmente, para as mesmas questões, sobressaindo-se certos aspectos que caracterizavam a problemática educacional da época. Essas dificuldades que estavam presentes, em toda a esfera educacional brasileira, foram também enfrentadas pelo Governo do Paraná, na época de sua emancipação política.
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